Blog

Carnes nobres: conheça os cortes mais procurados do momento
| Curiosidades

Carnes nobres: conheça os cortes mais procurados do momento

O mercado de carnes nobres é muito amplo, apresentando diversas características e cortes para os mais diferentes preparos. Assim, é possível afirmar que cada corte oferece uma experiência única à sua própria maneira, seja para fazer sucesso no churrasco ou então para incorporar os mais diferentes pratos

À medida que cresce o interesse do consumidor sobre esse assunto, também surgem algumas dúvidas. Pensando nisso, preparamos um conteúdo para apresentar os tipos de carne bovina, identificar as que são consideradas carnes nobres, bem como explicar o que são considerados os cortes de carne premium. Confira a seguir.

Quais são os tipos de carne bovina

Existem variados tipos de carne bovina, algumas ideais para o churrasco e uma boa parte delas para outros fins. 

Enquanto as carnes consideradas nobres são ideais para preparos mais elaborados, sendo na maioria das vezes preparadas em restaurantes especializados, as carnes consideradas mais comuns ao dia a dia do consumidor, como por exemplo, Patinho, Coxão mole, Coxão duro, Lagarto, Maminha e Acém, entre outros, são ideais para outros preparos, inclusive para a produção de carne moída, uma ótima opção para as mais diversas receitas.

O que são as consideradas carnes nobres

As carnes reconhecidas como nobres são aquelas que oferecem uma experiência diferente da carne mais comum em relação ao paladar, olfato e visão. São assim chamadas devido a sua procedência, desde a raça do animal, sua criação e alimentação, abatimento e tecnologia empregada nos processos de seu preparo. 

Portanto, é correto afirmar que não é apenas o corte da carne que confere o seu status como uma carne nobre, mas sim uma cadeia de etapas que primam pela excelência, garantindo todo o sabor, textura e suculência da peça.

Entendendo os cortes de carne premium

Alinhados às peças de carnes nobres, os cortes especiais, também conhecidos como cortes de carne premium são assim reconhecidos por extraírem o que há de mais saboroso e atrativo em cada peça de carne bovina.

Cada corte, portanto, apresenta suas próprias características e são reconhecidos pela experiência gastronômica que oferecem, seguindo, é claro, um preparo de qualidade. 

A seguir, vamos listar os principais cortes de carne premium do momento, que estão se destacando na procura e na preferência dos consumidores.

T-Bone

Pedaço de t-bone acompanhado de batata frita

O T-Bone combina o melhor de dois cortes: o contrafilé e o filé mignon. O nome é uma clara alusão ao formato em T do osso que divide a peça. Apresenta um sabor único de qualidade excepcional, sendo um corte muito suculento e ideal para ser grelhado.

Short Rib

Prato com corte de short rib um tipo de carne nobre

Conhecido popularmente como costela premium, esse corte da parte nobre da costela dianteira traz consigo o miolo do acém, reunindo uma suculência e maciez típicas do acém e de cortes próximos ao osso.

Prime Rib

Pessoa cortando um pedaço de prime rib

Reconhecido por conservar uma boa parte do osso, o Prime Rib é resultado do corte preciso feito entre a sexta e a décima segunda vértebra bovina. 

Essa peça é considerada o suprassumo da porção principal da parte superior da costela, guardando um sabor simplesmente irresistível com farta gordura.

Picanha

Picanha no espeto dentro da churrasqueira

Um dos cortes favoritos do brasileiro, a picanha costuma ser a estrela de qualquer churrasco. O corte é retirado da parte traseira do boi, próxima à alcatra, conservando o máximo de maciez e sabor, este que é realçado pela fina capa de gordura que recobre um dos lados da peça.

Bife Ancho

Bife de ancho carne nobre em tábua de madeira

Uma carne nobre de tamanho generoso, típico do churrasco argentino, o Bife Ancho, também conhecido como entrecôte ou filé de costela, é uma carne extremamente macia e suculenta, apresentando fibras pequenas e gordura lateral que realçam essas qualidades.

Bife de Chorizo

Bife de chorizo temperado com sal e ervas

Extremamente macio e com sabor concentrado, o Bife de Chorizo é retirado do meio da parte traseira do contrafilé e, apesar de não apresentar tanto marmoreio, que é a gordura distribuída pela carne, apresenta uma gordura lateral rica, o que contribui para a sua suculência.

Porterhouse

Bife porterhouse grelhado servido com molho e frutas

Extraído da parte traseira do lombo curto, parecendo-se com o T-Bone, que também é retirado da mesma peça, porém mais à frente, o Porterhouse tem no mínimo 32mm e reúne o filé mignon, o contrafilé e a alcatra, sendo um corte extremamente macio e valorizado.

Qualidade e sabor premium é com a Skymsen

Para extrair o máximo em qualidade e sabor de qualquer corte de carne bovina, conte sempre com a Skymsen.

Nossas soluções foram pensadas para facilitar o processo, bem como para valorizar e realçar as qualidades de cada peça de carne. Acesse nosso site e conheça nossas soluções para açougues. Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...

Qual a melhor carne para Strogonoff?
| Curiosidades

Qual a melhor carne para Strogonoff?

O Strogonoff, um prato de origem russa que conquistou o paladar brasileiro, é uma combinação saborosa de carne em tiras com um molho...