Blog

Qual o melhor queijo para pizza?
| Notícias

Qual o melhor queijo para pizza?

Paixão nacional, a pizza já ganhou o seu lugar no coração do brasileiro, tornando-se um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, segundo dados de uma pesquisa realizada pela APUESP (Associação de Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo). Um dos dados levantados mostra que diariamente são consumidas mais de 1 milhão dessas redondas.

Mas o que torna a pizza um dos alimentos mais consumidos no mundo todo? Pode até parecer pretensioso, mas o toque especial de qualquer tipo de pizza é o queijo utilizado. Certo que a junção de todos os itens tornam o sabor da pizza irresistível, mas nada comparado ao queijo.

Quem trabalha em pizzarias sabe que o sucesso da pizza está realmente na escolha certa do queijo, mas como saber qual o melhor queijo para pizza? Buscando trazer novas opções para o segmento de pizzarias, fizemos um compilado de alguns tipos de queijos para pizza para você sair um pouco do tradicional e apostar em novidades que agradem o paladar dos seus clientes. Veja!

 

Como escolher o melhor queijo para pizza?

Com uma ampla variedade de queijos disponíveis, é até um sacrilégio investir em apenas um tipo. Entretanto, vários fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher o melhor queijo para pizza, como:

- capacidade de dourar;

- capacidade de derretimento;

- elasticidade;

- teor de gordura;

- teor de umidade.

Em suma, o melhor queijo para pizza precisa ficar levemente dourado sem queimar no fogo alto do forno de pizza, deve ter um ponto de fusão baixo para que ele possa se espalhar uniformemente sobre a superfície sem acúmulo de grumos, precisa ter uma elasticidade suave, de modo que produza fios ao se separar as fatias e, por fim, o queijo para pizza precisa ter um baixo nível de umidade (~50-52%) e baixo teor de gordura (~35-40%), o que cria o derretimento e a elasticidade desejados.

Como escolher o melhor queijo para pizza

 

Qual o melhor queijo para pizza?

Sabendo disso e para evitar erros e desperdícios de produtos em sua pizzaria, trouxemos para você a seleção dos melhores queijos para pizza. Saia do tradicional, inove com novas propostas.

 

Mussarela

Mussarela - Qual o melhor queijo para pizza

Tradição em todas as receitas de pizzas conhecidas, a mussarela é o queijo para pizza mais popular. Isso se deve ao fato dele ter uma textura leve e o seu gosto não interferir tanto no conjunto de sabores da pizza. Esse tipo de queijo é minimamente processado, o que lhe confere um sabor fresco e textura leve e cremosa, tornando-se a opção perfeita para entre os ingredientes de qualquer pizza, desde a tradicional pizza dee quatro queijos até sabores mais elaborados e refinados.

 

Provolone

Provolone - Qual o melhor queijo para pizza

O provolone é um queijo italiano semiduro. Na lista dos melhores queijos para pizza, ele figura em segundo lugar, principalmente se for para misturar com outros queijos. O sabor do provolone varia muito dependendo do tempo de maturação. Se você quiser adicionar um sabor mais doce e uma textura mais cremosa à sua pizza, opte por um queijo provolone envelhecido por um período de tempo menor. Para adicionar um sabor mais acentuado e uma textura mais seca, escolha um provolone com mais tempo de maturação.

 

Cheddar

Cheddar - Qual o melhor queijo para pizza

Sabor acentuado e cor marcante, o queijo cheddar é amplamente apreciado por causa dessas características singulares. Dificilmente você verá o cheddar sendo o item principal de uma pizza, ele sempre será utilizado com outros itens, visto que ele não reage bem a altas temperaturas. Podemos dizer que o cheddar é o tipo de queijo para pizza que funciona como um coringa para destoar com seu sabor único e inigualável, apesar disso é muito comum encontrar esse tipo de queijo nas famosas pizzas de 4 queijos e nas suas variações, como a pizza de 5 queijos.

 

Parmesão

Parmesão - Como escolher o melhor queijo para pizza

O queijo parmesão é um tipo de queijo  envelhecido e duro, que pode ser raspado ou ralado em cima das pizzas logo que saem do forno. Ele possui características singulares que não permitem ser incrementadas nas misturas de pizza devido ao sabor delicado e a textura seca. Além disso, ele não pode ser colocado no forno, visto que ao ser submetido a altas temperaturas, perde o seu sabor. Uma dica é utilizar o parmesão como guarnição para realçar o sabor de sua pizza.

 

Gouda

Gouda Gouda - Como escolher o melhor queijo para pizza

Gouda é um queijo semiduro holandês conhecido por seu sabor rico e único e por sua textura minimamente suave. Devido ao seu perfil de sabor versátil, o gouda é um delicioso complemento para pizzas com carne de porco desfiada ou frango assado. Além disso, está disponível na versão pura ou defumada, para que você possa escolher a opção que melhor realça os demais sabores da sua pizza.

 

Queijo de cabra

Queijo de cabra - Como escolher o melhor queijo para pizza

O queijo de cabra, como o próprio nome já diz, é feito de leite de cabra. Ele é macio e cremoso quando jovem e pode ser misturado com outros sabores como frutas vermelhas ou ervas. À medida que envelhece, vai adquirindo uma textura seca e dura que pode ser preservada envolto de uma casca. O queijo de cabra possui um sabor marcante e único que pode acrescentar um toque diferenciado à sua pizza.

 

Ricota

Ricota - Qual o melhor queijo para pizza

O queijo ricota é feito com o soro do leite de vaca, leite de cabra ou leite de búfala. Este queijo italiano macio tem um sabor suave e ligeiramente adocicado com uma textura rica e cremosa. Além de ser uma ótima opção para pessoas que não podem comer ingredientes muito gordurosos.

 

Gruyère

Gruyère - Qual o melhor queijo para pizza

O queijo Gruyere é um tipo de queijo suíço feito a partir do leite de vaca integral. É um queijo mais duro, com um ponto de fusão excelente, derretendo muito bem. Seu sabor é levemente salgado e suave. 

 

Queijo Azul

Queijo Azul - Qual o melhor queijo para pizza

Finalizamos a nossa lista de queijos para pizza com o queijo azul, mas já adiantamos que o seu sabor não é para todos os gostos. Para quem quer investir nesse tipo de queijo para pizza a dica é usá-lo com moderação. Ele tem o poder de fornecer um delicioso contraponto quando junto a vegetais e coberturas de nozes. 

Pense em cebolas caramelizadas, cogumelos, espinafre, nozes e cebola roxa. Além disso, o seu sabor pode funcionar perfeitamente bem com sabores doces. Tente acrescentá-lo em pizzas doces, utilizando pêra, presunto e queijo azul esfarelado, por exemplo.

Qual o melhor queijo para pizza

Você já utilizou algum desses tipos de queijos para pizzas em suas produções? A dica é começar utilizando os queijos desconhecidos aos poucos. Nada de ir fazendo mudanças bruscas no cardápio. Primeiro precisa educar o paladar dos seus clientes para os novos sabores e depois faz um investimento maior nas suas pizzas que vão utilizar queijos de sabor diferenciado.

E para quem quer ter uma produção visualmente mais agradável e deliciosamente mais saborosa, precisa conhecer o ralador de queijo RQC, um equipamento único e com uma potência para ralar queijos em um curto espaço de tempo. Além disso, uma pizza perfeita precisa de um bom forno para assar as redondas, e nesse quesito o forno de lastro da Skymsen dá um show à parte.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...