Blog

Equipamentos necessários para montar uma pizzaria
| Curiosidades

Equipamentos necessários para montar uma pizzaria

O brasileiro é apaixonado por pizzas, isso é fato. Em todas as regiões do Brasil é possível encontrar diversos estabelecimentos especializados neste popular prato que transcende culturas, regionalismos e classes sociais. As pizzas aparecem para o mercado nos diversos tipos e em diversos sabores, com os mais variados recheios e temperos. Abrir uma pizzaria é o grande objetivo de diversos empreendedores, sendo um negócio viável e com grande potencial de retorno. Mas uma primeira questão sempre surge na cabeça daqueles que pretendem se aventurar nesta jornada gastronômica: Quais são os equipamentos necessários para abrir uma pizzaria? Para ajudar a responder essa questão, fizemos esse post com algumas dicas bem valiosas na hora de escolher os seus equipamentos e montar o plano de negócios da sua pizzaria sem preocupações.

Vamos conferir?

Defina o tipo de sua pizzaria

O primeiro passo, antes mesmo de começar a escolher os seus equipamentos, é definir o tipo de pizzaria que você deseja ter, isso é, quais serão os serviços oferecidos: pizza à la carte, rodízio, delivery ou pizzaria do tipo fast food, que vende por pedaços. Tendo isso definido, você terá uma melhor noção da demanda que pretende atender e, com isso, poderá começar a planejar o tamanho da sua cozinha, bem como os equipamentos necessários.

Escolhendo equipamentos para pizzaria

Comece pelos equipamentos mais básicos, aqueles que toda cozinha comercial deve ter: geladeira, refrigerador, exaustor, recipientes para guardar ingredientes, mesa de preparo, uma balança para acertar na quantidade das receitas e demais utensílios de cozinha. Dominando essa etapa, você tem a primeira grande decisão a fazer: qual forno escolher?

A escolha do forno

O forno é um dos equipamentos mais essenciais para uma pizzaria. Sem ele, definitivamente, não tem pizza. Por isso, para tomar essa decisão, você vai se deparar com três opções, cada uma com seus custos e características, e precisará escolher a mais viável para o seu negócio. A primeira opção é o forno a gás, não faz fumaça, é fácil de encontrar no mercado, porém tem uma capacidade produtiva mais limitada. A segunda opção é o forno elétrico, sendo possível assar mais de uma pizza por vez, mas possui um custo operacional mais alto. A terceira e mais tradicional opção, é o forno à lenha, que dá mais sabor à pizza e pode ser mais econômico que os outros dois, porém demanda de um maior espaço físico. Tendo isso definido, você parte para a escolha dos equipamentos que podem facilitar e aumentar a produtividade do seu dia a dia.

Processador de alimentos

Esse equipamento é excelente pois faz com que os seus serviços sejam mais ágeis. Ele é conhecido também como ralador de queijos e é utilizado para triturar o parmesão e a muçarela, além de fatiar calabresa e desfiar frango.

Liquidificadores comerciais

Um bom liquidificador comercial não pode faltar na cozinha de qualquer pizzaria. Trata-se do equipamento ideal na produção de molhos de tomate.

E com um liquidificador de alta rotação, é possível preparar sucos naturais deliciosos para seus clientes.

Cortadores de frios

Servem para fatiar os frios, como queijos, presuntos, lombinhos, salames e outros, facilitando e agilizando este processo tão importante para pizzarias, principalmente na produção de sabores mais tradicionais.

Abridoras de massas de pizzas

Abrir massas de pizza manualmente pode ser um trabalho pesado e muito desgastante, além de ser mais demorado. Uma abridora de massas de pizza torna esse processo mais rápido e prático, aumentando significativamente a produtividade na cozinha e o tempo de preparo das pizzas.

Até o próximo post.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Equipamentos para cozinha industrial: Como escolher os seus?
| Curiosidades

Equipamentos para cozinha industrial: Como escolher os seus?

Está pensando em começar o seu novo negócio no ramo da culinária, mas não sabe o que comprar de equipamentos para cozinha industrial?...

7 Equipamentos para Açougue Essenciais!
| Curiosidades

7 Equipamentos para Açougue Essenciais!

Para o processamento das carnes e preparação para a venda ao consumidor final ou para as cozinhas de restaurantes, alguns equipamentos...