Blog

4 Dicas infalíveis de como limpar aço inox
| Curiosidades

4 Dicas infalíveis de como limpar aço inox

O aço inox é, definitivamente, um poderoso aliado na cozinha, seja ela em casa quanto nas cozinhas comerciais. Seja utensílios ou eletrodomésticos, o aço inox traz muito estilo e sofisticação, tornando os produtos e equipamentos para cozinha os mais procurados pelo público e os campeões de vendas nas lojas.

Muita gente acha que o aço inox dá muito trabalho na hora de fazer manutenção, acreditando também ser muito caro para manter devido aos preços dos produtos específicos para os cuidados com aço inox. Este pensamento não esta certo, uma vez que o aço inox quando bem cuidado e higienizado, prolonga consideravelmente a vida útil do utensílio ou do equipamento.

Além disso, existe uma porção de soluções caseiras, utilizando produtos simples e acessíveis que podem tornar essa manutenção muito mais prática e barata em diversas situações, basta saber o que fazer e o que utilizar. Confira com a gente algumas dicas infalíveis na hora de limpar, remover manchas, esconder riscos e polir o aço inox:

 

O que evitar ao limpar aço inox?

Para manter uma estética elegante de sua peça inox, primeiro é necessário saber o que não fazer e o que não utilizar na hora da limpeza, assim garantir que não haja riscos e nem manchas.

Jamais utilize o lado aderente de esponjas de limpeza, assim como as palhas de aço e escovas de cerdas duras, pois além de provocarem riscos, a utilização desses produtos pode, e provavelmente vai, retirar o brilho do aço inox, acabando não apenas com a sua aparência mas principalmente com a sua durabilidade. Evite também alguns produtos como amoníacos, saponáceos, desengordurantes, solventes, álcool e cloro.

 

O que utilizar para limpar o aço inox?

 

Para garantir uma boa limpeza das peças sem causar danificações, utilize panos macios de microfibra, esponjas de nylon bem suaves e escovas de cerdas macias, além de colheres e espátulas de plástico, borracha ou silicone. Tudo que for mais suave possível para não machucar a superfície do equipamento. Produtos químicos podem ser utilizados, porém é fundamental saber quais escolher!

Os produtos químicos ideias para limpar aço inox são à base de produtos alcalinos, cloro alcalino ou sem cloro. Existem também alguns produtos específicos que não só limpam, mas ajudam a proteger o filme de cromo, sendo recomendados sempre que possível.

 

Leia também: 

- Dark Kitchen: Você conhece a era da cozinha fantasma?

Quais os cuidados do aço inox no dia a dia de uma cozinha comercial?

 

Como continuar a limpeza na hora da manutenção?

Sempre que for utilizar algum pano, esponja ou outro produto na hora de limpar o aço inox, estes devem ser manuseados de forma leve e sem força ao esfregar. É preciso também ter atenção para limpar sempre no sentido correto.

Geralmente o aço inox tem linhas bem suaves em uma direção. Se você pode vê-las, sempre limpe no mesmo sentido para evitar manchas, principalmente quando tiver que usar algum produto para limpezas mais pesadas.

 

DICA EXTRA: Mistura caseira para limpar e garantir o brilho

Na hora da limpeza, água e detergente neutro são peças-chave, porém, para manchas mais pesadas um pouco de bicarbonato de sódio com álcool caseiro pode dar conta do recado. Depois de limpo, você pode borrifar um pouco de álcool líquido sobre a superfície do aço inox, espalhando com um pano limpo e seco para deixa-lo bem polido.

Com essas dicas, você conserva a estética do inox, além de também prolongar a sua durabilidade.

São cuidados básicos que fazem uma enorme diferença na hora de cuidar do seu equipamento. A Loja Skymsen possui uma grande variedade de equipamentos para açougue e equipamentos bares e restaurantes. Se é Skymsen pode confiar! 

Skymsen

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Qual a melhor carne para Strogonoff?
| Curiosidades

Qual a melhor carne para Strogonoff?

O Strogonoff, um prato de origem russa que conquistou o paladar brasileiro, é uma combinação saborosa de carne em tiras com um molho...

O que é Bao? O pão chinês que virou tendência no Brasil
| Curiosidades

O que é Bao? O pão chinês que virou tendência no Brasil

Você já ouviu falar do Bao? Esse é o nome em chinês de um pãozinho cozido no vapor, que pode ter diversos recheios e sabores. Ele...