Blog

O que é a alimentação inclusiva?
| Notícias

O que é a alimentação inclusiva?

A alimentação inclusiva é a prática de incluir grupos de pessoas que possuem restrições alimentares em qualquer ambiente da sociedade, seja um evento, bar ou restaurante. Existem diferentes categorias de restrições alimentares, sejam por alergias ou preferências de não ingerir um determinado alimento. Essas situações vão muito além do gostar ou não gostar, se baseiam, principalmente, no que as pessoas podem ou não comer. 

Cada organismo possui suas particularidades, assim como as pessoas possuem suas próprias crenças e ideologias, ou suas preferências e necessidades na alimentação. Muito além da nutrição, comer é uma experiência que deve ser vivenciada por todos. Nos últimos anos tem se tornado necessário falar sobre a alimentação inclusiva, qual a sua importância e como buscar aplicá-la nos cardápios de bares e restaurantes. Veja como é possível aproveitar essa iniciativa e aderir essa prática ao cardápio do seu estabelecimento

Por que a alimentação inclusiva é importante?

Quem possui restrições alimentares enfrenta diversos desafios no dia a dia, muitas vezes pela sociedade em que estamos vivendo não ter as informações necessárias e apresentar um certo preconceito, por não estar preparada para entender, respeitar ou até mesmo aceitar uma condição diferente. Por isso é importante falarmos sobre a alimentação inclusiva, pois insere essas pessoas novamente na sociedade, a acolhe e a aceita.

Com o aumento de pessoas que desenvolvem restrições, sejam por doenças ou escolhas, é essencial que a gente pense cada vez mais na inclusão e em como fazer isso da maneira correta, atendendo a necessidade dessa parcela da população.

Como contribuir com a alimentação inclusiva?

como contribuir com a alimentação inclusiva em seu restaurante

A alimentação inclusiva não é tão complicada quanto parece, se você se mantiver atento aos cuidados necessários e a tendência de alimentos, fica cada vez mais fácil oferecer opções no cardápio. Alguns itens principais para ser adepto a essa prática são:

  • Esteja atento às principais restrições;
  • Leia com atenção os rótulos dos alimentos para garantir que atenda a público que possui alguma restrição alimentar;
  • Pesquise sobre os principais alimentos que podem causar alergia;
  • Tente substituir alguns alimentos por opções inclusivas. Por exemplo, para veganos e vegetarianos, substitua a carne animal por carne vegetal.

Quais são os principais tipos de restrição alimentar?

Intolerância à lactose

As pessoas que possuem intolerância à lactose, apresentam um organismo incapaz de digerir enzima, que é encontrado no leite e seus derivados.

Intolerância ao glúten

As pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca, possuem dificuldade de digerir proteínas como o trigo, centeio e cevada.

Ovos

A proteína do ovo também pode causar alergia em algumas pessoas, por isso é importante evitar receitas que apresentem a inclusão do alimento.

Vegetarianismo/veganismo

Os vegetarianos e os veganos são pessoas que se adaptam às restrições alimentares e não consomem produtos que sejam de origem animal.

Hoje em dia a variedade e disponibilidade de produzir receitas sem alimentos específicos é grande. Por isso, aderir a alimentação inclusiva em seu estabelecimento poderá ser um ponto positivo para conquistar clientes de todos os grupos.

Na Skymsen prezamos pela adesão da alimentação inclusiva, por isso, desenvolvemos produtos que facilitem a produção e preparo desses alimentos.

 Acesse a Loja Skymsen, e encontre os equipamentos comerciais essenciais para seu restaurante.

metalúrgica skymsen

Compartilhe

Artigos Relacionados

Vacinação e estímulo nos EUA melhoram perspectiva econômica global
| Notícias

Vacinação e estímulo nos EUA melhoram perspectiva econômica global

A pandemia afetou diversos setores da economia e desestabilizou inúmeros empresários ao redor do mundo. Todo esse cenário gerou...

Tendência de Alimentos: O que estará em alta no mercado em 2021?
| Notícias

Tendência de Alimentos: O que estará em alta no mercado em 2021?

Considerando as incertezas causadas pela pandemia e os impactos gerados não apenas em questões relacionadas à saúde, mas também ao...