Blog

Quais as vantagens dos equipamentos em aço inox para cozinhas comerciais?
| Informações Técnicas

Quais as vantagens dos equipamentos em aço inox para cozinhas comerciais?

Escolher os equipamentos que vão ajudar a produção no dia a dia da sua cozinha comercial passa pela avaliação de diversos fatores importantes. É muito provável que você leve em consideração aspectos como resistência, facilidade no manuseio, agilidade na limpeza e manutenção e, claro, a estética também. Uma resposta perfeita para essa lista de exigências é o aço inox.

Vem junto com a gente descobrir as vantagens do aço inox. São vários, da durabilidade à estética, passando pela resistência e higiene. Vamos lá!

 

Durabilidade do aço inox

O aspecto da durabilidade já está no nome desse material: inox. Afinal, por que o inox não enferruja? A fabricação é feita através de uma liga de ferro e crómio, com níquel e outros elementos, dando a esse material uma estrutura físico-química superior a outros tipos de aço. A união desses elementos cria uma camada protetora que impede que a água e o oxigênio penetrem no metal e iniciem o processo de corrosão.

Ao fazer investimentos para sua cozinha industrial, você espera que seus equipamentos durem bastante, certo?! Para metais, a durabilidade está ligada ao processo de corrosão e, como você já descobriu, essa é a principal característica do aço inox.

Em equipamentos que estão em contato constante com água e produtos químicos, isso é muito importante. Se forem conservados de maneira correta, os equipamentos em aço inox podem durar até 30 anos.

 

Resistência e leveza

Como serão  utilizados com bastante frequência, listamos como outra vantagem dos equipamentos de aço inox o fato deles serem bastante resistentes e leves. Os acessórios que levam esse material suportam bem eventuais quedas e batidas e pesam muito pouco, ajudando no manuseio e agilidade da produção.

 

Temperatura

Também ligada à resistência do material, a capacidade de suportar variações de temperatura é outra vantagem do aço inox. Em uma cozinha comercial, às vezes o equipamento sai de um preparo quente direto para uma preparação fria. O aço inox está aí pra aguentar bem essa dinâmica da cozinha.

 

Higiene

O aço inox é também o material mais indicado para cumprir sem problemas as normas sanitárias. Os equipamentos em inox tem uma superfície que facilita muito a limpeza, sem grande esforço. Além disso, eles evitam o aparecimento de ranhuras e aberturas que podem gerar proliferação de bactérias e fungos.

 

Estética

Além de todas essas vantagens no uso e conservação dos equipamentos em aço inox, outro aspecto importante para uma cozinha comercial é a questão estética. Aqui o aço inox também entrega qualidade. A textura do material e a versatilidade na hora da produção permitem que o equipamento tenha um design que combina bem com várias decorações e pode ficar à vista do cliente. Mesmo com o tempo, ele vai continuar parecendo novo, já que resiste bem ao aparecimento de manchas.

 

Como conservar o equipamento em aço inox?

Com tantas vantagens, você vai querer preservar bem o seu equipamento em aço inox, certo? Vamos conhecer então algumas dicas rápidas e importantes sobre como limpar o aço inox e como polir.

  • Evite deixar alimentos ácidos em contato por muito tempo com o inox. A acidez pode corroer a camada protetora e iniciar um processo de oxidação.
  • Para limpeza, use são neutro e um pano macio.
  • Depois de lavar, seque bem a superfície.
  • Não use produtos abrasivos, como esponjas de aço. Isso pode causar uma reação e prejudicar a camada protetora do material.
  • Para remover eventuais manchas e restos de comida impregnados, use bicarbonato de sódio diluído em água.
  • Na limpeza, evite produtos que levem cloro na composição.

 

Encontre seu equipamento em aço inox

Especializada em equipamentos para cozinhas comerciais, a Skymsen sabe das vantagens do aço inox e tem uma grande variedade de máquinas e acessórios produzidos em inox para ajudar o dia a dia do seu restaurante, bar ou lanchonete. Confira na Loja Skymsen os melhores modelos para o seu negócio.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Lançamento Skymsen: Liquidificador Blender com Abafador de Ruídos
| Informações Técnicas

Lançamento Skymsen: Liquidificador Blender com Abafador de Ruídos

Para os mais diversos estabelecimentos do setor de food service, um bom liquidificador por vezes é um equipamento indispensável na hora...

Qualidade ou preço: o que considerar ao comprar equipamentos para cozinha industrial
| Informações Técnicas

Qualidade ou preço: o que considerar ao comprar equipamentos para cozinha industrial

Na hora de montar qualquer estabelecimento, são inúmeros os detalhes que requerem atenção, quando falamos de um restaurante então, a...