Blog

E-grocery: o que é e como funciona essa tendência?
| Curiosidades

E-grocery: o que é e como funciona essa tendência?

A segunda década do século XXI viveu uma aceleração de tecnologias que mudaram comportamentos e hábitos de consumo. As pessoas passaram a usar os dispositivos móveis para tarefas cada vez mais variadas, a Internet barateou e ficou mais acessível e as influências e estímulos para compras surgiram de todos os lados.

Com as pessoas confiando mais em transações online, veio a pandemia e tornou algumas adaptações e mudanças quase que obrigatórias. Um hábito que ainda permanecia com força no offline chegou na casa dos brasileiros… via entregador. É o e-grocery, a tradicional compra de supermercado que agora é feita com alguns cliques através da Internet.

Apesar de se tornar mais explícita desde 2020, o e-grocery já representava uma fatia do mercado de alimentos que crescia em ritmo acelerado. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o setor de supermercados passou de uma fatia de 9% dos consumidores online em 2019 para 30% em 2021.

Com esse impacto, os negócios que já tinham um canal de atendimento online saíram na frente, mas é sempre possível replanejar e aproveitar o momento para uma expansão. Das áreas do e-grocery que mais conquistaram clientes estão os frios, com aumento de 106% e as carnes, com acréscimo de 59%. Isso indica que, além de estrutura digital, o seu negócio precisa estar atento à estrutura completa, com pessoal e equipamentos, para entregar não só o produto, mas uma experiência satisfatória ao cliente.

 

Os principais desafios do e-grocery

O primeiro passo é regularizar seu negócio para que ele possa atender na modalidade e-commerce. Junto a essa parte burocrática, você deve planejar a implantação da plataforma online de atendimento. Você deve avaliar se já possui um site que pode assumir o papel de e-grocery ou se pretende criar algo novo, junto a um aplicativo, por exemplo.

Além da parte legal e da estrutura digital, outros aspectos práticos do dia a dia são desafios que você deve estar atento na implantação do seu modelo de e-grocery. A primeira delas é adaptar o estoque e o armazenamento dos produtos a partir do planejamento de negócio, imaginando o público que você pode atingir.

Num cenário ideal, seria importante você ter funcionários dedicados à venda pela plataforma de e-grocery, responsáveis por fazer o atendimento, a separação e organização para entrega e até mesmo o acompanhamento pós-venda, principalmente nos primeiros meses de implantação dessa modalidade. A entrega, num cenário em que as pessoas estão acostumadas a receber com agilidade, é fundamental. Você deve avaliar o tamanho do seu negócio para decidir se pode implantar uma logística própria ou terceirizar.

As vantagens do e-grocery

Nós já mostramos alguns números que são bem animadores para o setor de e-grocery, certo?! Portanto, a primeira vantagem é justamente ampliar a fonte de renda do seu negócio e adaptá-lo aos novos tempos. Além disso, com produtos e preços competitivos, você amplia a atuação do seu negócio para espaços que talvez não teria como de maneira física.

Além de ampliar a área de atuação, você também amplia o tempo de oferta, já que através do e-grocery o seu negócio pode estar aberto 24h por dia. Como o cliente precisa efetuar um cadastro para a compra, você também consegue conhecer melhor seu público e planejar ações específicas ou para incentivar a compra de produtos que não têm tanta saída na loja física.

Mesmo sem alguns gastos do supermercado tradicional, alguns investimentos são necessários para produtos específicos e que exigem atenção, como carnes e frios, por exemplo. Portanto, além de toda a estrutura digital, talvez seja importante rever equipamentos que possam agilizar processos e garantir a qualidade, já que a compra em e-grocery depende da confiança do cliente em seus produtos.

A linha açougue da Skymsen, por exemplo, tem máquinas que vão servir perfeitamente para o fluxo de venda online. Conheça outros produtos Skymsen e aposte em novas fronteiras para o seu negócio.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Alimento hiperpalatável: por que é tão irresistível?
| Curiosidades

Alimento hiperpalatável: por que é tão irresistível?

Você já se perguntou por que muitos de seus clientes preferem certos tipos de alimentos mais que outros? Isso acontece porque eles estão...

Batedeira Planetária: Conheça as vantagens de contar com uma em sua confeitaria.
| Curiosidades

Batedeira Planetária: Conheça as vantagens de contar com uma em sua confeitaria.

Se você tem uma confeitaria, precisa saber as vantagens de ter uma batedeira planetária em seu estabelecimento. Sucesso absoluto entre as...