Blog
Cardápio de inverno: Saiba por que apostar nessa sazonalidade
Com a chegada do frio, o volume de clientes nos estabelecimentos do setor alimentício tende a diminuir consideravelmente. Em contrapartida, o apetite costuma aumentar, já que o corpo precisa de mais energia para suportar as temperaturas baixas. Dessa forma os pratos mais encorpados e calóricos exercem uma atração quase irresistível no paladar dos clientes.
Quer saber como preparar o seu estabelecimento para oferecer um cardápio de inverno diferenciado, com a cara da estação? Continue a leitura deste conteúdo e saiba a importância que é apostar nessa sazonalidade.
Por que investir em um cardápio de inverno?
Investir em um cardápio sazonal trará inúmeros benefícios para o seu bar ou restaurante. Saiba quais são agora!
1. Oferta diferenciada
O cardápio de inverno pode ser um ótimo estímulo para ativar os chamados gatilhos de vendas como: senso de urgência, escassez e exclusividade. Ativando essa necessidade em seus clientes, você fará com que eles sintam vontade de experimentar um novo prato ou bebida sabendo que só vão permanecer no cardápio por tempo limitado.
2. Evita criar dependência de alguns produtos
Cada estação tem produtos específicos para a época. No inverno, as frutas predominantes são: banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva. Que tal investir em pratos que tenham como ingrediente alguma dessas frutas?
Com um cardápio de inverno baseado no que está disponível na época, é possível fazer compras antecipadas e ajustar a demanda, sem se preocupar com prazos e logística.
3. Permite ter uma margem de contribuição maior
Seja pela substituição de um ingrediente ou equilíbrio destes na composição do cardápio de inverno, ou por serem novidade e os clientes saberem que só estarão disponíveis em determinado período, os pratos com alimentos da época tendem a ter mais saída.
4. Pode ajudar a atrair mais clientes
O cardápio de inverno é um fator que contribui para atrair novos clientes, pois ingredientes e pratos diferenciados conseguem chamar a atenção e despertar a curiosidade dos consumidores. Sem contar que isso pode ser um bom motivo para o seu estabelecimento também atrair o interesse dos críticos gastronômicos que podem escrever boas pautas sobre o seu restaurante na mídia.
Um bom exemplo são os fast-food que estão sempre inovando e trazendo mais sabores e texturas para os seus pratos para atrair novos clientes e se diferenciar dos concorrentes.
Agora que temos 4 bons motivos para investir na criação de um cardápio sazonal complementar ao seu menu original, agora, daremos algumas dicas para incrementá-lo e alavancar as vendas do seu restaurante ou bar.
Prepare seu restaurante para o inverno:
1. Prepare o ambiente para o frio
Com a chegada do inverno o número de pessoas circulando pelas ruas diminuiu bastante. O que pode significar um declínio nas vendas para alguns estabelecimentos, pode ser uma grande oportunidade para você incrementar a decoração do seu restaurante com itens, como tapetes, cortinas e aquecedores, para deixar o ambiente mais aconchegante para atrair os clientes
2. Invista em um cardápio de inverno com pratos quentes
Só basta o pontinho vermelho do termômetro baixar um pouquinho que todas as pessoas procuram por comidas mais quentes. Assim, no inverno é fundamental incluir esses pratos no cardápio, já que a sua procura e venda tendem a ser mais altas.
Geralmente, os donos de restaurante optam pelas sopas, visto que o seu preparo é simples e não modifica muito a rotina de trabalho da cozinha. Entretanto, para você que quer inovar e oferecer algo diferenciado, há várias outras opções que podem se encaixar melhor no estilo do seu restaurante, como:
- Fondue;
- Massas com molhos mais pesados;
- Risotos;
- Ensopados;
- Feijoada;
- Bolinho de chuva;
- Chocolate quente;
- Estofado de carne;
- Carbonada de Zapallo;
- Guiso de Lentejas;
- Guiso de Mondongo;
- Buseca, etc.
Aproveite para instaurar o gatilho de escassez e urgência para que os clientes entendam que esses pratos são sazonais, ou seja, acabará no fim da estação. Isso os motivará mais para provar as iguarias quanto antes.
3. Utilize os ingredientes sazonais
Como dito anteriormente, cada estação tem seus produtos típicos da época. A ideia é que você possa utilizar esses itens para incrementar as receitas, deixando-as com a cara da estação. Essa estratégia contribui para a redução de custos.
4. Incremente a carta de vinhos
Faça chuva ou faça sol, o vinho sempre será uma opção extremamente apreciada pelas pessoas. Por esse motivo, é interessante reforçar a carta, incluindo rótulos de qualidade, tornando o negócio mais popular para seus clientes.
5. Ofereça combos promocionais
Alguém falou em promoção? É quase impossível apontar um cliente que não goste de uma bela promoção. Então, inclua combos promocionais no seu cardápio de inverno. Essa estratégia atrairá mais clientes, afinal, combos promocionais são muito atrativos, principalmente se for em dias mais frios.
6. Invista em embalagens seguras
Se o seu estabelecimento oferece delivery, invista em embalagens que retenham o calor, perfeitamente lacradas. De nada adianta a refeição ser preparada com todo o carinho, se a comida não chegar com boa apresentação ao cliente.
7. Reforce seu serviço de delivery
Algumas pessoas preferem ficar em casa nos dias mais frios, como opção para essas pessoas que tal ir até elas? A dica é que você invista no serviço de delivery, sendo possível criar promoções exclusivas para aqueles que optarem por essa modalidade de serviço.
Se você montar uma estratégia perfeita com essas dicas, não precisará se preocupar com a chegada do inverno, pois o seu estabelecimento estará preparado para lucrar muito com a preparação de um cardápio de inverno.
Para desenvolver as receitas de forma prática e rápida, conte com os equipamentos da Skymsen. Temos cutters e liquidificadores para a preparação de pastas, molhos e sopas, com agilidade e praticidade. Confira toda a nossa linha de maquinários para açougues, padarias, sorveterias, restaurantes e bares.
Se é Skymsen, pode confiar!
Artigos Relacionados
O que é a alimentação inclusiva?
Alimentação inclusiva é a prática de incluir pessoas que possuem restrições alimentares em qualquer ambiente, seja um evento, bar ou...
Pasta de Amendoim
A pasta de amendoim é um creme obtido através do processamento do amendoim torrado e sem pele em um processador industrial para pasta de...