Blog

O aço inox no dia a dia da sua cozinha comercial
| Notícias

O aço inox no dia a dia da sua cozinha comercial

Resistentes, a utilização dos utensílios de Aço Inox nas cozinhas é cada vez maior. Inicialmente era comum em travessas s e talheres, mas, o material vem conquistado espaço e migrando para panelas, bancadas, cubas, frigideiras e eletrodomésticos, em decorrência da aparência, resistência à corrosão e suas propriedades de conservação de alimentos.

Muitas residências ainda poupam os produtos de inox, que acabam saindo do armário somente em ocasiões especiais. Entretanto, não é preciso reduzir o uso para evitar o desgaste desses produtos, isso porque, segundo o Núcleo Inox - Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável, se for bem cuidado, o aço inox de qualidade tem grande durabilidade, mantendo sua beleza e brilho por muito tempo.

Cuidados de conservação com o Aço Inx

São fáceis e sendo possível preservá-lo contra corrosão, mantendo sua beleza e brilho por muito mais tempo, com procedimentos simples, usando apenas água, sabão e detergentes neutros, afirma Arturo Chao Maceiras, diretor-executivo do Núcleo Inox.

O aço inox não oxida da mesma forma que os produtos de aço carbono que ao enferrujar ficam com uma camada vermelha descascada. As eventuais manchas na superfície de um utensílio de inox, na maioria, são originadas por partículas de ferro que contaminaram o aço inox. São essas partículas que estão enferrujando e não o produto, cita Chao.

O especialista explica que para as manchas mais resistentes, uma dica é aplicar a mistura feita de bicarbonato de sódio e álcool doméstico. O ideal é usar um pano macio ou bucha de náilon, mas nunca palha de aço. Além de arranhar as partes polidas, as esponjas de aço deixam minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas, revela.

O Aço Inox ajuda a economizar energia

Além de versátil, bonito e prático, o aço inox ajuda a economizar energia na cozinha. Por reter mais calor que outros materiais, as panelas de inox tornam-se mais econômicas no preparo de alimentos. E, por desprender menos íons metálicos, não produz cheiro, nem gosto e não libera substâncias que poderiam alterar o sabor dos alimentos. Além disso, a capacidade de suportar mudanças bruscas de temperatura torna o produto multifuncional, isto é, segue do forno para a pia tranquilamente.

Por sua superfície lisa e livre de poros, o metal dificulta a adesão de bactérias, garantindo mais higiene e saúde do que outros materiais. Há, ainda, uma vantagem comprovada na relação custo/benefício em comparação com outros materiais e, no aspecto ecológico, os equipamentos para açougue, equipamentos para padaria, equipamentos para bar e restaurante ou equipamentos para sorveteria de aço inox, após atingirem o fim de uma longa vida de serviços, são totalmente recicláveis

Compartilhe

Artigos Relacionados

Comfort food: Como conquistar os clientes pelo coração?
| Notícias

Comfort food: Como conquistar os clientes pelo coração?

A gastronomia passa por mudanças ao longo do tempo, adaptando-se aquilo que conversa diretamente com seus consumidores e a cultura da...

O que é contaminação Cruzada por Glúten?
| Notícias

O que é contaminação Cruzada por Glúten?

As refeições junto com amigos e familiares é algo bastante comum em diversas culturas e gerações, as refeições representam a...