Blog

Natal 2020: Como se preparar para a maior época de vendas?
| Notícias

Natal 2020: Como se preparar para a maior época de vendas?

O ano de 2020 trouxe inúmeros desafios em todos os setores, mas certamente, os segmentos do comércio, varejo e food service foram alguns dos mais afetados pelo clima de incerteza, insegurança com a saúde e com os fechamentos ao longo do ano.

A temporada de fim de ano, porém, tradicionalmente um período de aumento de vendas, traz a expectativa de aquecimento no mercado, tanto pela chegada das festas, quanto pela injeção na economia provocada pelo pagamento do 13º salário. Mas com toda essa expectativa, surge uma dúvida para todos que atuam na gestão de comércios sobre como preparar o estabelecimento para o Natal 2020. 

No texto de hoje, vamos abordar algumas das medidas e preparos que estão sendo tomados para então responder à pergunta: como as empresas estão se preparando para a maior época de vendas e quais as expectativas? Confira a seguir.

Os efeitos da pandemia na economia e nas vendas

Este ano com certeza ficará marcado pelos inúmeros desafios provocados pela pandemia da COVID-19, principalmente para os estabelecimentos que atuam no atendimento ao público, como bares, restaurantes, lanchonetes, ou mesmo açougues e padarias. 

Ao longo do ano, os negócios tiveram que lidar e se adaptar às mais diversas situações, desde a interrupção total dos trabalhos, até o fortalecimento de opções de delivery ou retirada no balcão, até a redução na capacidade de atendimentos presenciais, atendendo às normas de saúde e segurança. Todo este clima de incerteza e segurança, acabou por reprimir a demanda, um quadro que tende a melhorar agora para o final do ano.

As expectativas de crescimento do mercado

O fim do ano é um período já tradicionalmente conhecido pelo aumento das vendas nos supermercados e no varejo em geral. Neste ano, apesar de todas as mudanças e impactos provocados pela pandemia, a expectativa não é diferente. 

A previsão para o Natal 2020 é de um aquecimento no mercado provocado pelas festas e pelo pagamento do 13º salário. Algumas entidades e associações ligadas ao comércio estimam que a temporada deve movimentar até R$34,3 bilhões no comércio varejista, estimulando a geração de empregos temporários, que devem se concentrar nos segmentos de vestuário e supermercados, atividades estas que costumam responder por cerca de 60% das vendas natalinas.

Os preparativos do comércio para o Natal 2020

Uma das medidas adotadas para fortalecer o aquecimento do mercado no final do ano foi antecipar a preparação, ou seja, é possível dizer que o Natal 2020 chegou mais cedo nos estabelecimentos. Decoração, sinalização, campanhas de marketing, promoções e produtos natalinos já começaram a aparecer nos pontos de vendas em meados de novembro. Em supermercados, produtos sazonais, como panetones, chocolates e outros itens ganharam ainda maior evidência. Esta ação também favorece o momento de compra, em meio à pandemia, permitindo às pessoas a fazer suas compras antecipadamente, evitando assim aglomerações.

Os efeitos da temporada para bares e restaurantes

Uma tendência nos últimos anos, é que muitos bares e restaurantes se adaptam ao fim do ano para atender seus clientes com o preparo e venda de ceias completas, tanto a natalina, quanto a ceia de Réveillon. 

No Natal 2020 a expectativa é que esta tendência ganhe ainda mais força, impulsionada pelo fortalecimento do comportamento de compra por delivery durante a pandemia. Para isso, muitos negócios estão investindo na ampliação de suas cozinhas comerciais, adquirindo equipamentos que permitam atender a demanda com maior agilidade e segurança alimentar, trazendo assim, mais praticidade no preparo dos pratos, com facilidade de operação e no processo de higienização.

Agora que você já sabe sobre como o mercado está se preparando para a temporada de final de ano e quais são as expectativas para o Natal 2020, é hora de colocar em prática em seu estabelecimento para fortalecer as vendas e tirar o melhor proveito deste aquecimento. 

Lembre-se, em relação a equipamentos de alta qualidade, tanto para açougues e padarias, como equipamentos para bares e restaurantes, você pode confiar e contar com a Skymsen. Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...