Blog

Aprenda como assar seus produtos no forno de convecção
| Notícias

Aprenda como assar seus produtos no forno de convecção

Uma das dúvidas mais recorrentes sobre o forno de convecção é acerca de sua utilização para assar as saborosas receitas preparadas. Esse pedido de ajuda vem de cozinheiros que acabaram de comprar esse modelo de forno e também de pessoas intrigadas com a cocção por convecção.

Como sabemos que a produtividade é a alma de qualquer negócio e que um produto bem assado e bonito faz toda diferença, preparamos este conteúdo com dicas valiosas para você assar com excelência os seus produtos no forno de convecção. Confira!

 

O que é um forno de convecção?

O forno de convecção é um equipamento que possui uma resistência circular com turbina para circulação de calor. Ou seja, esse modelo utiliza uma tecnologia que faz com que o fluxo do ar quente circule uniformemente.

Ao optar por um forno de convecção, a sua cozinha, seja ela profissional ou não, ganha inúmeros benefícios, como tempo de cozimento menor, cozimento uniforme, permite temperaturas mais baixas, mais consistência às receitas e economia de energia. Vamos agora aprender a assar as suas receitas?

 

Diminua a temperatura

Em um forno de convecção, o ar circula em torno do alimento, então a temperatura deve ser menor para o cozimento. Diminua a temperatura em 20-25 graus ao cozinhar em um forno de convecção.

 

Reduza o tempo de cozimento

Como os fornos de convecção cozinham muito mais rápido, aconselhamos que você reduza o tempo de cozimento. O ideal é que você comece reduzindo o tempo em 1/3 do tempo real utilizado em um forno convencional.

 

Use os utensílios corretos

como usar forno de convecção

Como falado anteriormente, os fornos de convecção utilizam a tecnologia de distribuição do ar quente por meio de circulação por ventilador, por isso é necessário utilizar acessórios diferentes para maximizar os benefícios do seu forno. Verifique se as assadeiras têm ou não bordas altas, pois isso influencia para que o fluxo de ar alcance a comida, assim como se elas são perfuradas, que contribui para a circulação adequada do fluxo de ar.

 

Mantenha uma distância adequada entre as bandejas

Como o forno de convecção funciona com um ventilador que reparte o calor em partes iguais no interior do forno, para que a comida asse de forma homogênea, é aconselhável que não coloque diversas bandejas e mantenha uma distância de 2,5 cm entre cada uma delas, facilitando a circulação apropriada do ar.

 

Não cubra as receitas

Ao utilizar um forno de convecção, não cubra as receitas com papel alumínio ou tampa para o cozimento. Isso bloqueia o fluxo de ar que faz parte do processo de cozimento. 

 

Verifique o alimento enquanto ele cozinha

Como você está iniciando a sua incrível jornada com o forno de convecção e ainda está familiarizado com o processo de cozimento do forno, aconselhamos que você esteja sempre atento ao cozimento da sua receita. Faltando 10 minutos para o término, certifique-se de que a receita esteja cozida.

 

Quais alimentos cozinham melhor em um forno de convecção?

assando em forno de convecção

Que o forno de convecção é um grande diferencial no preparo de alimentos não tem como negar, mas você sabia que a maioria dos alimentos pode ser cozidos em um forno de convecção? Só devemos ter atenção porque o forno de convecção tem o cozimento mais seco do que um forno convencional. Dessa forma, os alimentos que cozinham melhor em um forno de convecção, são carnes, salgados, pão de queijo, bolos, biscoitos e outros.

 

Onde encontrar forno de convecção para a sua cozinha?

assar em forno de convecção

Quando o assunto é levar mais praticidade e otimizar os meios produtivos da sua cozinha, seja ela comercial ou não, a Skymsen larga na frente e apresenta uma linha completa de equipamentos para você atualizar e dar um start no seu negócio.

Pensando em adquirir um forno de convecção para seus negócios, seja ele padaria, lanchonete, frentes de bar, loja de conveniência, mercados ou quiosques, a Skymsen apresenta a sua linha de fornos de convecção: MAXICONV (se quiser saber mais sobre este modelo, acesse aqui) e DISCOVERY para você aumentar a produtividade com qualidade e economia.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...