Blog

Débito Direto Autorizado: Conheça as vantagens do DDA
| Notícias

Débito Direto Autorizado: Conheça as vantagens do DDA

Já pensou em ter um controle maior das finanças com uma função capaz de rastrear e liberar o pagamento de contas através de apenas um clique? Agora é possível, conheça o DDA, uma nova funcionalidade para quem quer poupar tempo e controlar as contas. 

 

Confundido com o famoso e já consolidado débito automático, o débito direto autorizado ou DDA é uma modalidade de pagamento de contas que está sendo pouco a pouco implementada nas instituições bancárias. Essa nova funcionalidade permite que o usuário visualize todos os boletos que estão sendo emitidos em seu CPF ou CNPJ, tirando-lhe a necessidade de tê-los impresso.

Entender como essa nova ferramenta de pagamento funciona e os benefícios que ela pode trazer para o seu dia a dia são pontos-chave a serem considerados na hora de optar por esse serviço. Por isso, trouxemos de forma sintetizada o que é DDA e quais são os benefícios dessa nova modalidade de pagamento para sua empresa.

 

O que é DDA?

DDA é a sigla para débito direto autorizado, ou seja, uma nova função de pagamento de contas que está sendo pouco a pouco implementada nas instituições bancárias. Essa nova modalidade permite que o usuário visualize todos os boletos que estão sendo emitidos em seu CPF ou CNPJ, tirando-lhe a necessidade de tê-los impresso.

Desde o seu surgimento em 2009, o DDA já é o quarto meio de pagamento mais utilizado no Brasil, segundo dados do Banco Central. A quantidade de transações chegou a ultrapassar a marca de 1,5 milhão no último trimestre de 2020.

 

Como funciona o DDA?

Muito confundido ainda com o débito automático, o DDA é a nova funcionalidade que as instituições bancárias estão pouco a pouco integrando aos seus serviços. 

O funcionamento do débito automático consiste no cadastro da conta uma única vez, através de um código específico. Após isso, a conta passará a ser debitada diretamente na conta, todos os meses, na data de vencimento.

Já o DDA traz uma funcionalidade bem diferente, ele permite que o usuário visualize e seja notificado sobre boletos lançados em seu CPF ou CNPJ. Em vez de serem debitados diretamente na conta, assim como o débito automático, eles ficam em stand by, esperando serem autorizados para pagamento.

Diante disso, percebemos que o DDA funciona de forma bem simples: as cobranças são enviadas diretamente para a instituição bancária na qual o usuário tem sua conta, onde ele poderá visualizá-lo, seja no aplicativo ou no site, assim ele poderá visualizar todos os débitos e contas a pagar naquele mês, trazendo mais segurança e praticidade para o seu negócio.

O próprio usuário, ao identificar as cobranças, pode efetuar o pagamento na própria plataforma do banco, indicando a liberação para débito. Lembre-se, no DDA é preciso que o usuário libere o pagamento, diferente do débito automático.

 

Quais as vantagens do DDA para a sua empresa?

vantagens do DDA para empresa

  • Agilidade no dia a dia da empresa, pois não há a necessidade de digitar os dados do boleto para pagamento, já que eles são carregados automaticamente;
  • Conveniência de poder pagar boletos a vencer e já vencidos emitidos por outros bancos;
  • Diminuir riscos de fraudes e adulteração de dados como código de barras e linha digitável;
  • Como a informação é eletrônica, existe a garantia de recebimento, sem risco de extravio ou atraso de entrega pelos correios;
  • Autorizar pagamentos automáticos e recorrentes dos boletos;
  • Cadastro sem custo;
  • Ajuda a reduzir a produção de papel, contribuindo com o meio ambiente.

 

Este conteúdo faz parte do propósito da Skymsen de apresentar soluções práticas e seguras para a sua empresa, com vistas a diminuir as fraudes e trazer mais praticidade para o dia a dia.

Não perca tempo e procure a sua agência bancária e peça mais informações sobre o DDA e faça a sua adesão.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...