Blog

Conservação de Alimentos: saiba qual a melhor maneira de esterilizar alimentos.
Dentre as diversas mudanças e assuntos que ganharam maior relevância desde o início da pandemia, um dos principais temas para todos que atuam no setor de food service é a conservação, higiene e esterilização dos alimentos a fim de evitar a contaminação. Existem diversas formas de tornar o alimento seguro para consumo, que são amplamente conhecidas, como o cozimento em geral, higienização de frutas e verdura com água sanitária, utilização de gás ozônio, também os conhecidos processos de pasteurização, uma das técnicas mais antigas, como também utilização de luz UV-C uma das técnicas mais modernas para a esterilização dos alimentos e superfícies
No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre duas técnicas amplamente usadas na esterilização de alimentos: A pasteurização e a utilização de luz UV-C, bem como os benefícios e desvantagens de cada, para então responder uma importante dúvida de todos que trabalham com a manipulação e o serviço de alimentos: afinal, qual é a melhor maneira de realizar a esterilização de alimentos? Confira a seguir.
O que é pasteurização?
Pasteurização trata-se de uma das técnicas mais antigas para a conservação de alimentos, criada ainda no século XIX pelo cientista Louis Pasteur, tendo sido batizada com o nome de seu criador. Essa técnica consiste em realizar a mudança de temperatura do alimento antes de seu envasamento, aumentando significativamente a sua vida útil.
Apesar de simples, é uma técnica altamente efetiva e utilizada até os dias atuais com poucas alterações, sendo amplamente utilizada na indústria alimentícia.
Quais os tipos de pasteurização?
Atualmente são utilizadas três modalidades de pasteurização, sendo elas:
Pasteurização Lenta
Na pasteurização lenta o alimento é aquecido até 65°C durante 30 minutos e depois é resfriado. Esse método é comumente utilizado em sorvetes e leites mais gordurosos, como o de cabra;
Pasteurização Rápida
Já na pasteurização rápida o alimento é aquecido até a temperatura de 75°C durante 15 a 20 segundos. Leites pasteurizados por esse método, recebem classificações que variam de A a C;
Pasteurização Muito Rápida
A pasteurização muito rápida também é conhecida como pasteurização UHT (temperatura ultra elevada), com este método o alimento é aquecido até a faixa de temperatura entre 130°C a 150°C de três a cinco segundos.
Esse método também é aplicado, em produtos líquidos ou semilíquidos, já que é a mais eficiente para a eliminação de microrganismos.
Quais os principais benefícios e desvantagens da pasteurização?
Existem diversas vantagens associadas à utilização da pasteurização, como o método de conservação de alimentos. O uso da pasteurização age na eliminação de patógenos sensíveis ao calor, como os causadores da tuberculose e da Salmonelose, sem alterar as características sensoriais do alimento e o seu valor nutritivo. Porém, uma das principais desvantagens desta técnica é que a pasteurização nescessita que o produto altamente, podendo alterar seu resultado final.
A utilização da luz UV-C para a esterilização de alimentos
Uma outra técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no combate a microrganismos devido às suas muitas vantagens em relação a outros tipos de esterilização é a utilização de luz ultravioleta. A alta eficiência e confiabilidade fizeram essa técnica passar a ser utilizada na esterilização de produtos, embalagens e até mesmo no tratamento de água potável.
Quais os benefícios da luz UV-C?
A esterilização de alimentos por luz UV-C apresenta diversos benefícios, entre os quais podemos citar como principais o fato dessa técnica não gerar subprodutos tóxicos, permitindo uma desinfecção rápida, realizada em segundos, não deixando resíduos de odor e sem precisar estocar substâncias tóxicas, necessitando apenas de um mínimo de espaço para o equipamento. Essas características fazem com que a radiação ultravioleta se torne uma importante aliada a ser considerada nos cuidados essenciais em cozinhas industriais.
Como funciona a esterilização de alimentos por luz UV-C
O processo de esterilização por luz UV-C acontece em um equipamento, uma espécie de estufa, onde o alimento é colocado e passa a ser irradiado por um sistema de iluminação ultravioleta, que é regulado em uma potência que permita esterilizar o alimento sem alterar qualquer uma de suas propriedades. Essa exposição leva poucos minutos, permitindo a penetração da radiação UV-C nos alimentos, alterando o DNA e RNA dos microrganismos patogênicos que possam estar presentes e, consequentemente, destruindo-os. Tudo é realizado com muita praticidade, sendo o equipamento muito fácil de ser operado.
Aplicação da luz UV-C nos estabelecimentos
Quem vem apresentando excelentes resultados com esta técnica, é a Damay Café e Confeitaria, empresa parceira da SC Comércio de máquinas e Equipamentos. Todas as tortas produzidas são fatiadas e passam pela estufa de luz UV-C para esterilização e conservação dos alimentos, só então são embaladas, garantindo assim a segurança alimentar, sem ressecar os alimentos, sem deixar gosto ou alterar qualquer característica, inclusive a umidade. “Há mais de três anos estamos construindo esse novo modelo de operação que hoje está se tornando realidade. Um modelo simples, objetivo, rentável e principalmente muito fácil de operar no PDV”, diz o Chef Daniel Massarolo, sócio-proprietário e fundador da Damay Café e Confeitaria. “Oferecemos aos nossos franqueados todas as tortas fatiadas e embaladas com segurança alimentar sem risco de contaminação”, completa.
Agora que você já conhece as diferentes técnicas de conservação de alimentos, é preciso analisar qual o melhor método a ser aplicado em seu estabelecimento, de acordo com suas características e estrutura. A tecnologia de esterilização por luz UV-C pode ser uma importante aliada para oferecer aos seus clientes o máximo de segurança alimentar em um momento onde este tema ganha cada vez mais relevância para os consumidores.
Já para encontrar equipamentos que proporcionem maior facilidade de higienização no dia a dia de seu estabelecimento, sejam equipamentos para bares e restaurantes, ou equipamentos para padarias, é só acessar a loja da Skymsen. Até a próxima!
Artigos Relacionados

O que é a alimentação inclusiva?
Alimentação inclusiva é a prática de incluir pessoas que possuem restrições alimentares em qualquer ambiente, seja um evento, bar ou...

Pasta de Amendoim
A pasta de amendoim é um creme obtido através do processamento do amendoim torrado e sem pele em um processador industrial para pasta de...