Blog

| Notícias

Pizza: paixão nacional

Há 50 mil pizzarias no Brasil, entre estabelecimentos formais e informais. Metade delas fica em São Paulo, seguida por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia. Cada cidade tem suas preferências, mas aqui montamos a redonda ideal, definida a partir dos sabores mais pedidos nos restaurantes de todo o Brasil, neste gráfico de pizza de pizzas.

Você sabia?

  • Massa fina - a preferência nacional.
  • 2,6 centí­metros a média da borda.
  • 5?s pizzas pedidas são doces.

As manias e preferências de cada cidade.

SÃO PAULO

1. Mussarela
2. Calabresa
3. Portuguesa e frango com catupiry
A pizza paulistana - São Paulo é a única onde a boa mussarela domina os paladares - apesar de ser a única também onde pizza de calabresa não leva queijo. E apenas em São Paulo se prefere massa média.
Exotismos: Pizza de sushi, couve-manteiga.

PORTO ALEGRE

1. Calabresa
2. Portuguesa
3. Coração de galinha, napolitana e marguerita
A pizza porto-alegrense - Até mesmo na pizza, gaúcho gosta de churrasco. Entre os pedidos tradicionais por lá estão sabores como coração de galinha e estrogonofe.
Exotismos: Pizza de costela bovina, de iscas de vazio (fraldinha) e de carpaccio.

RIO DE JANEIRO

1. Calabresa
2. Marguerita
3. Portuguesa

A pizza carioca - Cariocas querem doçura. Enquanto a média nacional de pizza doce é de 5%, no Rio de Janeiro chega a 15%. Em algumas pizzarias o número vai a 30%.

Exotismos: Pizza de linguiça de avestruz defumada e a inacreditável pizza de petisco para comer à beira da praia (mussarela, calabresa, presunto, lombinho, salame).

BELO HORIZONTE

1. Marguerita
2. Frango com catupiry
3. Calabresa
A pizza belo-horizontina - Queijo e mineiro estão intimamente ligados. As preferências em Belo Horizonte são diversificadas, mas quase sempre incluem o laticínio.
Exotismos: Pizza de fondue de queijo (mussarela, fondue, presunto de Parma).

SALVADOR

1. Portuguesa
2. Frango com catupiry
3. Marguerita ou calabresa

A pizza soteropolitana - Não dá para ver pelo top 3, mas logo atrás das tradicionais vêm sabores mais litorâneos, como pizzas de camarão, peixe ou frutos do mar.

Exotismos: Pizza de acarajé (mussarela, vatapá e camarão) e de bacalhau desfiado com coentro e ovos.

Fonte: Revista Superinteressante com informações de Associação Nacional de Restaurantes, Associação Pizzarias Unidas - para São Paulo, e 28 principais restaurantes de Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...