Blog
O que é guarnição, quais os tipos e a importância dela na gastronomia?
Uma boa comida é uma experiência. E essa experiência é uma mistura dos olhos com o paladar. Por isso, sempre que você atualizar o cardápio, além de pensar com carinho no prato principal, outros elementos à mesa devem ser planejados para realçar os sabores. Um desses elementos é uma palavrinha até familiar, mas que muita gente pode confundir. Então, afinal, o que é guarnição? Neste texto vamos descobrir e aprender como usar as melhores combinações para seu restaurante.
Apesar de respostas que variam, podemos dizer que a guarnição é o alimento preparado especialmente para acompanhar o prato principal, com a função de equilibrar sabores, criar um contraste no paladar e também incrementar visualmente a montagem do prato.
Porém, é importante não confundir guarnição com acompanhamento. A guarnição se relaciona diretamente com o prato principal, muitas vezes sendo servida em conjunto e pensada especialmente para combinar com os sabores e texturas. Normalmente, a quantidade da guarnição também é pensada especificamente para a montagem de um prato. Por outro lado, o acompanhamento é mais variado, pode ser servido pelo próprio cliente, que pode escolher entre as opções, e vem em recipientes independentes.
Como planejar a guarnição adequada
Agora que você já entendeu o que é guarnição, é importante saber mais sobre o principal objetivo da guarnição: a harmonização. Para isso, há algumas dicas que vão te ajudar a planejar e usar as melhores opções. Primeiro, em relação à montagem do prato. Reserve cerca de 1/3 do prato como espaço livre para melhorar a apresentação.
Outro passo fundamental é pensar a característica do prato principal em relação ao sabor e à textura. Por exemplo, para um peixe grelhado, como um salmão, um creme muito líquido ou temperos fortes não vão combinar. O melhor é escolher guarnição como legumes e vegetais cozidos, que mantêm a leveza, trazem cores e fazem o acompanhamento do prato realçando o seu sabor.
Para carnes mais gordurosas, a guarnição ajuda no paladar e na digestão, portanto, um creme com uma maior acidez pode ser a escolha ideal. Já para proteínas mais leves, acompanhamentos mais líquidos, de sabor suave, são ótimos.
Outra dica importante é não misturar cores e texturas. Por exemplo, se o prato é um frango grelhado, legumes mais claros não vão criar um visual interessante e nem dar água na boca. Em relação à textura, não reforce o efeito. Se o prato principal é crocante e mais seco, equilibre com algo macio e mais pastoso para acompanhar.
Tipos de guarnição
Os principais tipos de guarnição são legumes, hortaliças, verduras, molhos e farofas. Algumas receitas são clássicas e devem estar na sua lista, como guarnição à francesa, que leva ervilha, presunto, entre outros ingredientes. A batata é um ingrediente que rende diversas guarnições, como suflês, purês e até mesmo assadas com especiarias.
Vegetais em suas formas mais tradicionais harmonizam bem com proteínas variadas, mas em receitas mais elaboradas, como um Ratatouille, ficam uma delícia e acrescentam visualmente ao prato. Experimente também caponatas ou então um tomate recheado. Vale lembrar que saladas também contam com guarnições, como molhos, frutas ou a crocância dos croutons, que fazem um excelente acompanhamento.
Você pode conversar com seu chef para escolher as melhores combinações agora que você já sabe o que é guarnição. Com certeza ele sabe sobre as tendências de alimentos e harmonizações sofisticadas. Mas pra que ele seja criativo e crie com qualidade, a cozinha precisa estar preparada com os equipamentos para bares e restaurantes adequados.
Para investir com segurança e com equipamentos de qualidade, você pode contar com a confiança da Skymsen. Os pratos harmonizados vão ter a garantia do preparo correto com as máquinas para sua cozinha comercial. Conheça a Loja Skymsen e converse com nossa equipe para fazer as melhores escolhas.
Artigos Relacionados
Substitutos à carne viram oportunidade para o food service
O mercado de food service está passando por uma transformação significativa, com os substitutos da carne ganhando cada vez mais espaço...
Como fritar salgados congelados?
Se você já tentou fritar salgadinhos congelados, sabe que é fácil acabar com um salgado encharcado de óleo ou mal cozido por dentro....