Blog

Equipamentos para cozinha do seu restaurante: Como escolher os seus?
| Curiosidades

Equipamentos para cozinha do seu restaurante: Como escolher os seus?

Está pensando em começar um novo negócio no ramo da culinária, mas não sabe quais são os equipamentos para cozinha do seu restaurante fundamentais? Com essas dicas, você saberá quais são os utensílios mais importantes e como escolher a melhor opção para o seu segmento.

Equipamentos para cozinha do seu restaurante :
 

Fogão a gás

Seja qual for o segmento do seu negócio de Food Service, o item indispensável para começar os trabalhos é o fogão a gás. É nele que você irá preparar uma infinidade de alimentos que servirá aos seus clientes. 


Se tratando de equipamentos para cozinha do seu restaurante , existem atualmente fogões de alta e de baixa pressão. Os modelos de baixa pressão possibilitam um maior controle da temperatura e são indicados para o preparo de alimentos mais delicados e que pedem variação de fluxo durante o preparo. Esses modelos sempre necessitam de um regulador de gás para a instalação do equipamento. Seus queimadores podem ser simples (com uma fileira para camas) ou duplos (com duas fileiras) para uma maior potência e preparos mais rápidos. 
Já os modelos de alta pressão são aqueles em que o gás sai direto do botijão para o fogão, são próprios para cozimentos em grande escala visando tempos menores de preparo. Esse tipo de equipamento possui geralmente queimadores simples ou do tipo coroa. 


Outra diferença entre eles é que devido à pressão dos gases, os fogões de baixa pressão podem ser alimentados tanto com gás GLP (utilizado em botijões e cilindros) quanto em instalações de gás natural (utilizado geralmente em shoppings, e centros comerciais), já os fogões de alta pressão só podem ser ligados em GLP.


Forno Elétrico Industrial

Considerado um dos principais equipamentos para cozinha do seu restaurante, o forno elétrico industrial é utilizado para preparar bolos, tortas, pães, salgados, esquentar alimentos prontos e muito mais. O tipo ideal de forno para seu estabelecimento depende muito do que seu cardápio. Os tipos mais utilizados são: Fornos convencionais, que são muito parecidos com os usados em residências, porém com maior capacidade produtiva; Fornos de convecção, que possuem uma turbina que distribui o calor e são usados para assar com mais velocidade; e Fornos de Lastro, muito usados em padarias e pizzarias, esses fornos possuem aquecimento em um lastro, o que proporciona mais controle da temperatura.

Liquidificador de Alta Rotação 

Ter um liquidificador profissional de alta rotação em seu estabelecimento é ter uma maior produtividade no preparo de sucos, vitaminas e muito mais. Na hora de escolher, dê preferência às estruturas robustas, em aço inoxidável. Isso garante mais durabilidade e resistência no uso diário. Um copo de inox também oferece alguns benefícios extras, como mais facilidade na limpeza e resistência a variações de temperatura, mas você pode optar pelo de plástico, que é transparente e possibilita acompanhar o processamento dos alimentos.

Liquidificadores Comerciais

liquidificador comercial Skymsen é um equipamento imprescindível e o ajudante número um em grande parte das cozinhas comerciais. Sua velocidade ajustada proporciona um torque maior, que é adequado para o processamento de alimentos mais pastosos e encorpados, como sopas, cremes, purês e pastas. Neste caso, um copo de aço inoxidável é fundamental, pois ele irá suportar altas temperaturas sem contaminar os alimentos.


Se você pretende usar o equipamento para receitas de maior volume, você pode optar por equipamentos basculantes, que tem capacidade de até 25 litros, e são mais fáceis de manusear.

Processador de Alimentos 

Este também é um excelente aliado nas cozinhas comerciais. Ele substitui vários processos indispensáveis na cozinha, economizando tempo e trabalho.
Existem duas categorias de processador de alimentos Skymsen

  • Processador com bocal e alimentação contínua: fatia, desfia e rala, faz cubos e palitos de legumes, frutas, queijos e embutidos
  • Processador Cutter, com lâmina em formato de vírgula no fundo do copo: moe, desfia, pica, tritura, faz pastas e cremes de uma infinidade de alimentos.

Escolha o mais adequado para você, de acordo com os itens no seu cardápio.


Equipamentos para cozinha do seu restaurante- Fritadeira 

Porções são o carro chefe de muitos restaurantes e servem de acompanhamento para agregar valor em tantos outros. Nesse caso, as fritadeiras são uma excelente opção para acelerar o processo e atender aos pedidos com agilidade.
As fritadeiras variam, principalmente, em dois fatores: alimentação e sistema de fritura.
Quanto a alimentação, você deverá escolher entre gás (GN ou GLP) e energia elétrica, dependendo da disponibilidade em seu espaço. Ambas podem atender muito bem sua demanda, mas você deve ficar atento ao escolher a qualidade e potência do equipamento adequados para sua necessidade.


O segundo fator que difere esse equipamento é o sistema de fritura. As fritadeiras podem utilizar apenas óleo ou uma combinação de água e óleo no tanque de fritura. 

Existem ainda muitos outros equipamentos que vocês pode usar para facilitar o seu trabalho. Acesse o site da Skymsen e confira toda nossa linha de equipamentos para cozinha do seu restaurante.

 
Até a próxima.

Mais Imagens

Compartilhe

Artigos Relacionados

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo
| Curiosidades

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo

O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais...

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...