Blog

Indústria 4.0: Entenda como ela afeta o mercado de alimentos
| Curiosidades

Indústria 4.0: Entenda como ela afeta o mercado de alimentos

Ao estudar os livros de história, todos nós certamente nos deparamos com o capítulo que aborda aquilo que é conhecido como a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII, um período marcado pelo grande desenvolvimento tecnológico, o advento das máquinas e fábricas automatizando processos até então artesanais, dando início ao surgimento das indústrias e afetando para sempre as relações de produção e consumo

É fato que, desde então, o desenvolvimento industrial e tecnológico não parou mais, afetando os mais diversos âmbitos das sociedades.

Atualmente, porém, é possível afirmar que estamos passando por um novo momento histórico

Isso porque vivemos na era do que chamamos de indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial, um conceito que se refere à integração de tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, análise de dados, automação e impressão 3D, na produção industrial

Mas como isso impacta na indústria de alimentos? É isso que vamos descobrir no decorrer desse texto, entendendo o que é indústria 4.0 e qual a sua relação com o mercado de alimentos. Confira a seguir.

O que é indústria 4.0

exemplo de uma instalação moderna indústria 4.0

A indústria 4.0 é um conceito que se refere às inovações tecnológicas desenvolvidas com o objetivo de otimizar os processos de produção e industriais e potencializar os lucros das organizações, por meio das automações

Isso só se tornou possível por meio de avanços tecnológicos mais recentes, tais como o desenvolvimento das inteligências artificiais, Big Data (que pode ser resumido como uma tecnologia avançada de armazenamento, processamento e análise de dados), Internet das Coisas (conceito que se refere à interconexão de dispositivos físicos e objetos do mundo real à internet) e a Machine Learning (um subcampo da inteligência artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos de computador que podem aprender e melhorar a partir de dados). 

Essas tecnologias permitem às organizações a investirem em métodos e processos de fabricação mais eficientes, flexíveis e adaptáveis, resultando em uma produção mais personalizada, operando de uma maneira mais inteligente e praticamente autônoma.

Quais são os pilares da indústria 4.0

Os modelos de tecnologia, softwares e ferramentas continuarão sendo desenvolvidas e aprimoradas, oferecendo cada vez mais novos recursos para facilitar o desempenho e a efetividade das organizações. Os pilares da indústria 4.0, porém, permanecem os mesmos, cabendo a essas novas tecnologias maneiras cada vez mais eficientes de atendê-los. Conheça melhor cada um desses pilares a seguir.

  • Capacidade de operação em tempo real: habilidade para coletar informações e acionar os responsáveis pela operação em tempo real, possibilitando a tomada de decisão assertiva e no momento certo.
  • Virtualização: ter uma cópia virtual do negócio a partir de sensores e controles distribuídos pelo processo fabril, tornando possível controlar e rastrear remotamente cada um desses processos.
  • Descentralização: máquinas inteligentes e com autonomia para realizar ajustes na produção sem a necessidade de intervenção humana a partir da coleta, monitoramento e análise de dados.
  • Orientação a serviços: desenvolvimento de softwares customizados direcionados aos serviços da indústria 4.0, proporcionando maior flexibilidade e melhor usabilidade com soluções integradas.
  • Modularidade: flexibilização do processo de produção, podendo acoplar e desacoplar os módulos produtivos entre si, assim permitindo ações rápidas para atender demandas específicas em menor custo e tempo.
  • Interoperabilidade: trata-se da comunicação e troca de informações entre sistemas ciberfísicos, operadores humanos e fábricas inteligentes.

Foodtech e o impacto da tecnologia na indústria de alimentos

tecnologia integrada ao setor de alimentos

Acompanhando todo o desenvolvimento da indústria 4.0, nos últimos anos temos visto uma crescente tendência na incorporação da tecnologia também na indústria de alimentos

O intuito vai desde a solução de problemas recorrentes do setor, tais como questões de logística e diminuição de desperdícios, impactando diretamente no custo/benefício das operações, bem como para encontrar novas oportunidades, auxiliando os estabelecimentos a alcançarem um atendimento cada vez mais personalizado aos seus clientes, na definição de processos cada vez mais eficientes e na automação da cadeia produtiva

Modernização do processo produtivo

A introdução de sistemas de automação avançada e robótica no ambiente de produção tem facilitado a execução de tarefas que antes eram consideradas repetitivas ou até mesmo insalubres.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, máquinas são capazes de aprender e otimizar suas operações, reduzindo erros e aumentando a eficiência.

Tecnologia no Processamento de Alimentos

O uso de tecnologia no processamento não só aprimorou a qualidade e a segurança dos produtos alimentares, mas também permitiu a inovação.

Hoje, temos alternativas de carne à base de plantas que mimetizam perfeitamente a textura e sabor das carnes tradicionais, graças à pesquisa e desenvolvimento apoiados por tecnologias avançadas

Além disso, sensores e softwares especializados monitoram as condições de armazenamento e transporte, assegurando que os alimentos cheguem frescos e seguros ao consumidor.

Apoio da Tecnologia na Cadeia Produtiva

Com a chegada da indústria 4.0, a rastreabilidade se tornou uma demanda crucial dos consumidores contemporâneos, que buscam transparência em suas escolhas alimentares

Através da tecnologia Blockchain, por exemplo, é possível rastrear a origem de um produto, proporcionando confiança e valor agregado.

As empresas no ramo de Foodtech têm focado em todas essas questões acima, trazendo ao mercado soluções e novos produtos que estão mudando a maneira de enxergar o setor e de se relacionar com o público, oferecendo aos estabelecimentos novos métodos de alcançar e consolidar o seu sucesso.

Mais tecnologia e eficiência em seu dia a dia com a Skymsen

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a indústria 4.0 e seus impactos no setor de alimentos, lembre-se que você pode contar com a Skymsen para levar o que há de mais inovador em tecnologia e eficiência ao dia a dia do seu estabelecimento. Acesse nosso site e conheça nossas soluções. Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo
| Curiosidades

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo

O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais...

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...