Blog

Conheça algumas estratégias excelentes para alavancar o marketing do seu supermercado!
| Curiosidades

Conheça algumas estratégias excelentes para alavancar o marketing do seu supermercado!

Os supermercados são estabelecimentos essenciais para atender e suprir as necessidades de abastecimento da sociedade. No dia a dia de trabalho, seus gestores encaram os mais diversos desafios para manter a competitividade, lucratividade para sustentar a saúde financeira e, principalmente, fortalecer o supermercado para encarar diversidades provocadas por períodos de crise, como o atual cenário que estamos vivendo pelo Covid-19.

Mas engana-se quem pensa que é necessário um alto investimento para alcançar o aumento das vendas. Através da criatividade e de estratégias de marketing para supermercados, é possível obter excelentes resultados.

Confira a seguir algumas das estratégias que destacamos para você, bem como as perspectivas para supermercados pós-Covid-19.

Melhore a iluminação interna do ambiente!

Você já parou para pensar como as pessoas se sentem em determinados ambientes? Tudo pode influenciar no bem-estar e nas decisões de compra, inclusive a iluminação.

Um ambiente bem iluminado faz com que o cliente se sinta mais aconchegado e mais receptivo a algumas decisões de compras, principalmente produtos de padaria e doces. Investir em uma iluminação otimizada para destacar os produtos do seu supermercado é uma estratégia certeira para conseguir mais vendas.

Como estimular os sentidos com o marketing para supermercado?

Todos os sentidos influenciam na experiência do cliente e em sua disposição de consumir, isso envolve aspectos como luz, layout, limpeza e até música. Criando uma experiência satisfatória, seu cliente estará muito mais propenso a retornar.

Invista em ações que estimulem o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar, como ações de degustação de alimentos, uma música relaxante de fundo e aromas em ambientes estratégicos, como o cheiro de pão quentinho próximo à padaria, isso poderá influenciar a decisão de compra e o conforto de seus clientes

Se atente a espaços vazios nas prateleiras

Espaços vazios em supermercados podem passar a sensação de que o estabelecimento está desabastecido e que o cliente não encontrará o que precisa, pois estará em falta. Portanto, é necessária muita atenção nessa área, mantendo o ponto de venda sempre abastecido e organizado, com um excelente aspecto visual.

Faça uma correta disposição dos produtos

 

Um mercado bem organizado, com uma disposição de produtos que faça sentido, como um percurso no qual o cliente pode percorrer e encontrar o que precisa, pode fazer com que os consumidores se sintam à vontade e reconheçam a facilidade de compra em seu estabelecimento, retornando no futuro. Invista na sinalização e na correta disposição dos setores de sua loja.

Toque música no fundo

Uma música relaxante é uma excelente estratégia de marketing para supermercado e faz com que o cliente se sinta confortável em sua loja, aprimorando a experiência de compra.

Invista em uma solução que permita a você selecionar com atenção as músicas de fundo do supermercado, dando preferência para músicas mais tranquilas, fazendo com que o consumidor se sinta à vontade.  

Aposte no Digital: Ações de marketing para supermercado

O ambiente digital pode ser um importante aliado na busca pelo aumento de vendas em seu supermercado. Aproveite as redes sociais para estar em contato com seus clientes, desenvolvendo ações e divulgando os produtos. Uma boa dica é dedicar 90% para conteúdo, como dicas e informações úteis, e 10% em produtos e promoções.

Há ainda a possibilidade de desenvolver um aplicativo para o seu supermercado, onde o cliente poderá consultar as ofertas e ter acesso a cupons de descontos exclusivos, gerando aproximação e facilitando a fidelização dos clientes.

Promova ações sustentáveis

Seu supermercado não precisa ser apenas um destino de compras na percepção dos consumidores. Ao promover ações de sustentabilidade, como um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, coleta de pilhas usadas ou até mesmo lixos adequados para reciclagem, sua loja pode ser vista por seus clientes como uma facilitadora, um estabelecimento que se preocupa e gera valor para a comunidade.

Utilize a psicologia das cores

Escolher as cores certas para determinados setores pode influenciar na percepção e decisão de compra de seus clientes, melhorando as vendas. Isso ocorre, pois as cores podem causar diversos efeitos psicológicos por associação, dependendo do contexto que se encontram, podem atrair a atenção, despertar emoção e um senso de urgência.

O vermelho, amarelo e laranja, por exemplo, são comumente utilizados nos setores alimentícios, podendo estimular o apetite e transmitir ânimo ao cliente.

Aproveite as datas comemorativas

Datas comemorativas são um estimulante para as compras. Dia dos pais, dia das mães, Páscoa, Natal, entre outras, todas apresentam oportunidades distintas de aumentar suas vendas em diferentes setores.

Estabeleça um calendário para essas datas, observando ações e promoções específicas para cada data comemorativa.

Quais as perspectivas no marketing para supermercados pós-COVID-19?

O COVID-19 certamente alterou a normalidade com a qual realizamos nossas tarefas diárias. Nesta nova realidade, a percepção do cliente está voltada para ações de segurança com a saúde, higienização dos ambientes para se sentir seguro e à vontade para fazer suas compras.

A disponibilização de álcool em gel 70%, a aferição de temperatura na entrada da loja, a redução e o acompanhamento da capacidade de público para evitar aglomerações, sinalizações para determinar o distanciamento seguro, a fiscalização do uso correto de máscaras ou mesmo a disponibilização de um horário de compras exclusivo para idosos e outros grupos de risco são algumas das ações que demonstram a preocupação do seu supermercado com a saúde dos clientes e devem ser divulgadas.

Além disso, o cliente gosta de perceber que o estabelecimento de sua preferência está atento aos eventos ao seu redor e se preocupa com o seu bem-estar. Investir em opções de compra remota, por site ou por aplicativo, com um serviço de entregas ágil e seguro, também podem ser uma excelente estratégia de marketing para o seu supermercado, podendo inclusive permanecer a disposição após a pandemia, oferecendo mais uma facilidade de compras para os clientes.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas importantes de ações e estratégias de marketing para supermercados, que podem te ajudar a fortalecer e aumentar suas vendas. Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo
| Curiosidades

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo

O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais...

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...