Blog

E-grocery: o que é e como funciona essa tendência?
| Curiosidades

E-grocery: o que é e como funciona essa tendência?

A segunda década do século XXI viveu uma aceleração de tecnologias que mudaram comportamentos e hábitos de consumo. As pessoas passaram a usar os dispositivos móveis para tarefas cada vez mais variadas, a Internet barateou e ficou mais acessível e as influências e estímulos para compras surgiram de todos os lados.

Com as pessoas confiando mais em transações online, veio a pandemia e tornou algumas adaptações e mudanças quase que obrigatórias. Um hábito que ainda permanecia com força no offline chegou na casa dos brasileiros… via entregador. É o e-grocery, a tradicional compra de supermercado que agora é feita com alguns cliques através da Internet.

Apesar de se tornar mais explícita desde 2020, o e-grocery já representava uma fatia do mercado de alimentos que crescia em ritmo acelerado. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o setor de supermercados passou de uma fatia de 9% dos consumidores online em 2019 para 30% em 2021.

Com esse impacto, os negócios que já tinham um canal de atendimento online saíram na frente, mas é sempre possível replanejar e aproveitar o momento para uma expansão. Das áreas do e-grocery que mais conquistaram clientes estão os frios, com aumento de 106% e as carnes, com acréscimo de 59%. Isso indica que, além de estrutura digital, o seu negócio precisa estar atento à estrutura completa, com pessoal e equipamentos, para entregar não só o produto, mas uma experiência satisfatória ao cliente.

 

Os principais desafios do e-grocery

O primeiro passo é regularizar seu negócio para que ele possa atender na modalidade e-commerce. Junto a essa parte burocrática, você deve planejar a implantação da plataforma online de atendimento. Você deve avaliar se já possui um site que pode assumir o papel de e-grocery ou se pretende criar algo novo, junto a um aplicativo, por exemplo.

Além da parte legal e da estrutura digital, outros aspectos práticos do dia a dia são desafios que você deve estar atento na implantação do seu modelo de e-grocery. A primeira delas é adaptar o estoque e o armazenamento dos produtos a partir do planejamento de negócio, imaginando o público que você pode atingir.

Num cenário ideal, seria importante você ter funcionários dedicados à venda pela plataforma de e-grocery, responsáveis por fazer o atendimento, a separação e organização para entrega e até mesmo o acompanhamento pós-venda, principalmente nos primeiros meses de implantação dessa modalidade. A entrega, num cenário em que as pessoas estão acostumadas a receber com agilidade, é fundamental. Você deve avaliar o tamanho do seu negócio para decidir se pode implantar uma logística própria ou terceirizar.

As vantagens do e-grocery

Nós já mostramos alguns números que são bem animadores para o setor de e-grocery, certo?! Portanto, a primeira vantagem é justamente ampliar a fonte de renda do seu negócio e adaptá-lo aos novos tempos. Além disso, com produtos e preços competitivos, você amplia a atuação do seu negócio para espaços que talvez não teria como de maneira física.

Além de ampliar a área de atuação, você também amplia o tempo de oferta, já que através do e-grocery o seu negócio pode estar aberto 24h por dia. Como o cliente precisa efetuar um cadastro para a compra, você também consegue conhecer melhor seu público e planejar ações específicas ou para incentivar a compra de produtos que não têm tanta saída na loja física.

Mesmo sem alguns gastos do supermercado tradicional, alguns investimentos são necessários para produtos específicos e que exigem atenção, como carnes e frios, por exemplo. Portanto, além de toda a estrutura digital, talvez seja importante rever equipamentos que possam agilizar processos e garantir a qualidade, já que a compra em e-grocery depende da confiança do cliente em seus produtos.

A linha açougue da Skymsen, por exemplo, tem máquinas que vão servir perfeitamente para o fluxo de venda online. Conheça outros produtos Skymsen e aposte em novas fronteiras para o seu negócio.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo
| Curiosidades

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo

O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais...

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...