Blog

6 dicas de como montar uma sorveteria de sucesso!
| Curiosidades

6 dicas de como montar uma sorveteria de sucesso!

Sorvete vai bem no verão, no inverno, no ano todo. Se você está pensando em montar uma sorveteria, tem uma série de coisas a se saber antes de colocar a mão na massa.

Segundo o SEBRAE, no Brasil há, atualmente, cerca de 8 mil empresas dedicadas à produção e comercialização de sorvetes, das quais 30% estão em São Paulo. Então, como se diferenciar? Para te ajudar nessa empreitada, vamos dar 6 dicas para abrir a sua.


Quais os produtos para montar uma sorveteria?

Neste ramo de mercado, existem vários modelos de negócio. Pode-se ter uma loja de revenda de sorvete fornecido por terceiros, como picolés, paletas, gelatos; a instalação de máquinas de sorvete expresso, por exemplo; tem algumas sorveterias que estão investindo em fazer sorvete artesanal e preparar suas próprias casquinhas. 

Outras compram a massa de fornecedores e customizam sobremesas, como clássicos milk-shake, colegial, sundae; e também tem as por peso, em que o consumidor monta do seu jeito.

Mas e o cardápio?

Decidido o tipo de sorvete que vai comercializar, você pode colocar outros produtos que vão trazer lucro para você e conveniência aos consumidores, como bebidas (água, refrigerante, suco, café), açaí, vitaminas, salgados.

Pode oferecer uma linha de milk-shakes, com toppings premium como creme de avelã, crocante etc., a partir dos sabores de sorvetes do cardápio. Para prepará-los, a Skymsen oferece dois batedores com copo de inox. O Batedor de Milk Shake com 1 Haste e o de Batedor de Milk Shake com 3 Hastes , que permite que se faça até três milk-shakes ao mesmo tempo.

Na hora de montar o cardápio também é importante contar com um nutricionista, pois deve haver transparência nas informações nutricionais, nos ingredientes de cada produto oferecido com especial atenção aos dizeres legais e especificações para alérgenos, como estipula a Anvisa.

Como escolher a sua localização para sua sorverteria?

A escolha do local exige pesquisa de mercado, considerando desde clima do local até a mobilidade proporcionada à população. Tem que ser um local de fácil acesso e com grande fluxo de pessoas, de preferência de baixa concorrência, que tenha proximidade de áreas comerciais/escritórios, escolas, faculdades.

Mas também é importante entender qual o modelo de negócio e o tamanho do imóvel para montar uma sorveteria que precisa. Vale estudar a relação entre o potencial de faturamento no local e o custo de instalação e manutenção do negócio.

Como escolher o público-alvo?

Cada tipo de produto pode atrair um público diferente. Vale pensar em um sorvete funcional, FIT com whey protein caso esteja ao lado de uma academia. Ou sem glúten, lactose, açúcar ou vegano para os que têm restrições alimentares.

Como fazer a divulgação da sua sorveteria?

Existem dois tipos de divulgação que devem ser pensados: a de dentro da loja, para comunicar produtos, lançamentos e ofertas, com displays, totens, cardápios, adesivos de parceiros que atestam qualidade, como TripAdvisor, por exemplo; como a divulgação para fora da loja. Hoje, um dos meios mais usados e que supera a construção de sites para divulgar negócios são as redes sociais.

Claro que produtos bonitos e bem apresentados, assim como pensar em uma decoração bonita faz com que a pessoa veja seu negócio e produto como algo instagramável, mas vale pensar em um plano de comunicação digital, com SEO, motores de busca, posts patrocinados e ter belas fotos, com uma linguagem divertida e convidativa.

Qual o investimento para montar uma sorveteria?

É estimado pelo SEBRAE que para montar uma sorveteria, em um imóvel de cerca de 40 m², seja necessário investir inicialmente algo em torno de R$ 60 a R$ 65 mil. Vale lembrar que é necessário ter capital de giro para manter o negócio saudável.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Restaurantes adotam às tendências de alimentação saudável
| Curiosidades

Restaurantes adotam às tendências de alimentação saudável

O consumo de alimentos benéficos à saúde deixou de ser uma escolha de nicho e se tornou um movimento consolidado. A demanda por um...

Ponto de fumaça: Qual a temperatura ideal do óleo para fritura
| Curiosidades

Ponto de fumaça: Qual a temperatura ideal do óleo para fritura

Em uma cozinha profissional, garantir a qualidade de cada prato começa pelo domínio de detalhes técnicos que, muitas vezes, acabam...