Blog

Conservação de Alimentos: saiba qual a melhor maneira de esterilizar alimentos.
| Notícias

Conservação de Alimentos: saiba qual a melhor maneira de esterilizar alimentos.

Dentre as diversas mudanças e assuntos que ganharam maior relevância desde o início da pandemia, um dos principais temas para todos que atuam no setor de food service é a conservação, higiene e esterilização dos alimentos a fim de evitar a contaminação. Existem diversas formas de tornar o alimento seguro para consumo, que são amplamente conhecidas, como o cozimento em geral, higienização de frutas e verdura com água sanitária, utilização de gás ozônio, também os conhecidos processos de pasteurização, uma das técnicas mais antigas, como também utilização de luz UV-C uma das técnicas mais modernas para a esterilização dos alimentos e superfícies

No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre duas técnicas amplamente usadas na esterilização de alimentos: A pasteurização e a utilização de luz UV-C, bem como os benefícios e desvantagens de cada, para então responder uma importante dúvida de todos que trabalham com a manipulação e o serviço de alimentos: afinal, qual é a melhor maneira de realizar a esterilização de alimentos? Confira a seguir.

O que é pasteurização?

Pasteurização trata-se de uma das técnicas mais antigas para a conservação de alimentos, criada ainda no século XIX pelo cientista Louis Pasteur, tendo sido batizada com o nome de seu criador. Essa técnica consiste em realizar a mudança de temperatura do alimento antes de seu envasamento, aumentando significativamente a sua vida útil. 

Apesar de simples, é uma técnica altamente efetiva e utilizada até os dias atuais com poucas alterações, sendo amplamente utilizada na indústria alimentícia.

Quais os tipos de pasteurização?

pasteurização de alimentos

Atualmente são utilizadas três modalidades de pasteurização, sendo elas: 

Pasteurização Lenta

Na pasteurização lenta o alimento é aquecido até 65°C durante 30 minutos e depois é resfriado. Esse método é comumente utilizado em sorvetes e leites mais gordurosos, como o de cabra;

Pasteurização Rápida

Já na pasteurização rápida o alimento é aquecido até a temperatura de 75°C durante 15 a 20 segundos. Leites pasteurizados por esse método, recebem classificações que variam de A a C;

Pasteurização Muito Rápida

A pasteurização muito rápida também é conhecida como pasteurização UHT (temperatura ultra elevada), com este método o alimento é aquecido até a faixa de temperatura entre 130°C a 150°C de três a cinco segundos.

Esse método também é aplicado, em produtos líquidos ou semilíquidos, já que é a mais eficiente para a eliminação de microrganismos.

Quais os principais benefícios e desvantagens da pasteurização?

Existem diversas vantagens associadas à utilização da pasteurização, como o método de conservação de alimentos. O uso da pasteurização age na eliminação de patógenos sensíveis ao calor, como os causadores da tuberculose e da Salmonelose, sem alterar as características sensoriais do alimento e o seu valor nutritivo. Porém, uma das principais desvantagens desta técnica é que a pasteurização nescessita que o produto altamente, podendo alterar seu resultado final.

A utilização da luz UV-C para a esterilização de alimentos

Uma outra técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no combate a microrganismos devido às suas muitas vantagens em relação a outros tipos de esterilização é a utilização de luz ultravioleta. A alta eficiência e confiabilidade fizeram essa técnica passar a ser utilizada na esterilização de produtos, embalagens e até mesmo no tratamento de água potável.

Quais os benefícios da luz UV-C?

A esterilização de alimentos por luz UV-C apresenta diversos benefícios, entre os quais podemos citar como principais o fato dessa técnica não gerar subprodutos tóxicos, permitindo uma desinfecção rápida, realizada em segundos, não deixando resíduos de odor e sem precisar estocar substâncias tóxicas, necessitando apenas de um mínimo de espaço para o equipamento. Essas características fazem com que a radiação ultravioleta se torne uma importante aliada a ser considerada nos cuidados essenciais em cozinhas industriais.

Como funciona a esterilização de alimentos por luz UV-C

O processo de esterilização por luz UV-C acontece em um equipamento, uma espécie de estufa, onde o alimento é colocado e passa a ser irradiado por um sistema de iluminação ultravioleta, que é regulado em uma potência que permita esterilizar o alimento sem alterar qualquer uma de suas propriedades. Essa exposição leva poucos minutos, permitindo a penetração da radiação UV-C nos alimentos, alterando o DNA e RNA dos microrganismos patogênicos que possam estar presentes e, consequentemente, destruindo-os. Tudo é realizado com muita praticidade, sendo o equipamento muito fácil de ser operado.

Aplicação da luz UV-C nos estabelecimentos

 

Quem vem apresentando excelentes resultados com esta técnica, é a Damay Café e Confeitaria, empresa parceira da SC Comércio de máquinas e Equipamentos. Todas as tortas produzidas são fatiadas e passam pela estufa de luz UV-C para esterilização e conservação dos alimentos, só então são embaladas, garantindo assim a segurança alimentar, sem ressecar os alimentos, sem deixar gosto ou alterar qualquer característica, inclusive a umidade. “Há mais de três anos estamos construindo esse novo modelo de operação que hoje está se tornando realidade. Um modelo simples, objetivo, rentável e principalmente muito fácil de operar no PDV”, diz o Chef Daniel Massarolo, sócio-proprietário e fundador da Damay Café e Confeitaria. “Oferecemos aos nossos franqueados todas as tortas fatiadas e embaladas com segurança alimentar sem risco de contaminação”, completa.

Agora que você já conhece as diferentes técnicas de conservação de alimentos, é preciso analisar qual o melhor método a ser aplicado em seu estabelecimento, de acordo com suas características e estrutura. A tecnologia de esterilização por luz UV-C pode ser uma importante aliada para oferecer aos seus clientes o máximo de segurança alimentar em um momento onde este tema ganha cada vez mais relevância para os consumidores.

Já para encontrar equipamentos que proporcionem maior facilidade de higienização no dia a dia de seu estabelecimento, sejam equipamentos para bares e restaurantes, ou equipamentos para padarias, é só acessar a loja da Skymsen. Até a próxima! 

 
Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...