Blog

Carne Vegetal?
| Notícias

Carne Vegetal?

No Brasil e no mundo milhões de pessoas já seguem dietas sem carne, seja pela necessidade de reduzir o consumo de alimentos de origem animal ou por adotar uma filosofia vegetariana ou vegana. Em todos os casos, a carne vegetal vem ganhando cada vez mais atenção por oferecer sabor, aroma, textura e aparência semelhantes ao de carne vermelha.

Mas afinal, o que faz a carne vegetal fazer tanto sucesso? Para responder essa e mais algumas perguntas, a Skymsen trouxe tudo o que você precisa saber para entender essa nova tendência do mercado. Confere só!

Afinal, o que é a carne vegetal?

Como o nome já diz, é um produto 100% vegetal feito com diversos tipos de plantas e proteínas. Entre as receitas mais populares, estão as que utilizam leguminosas, como ervilha, soja e grão-de-bico, o que torna a carne vegetariana rica em vitaminas e fibras, podendo chegar à mesma quantidade de proteínas que as carnes de origem animal.

Como é o seu processo de produção?

Durante o processo de produção, existem alguns segredinhos que ajudam a trazer o aspecto da carne vermelha para a carne vegetal. A beterraba, por exemplo, pode ser utilizada para dar cor ao produto, além de condimentos e outras substâncias orgânicas. O resultado é um produto nutritivo e com baixos índices de colesterol ruim.

processo da carne vegetariana

Quais os benefícios no consumo deste produto?

Para quem já é, ou para quem deseja se tornar vegetariano ou vegano, a carne vegetal abre um leque de possibilidades substituindo a carne vermelha, uma mudança sentida principalmente no início de uma vida sem o consumo de produtos de origem animal.

O principal benefício é ter um alimento tão rico quanto a carne convencional, mas que segue a sua filosofia. A opção por esse produto também é uma forma de contribuir para a redução dos impactos ambientais provocados pelo setor agropecuário.

Comer carne vegetal é saudável?

O consumo da carne vegetal é saudável porque não tem tantas gorduras saturadas como a carne convencional. Além disso, possui menos aditivos químicos e pode ser o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável e consciente. É importante salientar, porém, que os alimentos veganos ou vegetarianos devem ter os mesmos cuidados no que diz respeito aos processos de conservação de alimentos, podendo ser aplicados os mesmos processos para a higienização e esterilização visando a segurança alimentar.

Quais são os tipos de carne vegetal?

carne vegetariana almondega

Assim como as carnes que estamos mais habituados, a carne vegetal pode ser utilizada em várias receitas. Em uma visita rápida a uma rede de supermercados, você poderá encontrará uma seção vegetariana com hambúrguer gourmet, carne moída, salsicha, quibes, almôndegas e muito mais. Se não encontrar o que procura em um supermercado, você com certeza encontrará esses itens em uma loja especializada em produtos veganos.

Por que essa tendência vem ganhando destaque?

Essa tendência vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, acompanhando o crescimento de movimentos associados ao vegetarianismo e o veganismo. Segundo o Ibope, em 2020, cerca de 30 milhões de brasileiros se declararam vegetarianos. Isso explica o aumento de linhas de produtos de origem vegetal de grandes marcas. Com mais pessoas dispostas a provar e mais empresas dispostas a produzir, o mercado aponta a carne vegetal como uma importante tendência para os próximos anos.

Como aproveitar essa tendência em seu estabelecimento?

Muitos desses movimentos em prol da não utilização de animais na produção de alimentos e outros produtos, vêm da valorização que o consumidor tem atribuído a marcas que se responsabilizam com equilíbrio do meio ambiente. Só em 2020 o volume de buscas por veganismo no Google disparou 47% em relação ao ano anterior, com muitas pessoas decidindo experimentar este estilo de vida durante os períodos de isolamento social.

Algumas ideias de negócios podem oferecer uma grande oportunidade de atender e lucrar com este mercado, como a tendência grab & go e dark kitchen. Inserir em seu cardápio opções com esse tipo de alimento, também é uma boa oportunidade de atrair novos clientes e ser mais inclusivo já que permitira que todos possam se alimentar independente das preferências.

Agora que você sabe as vantagens e benefícios da carne vegetal, acesse a loja Skymsen e encontre os melhores equipamentos para equipar sua cozinha e aproveitar da melhor forma essa tendência. Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...