Blog

Forno a lenha: pizzarias vêm substituindo a lenha por fornos mais sustentáveis
| Notícias

Forno a lenha: pizzarias vêm substituindo a lenha por fornos mais sustentáveis

A pizza faz parte do cardápio brasileiro desde o século XIX. Com um toque de criatividade e vários incrementos, a redonda entrou para o gosto popular, rendendo ao Brasil a segunda posição de maior consumidor de pizzas, perdendo apenas para a Itália. 

O sabor inconfundível da pizza está naquele fundinho defumado, adquirido através da queima de madeira ou de briquete (resíduo de outras madeiras) no forno a lenha. O que você e muitos pizzaiolos desconhecem são os riscos inerentes à exposição e à emissão dos poluentes devido à combustão da madeira que gera um material particulado fino que se deposita em nossos pulmões e o lançamento de carbono preto na atmosfera que acelera os efeitos do aquecimento global.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2020 apontou que as milhares pizzarias que existem na cidade de São Paulo liberam cerca de 117 toneladas de material particulado fino, ou 319 quilos diários, e cerca de 70 toneladas anuais de carbono preto (BC), ou 194 quilos por dia. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 80% dessas pizzarias utilizam o forno a lenha.

Muitas pizzarias, preocupadas com a sustentabilidade em seus meios de produção, têm procurado por soluções mais práticas e ecológicas, como fornos a gás e fornos elétricos, com vistas a baratear os custos sem perder as qualidades tão notadamente apreciadas pelos consumidores. 

Dessa forma, o forno de lastro para pizza surge como uma alternativa para pizzarias que desejam aderir às políticas sustentáveis e ecologicamente corretas, transformando o seu modo de operação e economizando.

Este texto não é de forma alguma uma carta de abolição do uso do tradicional forno a lenha, mas apenas uma recomendação para que os pizzaiolos, que ainda desconhecem os efeitos nocivos da queima de lenha, possam ir pouco a pouco introduzindo novas alternativas em seus estabelecimentos, como é o caso do forno de lastro para pizza.

Sabemos que há muitas dúvidas sobre o forno de lastro para pizza, mas foi pensando em você e em todas as suas dúvidas que preparamos este conteúdo. Aqui você encontrará todas as vantagens de contar com um forno de lastro altamente eficiente em seu estabelecimento. Confira!

 

Forno de lastro - uma alternativa para pizzarias sustentáveis

 

Forno a lenha_ pizzarias vêm substituindo por fornos mais sustentáveis

 

O forno de lastro é um equipamento robusto e por conta do seu processo de aquecimento (irradiação por calor estático) é o mais recomendado para assamento de pizzas, pois permite que a redonda seja assada sem desidratação excessiva ou ressecamento da massa.

A estrutura do forno de lastro para pizza é composta por uma pedra de lastro refratário de cordierita, que retém a temperatura e mantém as características da pizza feita no forno a lenha, com muito mais controle, conforto e economia.

Além disso, é um equipamento altamente sustentável e bastante econômico, entregando máxima eficiência à produção da sua pizzaria, ao mesmo tempo que não deixa a desejar em sabor. O forno de lastro para pizza propicia uma série de vantagens que fazem uma grande diferença no dia a dia. 

A primeira vantagem que podemos perceber de cara é o controle automático de temperatura, o que garante uma padronização e elimina a necessidade de ter um funcionário cuidando do processo. Essa vantagem garante que o pizzaiolo possa focar na qualidade dos recheios e na produção de outros produtos.

A segunda vantagem está ligada à abolição do local para estocagem de lenha e com isso a eliminação de possíveis vetores causadores de doenças, como os roedores e insetos, que causam sérios riscos de contaminação nos alimentos, além de acidentes envolvendo os funcionários que manejam a madeira.

A terceira vantagem é o tempo de assamento da pizza que fica em torno de 3 a 5 minutos. Isso só é possível porque o forno de lastro para pizza foi desenvolvido para alcançar altas temperaturas em um curto espaço de tempo, sendo perfeito para assar rápido e uniformemente a pizza. 

O forno de lastro para pizza é o equipamento ideal para quem quer ter mais agilidade, produtividade e qualidade, garantindo o sabor inconfundível da pizza e sendo uma pizzaria ecologicamente correta, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar para a população.

Todas essas vantagens você encontra no forno de lastro da Skymsen! A Skymsen é uma empresa preocupada com a qualidade e desenvoltura do seu estabelecimento, por isso, está sempre desenvolvendo equipamentos que possam contribuir para um ótimo desempenho, otimizando os meios de produção da sua cozinha. 

Pensou em tornar o seu estabelecimento em uma pizzaria sustentável? Conte com o forno de lastro para pizza da Skymsen para agregar mais eficiência e qualidade em sua produção. Aproveite e confira também o abridor de massa, garantindo mais agilidade e praticidade para o processo de produção da massa da pizza. Afinal, se é Skymsen, pode confiar!

 


Se você quer conhecer mais vantagens do nosso forno de lastro, confira o nosso conteúdo sobre as vantagens em adquirir forno de lastro para pizza para seu estabelecimento.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...