Blog

Tendência de Alimentos 2022: O que estará em alta neste ano
| Notícias

Tendência de Alimentos 2022: O que estará em alta neste ano

Novos comportamentos dos consumidores estão modificando toda a cadeia produtiva de alimentos. Segundo o último relatório de tendências de alimentos divulgado pelo Whole Food Market, as pessoas farão escolhas mais saudáveis, conscientes e sustentáveis na hora de se alimentar.

Só essas informações já mostram que o cenário do mercado de alimentos, assim como falamos no ano passado, está em constante busca para se adaptar ao desejo dos clientes, oferecendo alternativas que estejam de acordo com as novas tendências de alimentos.

Mesmo que pareça ser um desafio se adaptar para agradar o público-alvo do seu estabelecimento, é bom lembrar que são essas mudanças que criam novas oportunidades e até mesmo um futuro melhor. Confira abaixo quais são as tendências de 2022 para acertar nas estratégias do seu negócio.

Alimentação consciente

A alimentação saudável é uma tendência que só cresce a cada ano. Já é comum vermos pessoas buscando uma alimentação balanceada para contribuir com o bem estar físico e mental. Essas dietas incluem alimentos mais naturais e com menos açúcar e sódio a fim de prevenir doenças como diabetes, obesidade e colesterol alto.

O que entra em cena agora é não somente uma alimentação saudável, mas sim uma alimentação consciente. Essa tendência impacta o mercado de alimentos de diversas formas, pois o consumidor agora não busca somente uma vida saudável, mas também uma vida sustentável, por isso a alimentação precisa ser consciente.

Assim, a alimentação consciente irá moldar principalmente a produção de alimentos, tendo em vista métodos agrícolas mais ecológicos e com uso de novas tecnologias, bem como a busca por produtos orgânicos e locais.

A alimentação consciente também é influenciada pelo pensamento do “desperdício zero”, colocando em alta estabelecimentos que optam por embalagens recicláveis ou biodegradáveis. Outro aspecto que muda nas embalagens é o tamanho, visto que além de agora se preocupar com o desperdício de alimentos, o cliente final continua preocupado com o bolso. 

Reduciotarianismo

tendência de alimentos - Reduciotarianismo

 

Apesar da palavra ser difícil, a explicação é bem simples. O veganismo e o vegetarianismo tiveram grande impacto no mercado de alimentos nos últimos anos e isso acabou criando um público-alvo que, apesar de entender as motivações dos veganos e vegetarianos, ainda não conseguiu abrir totalmente mão do consumo de alimentos de origem animal.

Os reduciotarianistas buscam uma alimentação consciente diminuindo o consumo de carne, ovos, leites e derivados e quando consomem, dão preferência para produtos de origem animal sustentáveis, orgânicos ??e com animais criados “soltos”

Essa tendência também impulsiona a busca por alimentos plant-based, ou seja, feitos com legumes, verduras, frutas e castanhas. Duas tendências de alimento que ganharam destaque recentemente são os alimentos plant-based que imitam carne, bem comum de ver nos congeladores dos supermercados, assim como os leites e queijos vegetais.

e-Food

mercado de alimentos_e-food

Os avanços tecnológicos criaram grandes oportunidades de inovação para toda a indústria de alimentos e bebidas, oferecendo maiores possibilidades de mudar todos os aspectos do ciclo de vida de um produto.

A inovação não se limita aos novos métodos de produção. Os consumidores estão recorrendo a aplicativos e tecnologias para obter uma orientação nutricional personalizada e ter uma maior compreensão dos alimentos para descobrir novas opções de pratos e restaurantes, e claro, para compras virtuais.

O formato delivery e retirada em balcão cresceu 149% na pandemia. A tendência é que esse número continue a crescer. Outra mudança perceptível no mercado de alimentos foi a venda de produtos pela internet e o supermercado online.

Caso seu estabelecimento ainda não tenha apostado na digitalização, é bom reconsiderar. Hoje diversos comércios de alimentos e bebidas possuem perfis em redes sociais, utilizam o Whatsapp para venda ou fornecimento de informações e possuem delivery com pedido online.

Outras tendências para ficar de olho

tendência de alimentos _ alimentação inclusiva

 

Além de tendências influenciadas por estilo de vida e hábitos de consumo, o relatório também listou alimentos e bebidas que devem ganhar de destaque no mercado de alimentos em 2022:

Açafrão

Com uso quase que milenar na Índia e na China, o açafrão se tornou popular neste lado do mundo no último ano em suplemento para dietas e receitas com influências do oriente. Costuma ser presente em chás, lattes e mais recentemente em produtos industrializados, como cereais, linguiças e até mesmo sorvetes plant-based.

Hibisco

O hibisco já é muito usado como chá, mas seu alto teor de vitamina C abriu possibilidades no mercado de alimentos. Hoje já é possível encontrar outros produtos à base da planta, como iogurtes e bebidas.

Yuzu

Fruta cítrica parecida com a nossa tangerina é encontrada no Japão, China e Coreia do Sul. O uso dessa fruta cresceu no último ano em restaurantes nas saladas, temperos, maioneses e molhos. Provavelmente irá ganhar espaço nas prateleiras dos supermercados em 2022.

Moringa

Árvore típica da África e do sul da Ásia, cujas folhas são repletas de nutrientes e têm sido usadas há séculos como remédio. No último ano, se tornou o “novo matchá” nos Estados Unidos, sendo adicionado, em pó, a smoothies, molhos e pães, além de ser utilizado em produtos saudáveis industrializados.

Semente de girassol

As sementes de girassol vem sendo utilizadas em biscoitos, sorvetes e requeijões, entre outros produtos, sendo uma das apostas para o mercado de alimentos em 2022. Pode não parecer, mas a semente de girassol contém um alto teor proteínas e gorduras insaturadas, tendo um grande potencial no mercado vegano e vegetariano.

Agora que você já conhece algumas das principais tendências no mercado de alimentos para 2022, é hora de planejar a melhor forma de aproveitá-las em seu estabelecimento ou então em seu novo investimento no mercado de food service. Além disso, você pode investir em melhores equipamentos para tornar sua cozinha comercial mais bem preparada. Conheça os produtos da nossa Loja Skymsen e veja o que melhor se encaixa no seu negócio.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...