Blog

Conheça as 5 carnes preferidas dos brasileiros para fazer churrasco
| Curiosidades

Conheça as 5 carnes preferidas dos brasileiros para fazer churrasco

Que o brasileiro é apaixonado por churrasco isso ninguém pode negar, mas você saberia dizer quais são as melhores carnes para churrasco? Selecionamos os 5 cortes mais utilizados nos churrascos. Veja!

Seja no almoço de domingo ou na tradicional festa de igreja, o churrasco é um item que não pode faltar de forma alguma. E para ter sucesso na empreitada, é preciso selecionar um bom corte de carne para churrasco, visto que nem todos os cortes são apropriados para serem assados, podendo ficar duros demais.

Pensando em todos os apaixonados por churrasco e sabendo da variedade e complexidade de cortes, selecionamos as 5 melhores carnes para churrasco para você surpreender os seus clientes ou seus convidados. Veja!

 

Picanha

picanha para churrasco

Abrimos a nossa lista com o corte de carne para churrasco mais preferido dos brasileiros: a picanha. De sabor acentuado e características marcantes, a picanha é famosa por ser uma carne nobre, muito macia, suculenta e apetitosa. Além dessa característica, a picanha possui uma rica camada de gordura que lhe confere ainda mais sabor. 

Para os apaixonados por carne para churrasco, a picanha é um corte que pode ser assado inteiro, em posta, no espeto ou na grelha. Ademais, a picanha é um tipo de carne que rende diversos tipos de preparos, podendo ser assada, cozida ou frita. 

 

Costela

costela para churrasco

Outro corte de carne para churrasco que figuram em nossa lista é a costela. Esse corte possui um sabor inconfundível, é bastante suculento e tem uma camada bastante generosa de gordura marmorizada. 

Esse corte é encontrado de duas formas: costela de ripa e costela ponta de agulha. A diferença entre essas duas partes é que a primeira é o corte mais nobre da costela, possuindo um alto nível de gordura e marmoreio. Já a segunda opção é a queridinha das churrascarias, pois possui a junção perfeita de carne e gordura, o que lhe confere a suculência perfeita, a maciez necessária e todo o sabor irresistível.  

 

Contrafilé

contrafile para churrasco

Um bom apreciador de churrasco já deve ter provado o famoso e suculento contrafilé. Esse tipo de corte de carne para churrasco é muito suculento e bastante saboroso.

O contrafilé é um corte nobre de carne bovina. Seu sucesso se deve ao fato dele possuir uma camada de gordura em sua parte externa que cobre uma camada  irresistível e macia carne magra. Essa característica ajuda a manter a umidade da carne. Ideal para os apaixonados por carne mal passada. 

 

Cupim

cupim para churrasco

O cupim é um corte de carne bovina muito requisitado em churrascarias. Retirado da corcova do boi, o cupim é uma carne bastante fibrosa, entremeada de gordura, o que lhe confere um sabor único e irresistível.

Uma particularidade desse corte de carne para churrasco é que ele demora um pouquinho a mais para assar. Uma forma bastante eficaz para deixar a carne mais saborosa e macia é cozinhá-la previamente na panela de pressão e depois assá-la. Assim, o cupim ficará bastante suculento e o seu sabor será preservado.

 

Filé duplo ou T-bone

File duplo - t bone para churrasco

O filé duplo ou T-bone é um corte de carne para churrasco bastante querido pelos apreciadores de carne assada. Isso porque o filé duplo reúne em um único corte três sabores distintos e marcantes: filé mignon, contrafilé e fraldinha. 

Uma das formas mais apreciadas pelos churrasqueiros para temperar o filé duplo é deixá-lo marinando por um longo período de tempo em uma mistura de cebola, alho, sal, pimenta, azeite e limão. 

 

E aí, gostou da nossa seleção de melhores carnes para churrasco? Você já conhecia todos esses cortes de carne para churrasco? Independente da escolha do corte de carne, o segredo de um bom churrasco está no tempero e no corte perfeito, que pode ser feito facilmente se o estabelecimento utilizar os equipamentos certos. 

Para oferecer o corte perfeito de carne para churrasco, tenha no seu estabelecimento equipamentos de ótima qualidade como as serras-fitas da Skymsen, um produto essencial para quem se preocupa com a qualidade dos cortes.  

Se você gosta de carne em todas as suas versões, você também vai gostar de conhecer as melhores carnes para moer.

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...

Qual a melhor carne para Strogonoff?
| Curiosidades

Qual a melhor carne para Strogonoff?

O Strogonoff, um prato de origem russa que conquistou o paladar brasileiro, é uma combinação saborosa de carne em tiras com um molho...