Blog

COVID-19: Cuidados essenciais para sua cozinha industrial.
| Notícias

COVID-19: Cuidados essenciais para sua cozinha industrial.

Desde a declaração de pandemia da COVID-19, transmitida pelo novo coronavírus, todos tem buscado novas formas de tentar se adaptar a rotina. Muitas empresas aderiram ao home office e a orientação é evitar ao máximo sair de casa.

O ramo de alimentação fora do lar foi um dos que mais sofreu devido a pandemia e aos inúmeros decretos que proíbem ou limitam o funcionamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos, fazendo com que muitos sejam obrigados a trabalhar apenas na modalidade delivery.

Para atender com segurança todos os seus clientes, alguns cuidados devem ser tomado na higienização das cozinhas comerciais. Confira abaixo algumas dicas:

 

Embalagens:

É necessário ficar atento as embalagens dos insumos. Elas acabam passando por diversas pessoas e lugares, por isso devem ser higienizadas antes de serem guardadas ou até mesmo antes de abri-las, para evitar assim qualquer tipo de contaminação.

Recomenda-se limpar toda a embalagem quando possível com água e sabão, ou utilizar um pano molhado com água sanitária quando não for possível lavar a embalagem.

As embalagens que irão ser levadas ao freezer, também merecem atenção, pois o vírus pode se manter estável mesmo em baixas temperaturas. Por isso sempre antes e levar ao freezer e ao retirar, é recomendado a higienização da embalagem.

Fique atento sempre ao local em que for apoiar as embalagens, evite lugares que tenham contato com os alimentos.

 

Embalagens para delivery:

Ao preparar o alimento para delivery, certifique que as embalagens que serão utilizadas sejam manipuladas com extremo cuidado. Utilizar corretamente os APIs, como mascara e luva, para evitar qualquer tipo de contagio.

As embalagens de papel, plástico ou isopor que irão receber o alimento, devem estar acondicionada em embalagens fechadas.

Mantenha os alimentos embalados quentes, sempre acima de 60°, para evitar a contaminação.

Higienize também a mochila térmica para delivery, com álcool 70% a cada entrega. É importante também instruir ao entregador, para que higienize sempre as mão antes de entrar em contato com o produto.

higienização da cozinha comercial

Frutas e verduras:

Alimentos que serão consumidos crus, devem ter atenção redobrada na hora da higienização. Utilize hipoclorito ou água sanitária (1 colher de sopa para cada litro de água) para desinfetar corretamente, deixando eles na solução por cerca de 15 minutos, enxaguando com água corrente após esse período. Acomode os alimentos limpos, em local higienizado e coberto, evitando contato com alimentos ainda não higienizados. Mesmo alimentos que serão descascados devem passar por esse processo antes do descasque para evitar qualquer possível contaminação.

Vale lembrar que o vinagre não possui efeito sanitizante, por isso não deve ser utilizado na higiene dos alimentos.

higienização das cozinhas comerciais

Cocção dos alimentos:

Para manusear os alimentos, é necessário que seja feita de forma constante, a higienização das mãos, assim como não permitir que o alimento entre em contato com qualquer superfície que não tenha sido higienizada corretamente

Cozinhar, assim como fritar e assar, quando feito corretamente, eliminam uma eventual presença do vírus, por isso é importante que seja feita a cocção completa dos alimentos. No entanto, é preciso evitar uma nova contaminação após o cozimento, acomodando sempre o alimento finalizado em local higienizado e coberto. Atenção aos utensílios usados nesse processo, não manipule o alimento cozido com os utensílios que foram utilizados no alimento ainda cru.

limpeza na cozinha comercial

Limpeza da cozinha:

As cozinhas comercias já estão acostumadas a seguirem medidas de higiene e segurança, porém nesse período crítico, torna-se imprescindível que esse cuidados sejam redobrados afim de evitar possíveis contaminações.

Os pisos e paredes, devem ser higienizados com água sanitária diluída em água, assim como bancadas e pias, que devem ser limpas com maior frequência e atenção para que todo local esteja corretamente limpo.  Geladeiras, freezers, fornos, coifas e fogões e demais eletrodomésticos também precisam ser higienizados com maior regularidade nesse período.

Sempre bom reforçar a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha e utilização adequado de APIs. Tenha sempre disponível água, sabão, papel-toalha e álcool gel 70% para higiene das mãos.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...