Blog

Cardápio de inverno: Saiba por que apostar nessa sazonalidade
| Notícias

Cardápio de inverno: Saiba por que apostar nessa sazonalidade

Com a chegada do frio, o volume de clientes nos estabelecimentos do setor alimentício tende a diminuir consideravelmente. Em contrapartida, o apetite costuma aumentar, já que o corpo precisa de mais energia para suportar as temperaturas baixas. Dessa forma os pratos mais encorpados e calóricos exercem uma atração quase irresistível no paladar dos clientes.

Quer saber como preparar o seu estabelecimento para oferecer um cardápio de inverno diferenciado, com a cara da estação? Continue a leitura deste conteúdo e saiba a importância que é apostar nessa sazonalidade.

 

Por que investir em um cardápio de inverno?

Investir em um cardápio sazonal trará inúmeros benefícios para o seu bar ou restaurante. Saiba quais são agora!

 

1. Oferta diferenciada

O cardápio de inverno pode ser um ótimo estímulo para ativar os chamados gatilhos de vendas como: senso de urgência, escassez e exclusividade. Ativando essa necessidade em seus clientes, você fará com que eles sintam vontade de experimentar um novo prato ou bebida sabendo que só vão permanecer no cardápio por tempo limitado.

 

2. Evita criar dependência de alguns produtos

Cada estação tem produtos específicos para a época. No inverno, as frutas predominantes são: banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva. Que tal investir em pratos que tenham como ingrediente alguma dessas frutas?

Com um cardápio de inverno baseado no que está disponível na época, é possível fazer compras antecipadas e ajustar a demanda, sem se preocupar com prazos e logística.

 

3. Permite ter uma margem de contribuição maior

Seja pela substituição de um ingrediente ou equilíbrio destes na composição do cardápio de inverno, ou por serem novidade e os clientes saberem que só estarão disponíveis em determinado período, os pratos com alimentos da época tendem a ter mais saída.

 

4. Pode ajudar a atrair mais clientes

investir em um cardápio de inverno

O cardápio de inverno é um fator que contribui para atrair novos clientes, pois ingredientes e pratos diferenciados conseguem chamar a atenção e despertar a curiosidade dos consumidores. Sem contar que isso pode ser um bom motivo para o seu estabelecimento também atrair o interesse dos críticos gastronômicos que podem escrever boas pautas sobre o seu restaurante na mídia.

 

Um bom exemplo são os fast-food que estão sempre inovando e trazendo mais sabores e texturas para os seus pratos para atrair novos clientes e se diferenciar dos concorrentes.

Agora que temos 4 bons motivos para investir na criação de um cardápio sazonal complementar ao seu menu original, agora, daremos algumas dicas para incrementá-lo e alavancar as vendas do seu restaurante ou bar.

 

Prepare seu restaurante para o inverno:

1. Prepare o ambiente para o frio

Com a chegada do inverno o número de pessoas circulando pelas ruas diminuiu bastante. O que pode significar um declínio nas vendas para alguns estabelecimentos, pode ser uma grande oportunidade para você incrementar a decoração do seu restaurante com itens, como tapetes, cortinas e aquecedores, para deixar o ambiente mais aconchegante para atrair os clientes

 

2. Invista em um cardápio de inverno com pratos quentes

Invista em um cardápio de inverno com pratos quentes

Só basta o pontinho vermelho do termômetro baixar um pouquinho que todas as pessoas procuram por comidas mais quentes. Assim, no inverno é fundamental incluir esses pratos no cardápio, já que a sua procura e venda tendem a ser mais altas.

 

Geralmente, os donos de restaurante optam pelas sopas, visto que o seu preparo é simples e não modifica muito a rotina de trabalho da cozinha. Entretanto, para você que quer inovar e oferecer algo diferenciado, há várias outras opções que podem se encaixar melhor no estilo do seu restaurante, como:

 

- Fondue;

- Massas com molhos mais pesados;

- Risotos;

- Ensopados;

- Feijoada;

- Bolinho de chuva;

- Chocolate quente;

- Estofado de carne;

- Carbonada de Zapallo;

- Guiso de Lentejas;

- Guiso de Mondongo;

- Buseca, etc.

Aproveite para instaurar o gatilho de escassez e urgência para que os clientes entendam que esses pratos são sazonais, ou seja, acabará no fim da estação. Isso os motivará mais para provar as iguarias quanto antes. 

 

3. Utilize os ingredientes sazonais

Como dito anteriormente, cada estação tem seus produtos típicos da época. A ideia é que você possa utilizar esses itens para incrementar as receitas, deixando-as com a cara da estação. Essa estratégia contribui para a redução de custos.

 

4. Incremente a carta de vinhos

Cardápio de inverno

Faça chuva ou faça sol, o vinho sempre será uma opção extremamente apreciada pelas pessoas. Por esse motivo, é interessante reforçar a carta, incluindo rótulos de qualidade, tornando o negócio mais popular para seus clientes.

 

5. Ofereça combos promocionais

Alguém falou em promoção? É quase impossível apontar um cliente que não goste de uma bela promoção. Então, inclua combos promocionais no seu cardápio de inverno. Essa estratégia atrairá mais clientes, afinal, combos promocionais são muito atrativos, principalmente se for em dias mais frios.

 

6. Invista em embalagens seguras

Se o seu estabelecimento oferece delivery, invista em embalagens que retenham o calor, perfeitamente lacradas. De nada adianta a refeição ser preparada com todo o carinho, se a comida não chegar com boa apresentação ao cliente. 

 

7. Reforce seu serviço de delivery

Algumas pessoas preferem ficar em casa nos dias mais frios, como opção para essas pessoas que tal ir até elas? A dica é que você invista no serviço de delivery, sendo possível criar promoções exclusivas para aqueles que optarem por essa modalidade de serviço.

 

Se você montar uma estratégia perfeita com essas dicas, não precisará se preocupar com a chegada do inverno, pois o seu estabelecimento estará preparado para lucrar muito com a preparação de um cardápio de inverno

Para desenvolver as receitas de forma prática e rápida, conte com os equipamentos da Skymsen. Temos cutters e liquidificadores para a preparação de pastas, molhos e sopas, com agilidade e praticidade. Confira toda a nossa linha de maquinários para açougues, padarias, sorveterias, restaurantes e bares

 

Se é Skymsen, pode confiar!

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...