Blog

Tendências para o mercado de alimentos em 2024
| Curiosidades

Tendências para o mercado de alimentos em 2024

Conforme avançamos para 2024, o mercado de alimentos se redefine em resposta às demandas crescentes por sustentabilidade, experiências emocionais e eficiência. Pensando em responsabilidade ambiental, na evolução dos hábitos alimentares e na influência cada vez maior da tecnologia, quais são as  tendências no mercado de food service para o próximo ano?

Neste artigo, a Skymsen explora essas ideias para ajudar o seu negócio a se transformar e evoluir no cenário alimentício. Confira!

Consumo com responsabilidade ambiental

mulher jovem organizando itens na prateleira

A sustentabilidade não é mais uma opção, é uma exigência inegociável dos consumidores modernos. Em 2024, as empresas líderes não apenas oferecerão alternativas sustentáveis, mas também liderarão na implementação de práticas eco-friendly em toda a cadeia de produção. Desde proteínas vegetais até embalagens inovadoras, a liderança sustentável será um selo de excelência.

 

Ingredientes locais e sazonais, opções vegetarianas e veganas, além de práticas de produção sustentáveis, se tornarão mais proeminentes. Tudo isso porque há uma crescente demanda por opções alimentares que ofereçam benefícios à saúde, como alimentos ricos em nutrientes, temperos funcionais e alternativas mais saudáveis.

Culinária afetiva

mesa de jantar com vários pratos caseiros

A comida afetiva, muitas vezes chamada de "comfort food" fala sobre pratos que têm o poder de proporcionar uma sensação de consolo e satisfação emocional. As pessoas frequentemente buscam comida afetiva em momentos de estresse, tristeza ou quando desejam conforto emocional. 

E porque é tendência no mercado de food service? Bem, como dissemos, há uma crescente conscientização sobre a conexão entre alimentação e saúde, incluindo saúde mental. A comida afetiva, ao oferecer esse bem-estar emocional, está sendo reconhecida como uma maneira de cuidar da saúde como um todo. 

Chefs e empreendedores estão inovando ao reinterpretar pratos clássicos de comida afetiva, adicionando toques contemporâneos, ingredientes de qualidade e apresentações criativas. Isso resulta em uma variedade de opções emocionalmente reconfortantes, que vão desde versões tradicionais até criações surpreendentes.

Plant-based

alimentos plant based em cima de uma mesa

Ainda sobre essa crescente demanda por alimentos benéficos à saúde, é necessário destacar a ascensão do movimento "Plant-Based" (baseado em plantas). Dados publicados na revista Exame apontam que o setor faturou R$ 821 milhões só em 2022, um crescimento de 42% em relação ao ano anterior.

O plant-based é sobre ter uma dieta baseada em plantas, excluindo ou reduzindo significativamente o consumo de produtos de origem animal. A ideia é sempre dar preferência a frutas, legumes e verduras que possam proporcionar uma dieta rica em nutrientes, sustentável e alinhada com a saúde pessoal, bem-estar animal e consciência ambiental.

Grab & Go

homem usando totem de autoatendimento

Outra tendência no mercado de food service é o sistema pegar e levar, ou “Grab & Go”. A principal característica é a rapidez e facilidade no processo de compra. Os consumidores podem pegar alimentos prontos, embalados e preparados para consumo imediato sem a necessidade de esperar por preparo ou serviço à mesa.

A tecnologia desempenha um papel vital no sucesso do "Grab & Go". Sistemas de pagamento automatizados, aplicativos móveis e quiosques de autoatendimento agilizam o processo de compra, tornando-o ainda mais conveniente para os clientes.

Tecnologia

mulher escaneando qr code em restaurante

A tecnologia veio para ficar. Ela está nos sistemas de pagamento sem contato e pagamentos digitais, na conveniência de pedir comida através de plataformas digitais e também na forma como os alimentos são produzidos, distribuídos, consumidos e gerenciados.

A blockchain está sendo empregada para rastrear a origem dos alimentos, proporcionando maior transparência na cadeia de suprimentos. Isso é importante à medida que os consumidores buscam cada vez mais informações sobre a procedência e a qualidade dos produtos.

Boas vendas!

Utilize as tendências para o mercado de alimentos em 2024 e explore novas formas de produzir, armazenar e servir seus produtos. Aproveite a visita ao nosso blog e confira outros artigos completos para fortalecer seu negócio e sua produção alimentícia. 

Conte com a Skymsen: conheça nossas linhas especiais!

Compartilhe

Artigos Relacionados

O que é Bao? O pão chinês que virou tendência no Brasil
| Curiosidades

O que é Bao? O pão chinês que virou tendência no Brasil

Você já ouviu falar do Bao? Esse é o nome em chinês de um pãozinho cozido no vapor, que pode ter diversos recheios e sabores. Ele...

Conheça os principais tipos de embalagens para alimentos
| Curiosidades

Conheça os principais tipos de embalagens para alimentos

Escolher a embalagem ideal para cada tipo de alimento não é uma tarefa simples, pois envolve diversos fatores, como o custo, o espaço, a...