Blog

Restaurante sustentável: Saiba como reduzir o desperdício de alimentos em restaurantes
| Notícias

Restaurante sustentável: Saiba como reduzir o desperdício de alimentos em restaurantes

O desperdício de alimentos é um problema global que afeta muitos. Segundo levantamento do Boston Consulting Group (BCG), cerca de um terço dos alimentos do mundo é perdido ou desperdiçado desde a produção até o consumo.  Esse problema tem se tornando uma  enorme preocupação para a indústria de food service, visto que o preço dos alimentos tem subido muito, devido à escassez de suprimentos. 

Além de ser um problema de ordem econômica, o desperdício de alimentos em restaurantes também é um problema de ordem ambiental e social, visto que boa parte da população vive em estado de insegurança alimentar.  A conscientização de boa parte dos consumidores tem provocado uma mudança drástica na produção de vários restaurantes. Prova disso é o relatório do National Restaurant Association de 2018, que mostrou que aproximadamente 55% dos consumidores já consideravam os esforços de redução do desperdício de alimentos um fator importante quando escolhem um restaurante.

Quer saber como reduzir o desperdício de alimentos em seu restaurante? Continue a leitura deste conteúdo e aprenda com as nossas dicas a forma correta de reaproveitar alimentos em seu cardápio, proporcionando mais economia e menos desperdício para o seu estabelecimento.

 

O que causa o desperdício de alimentos em restaurantes?

A lista de fatores que contribuem para o desperdício de alimentos em restaurantes é enorme. Dentre todas as causas, trouxemos as quatro razões mais comuns para o desperdício de alimentos em restaurantes, veja:

 

1. Deterioração

Os alimentos podem se tornar impróprios para consumo devido ao manuseio ou armazenamento em embalagens inadequadas. Exemplos comuns incluem refrigeração imprópria, excesso de pedidos e métodos de gerenciamento de estoque de restaurantes inadequados.

 

2. Porções mal calculadas

A falta de planejamento e de treinamento na cozinha do seu estabelecimento pode levar ao cálculo errado das porções a serem servidas. Nem todo cliente quer levar as sobras de comida para casa.

como reduzir o desperdício de alimentos em restaurantes

3. Derramamento de comida

O derramamento de alimentos é bastante comum em restaurantes. Pode incluir qualquer coisa, desde um garçom derrubando uma bandeja de comida enquanto caminha pelo salão do estabelecimento até um cozinheiro derrubando acidentalmente uma panela. Esses erros, por menores que sejam, podem resultar em grandes toneladas de alimentos desperdiçados, o que gera um enorme prejuízo financeiro para a empresa.

 

4. Devolução de prato 

Outra causa que gera muito desperdício de alimentos é a devolução do prato, seja porque precisa ser refeito ou porque está incorreto, a devolução custa muito à sua cozinha, principalmente quando o prato não pode ser reaproveitado em outro pedido.

Essas são algumas das muitas causas existentes de desperdício de alimentos em restaurantes, compreendê-las prepara você para saber como reduzi-las. É o que vamos tratar no próximo tópico.

 

Como evitar desperdício de alimentos em restaurantes?

Sabendo o que causa o desperdício de alimentos em seu estabelecimento comercial, é hora de aprender formas de evitar que haja esse desperdício. 

 

1. Treine os funcionários sobre como reduzir o desperdício

Por lei, todos os manipuladores de alimentos devem ser treinados em segurança alimentar , 

o que se estende também a aprendizagem de formas como reduzir o desperdício. A má preparação dos alimentos contribui para 45% do desperdício de alimentos. Diante disso, é imprescindível que os funcionários aprendam a armazenar e a cozinhar os alimentos corretamente, bem como a manter as instalações limpas, evitando assim a contaminação cruzada. 

Restaurante sustentável - Saiba como reduzir o desperdício de alimentos

2. Implemente uma boa gestão de estoque

Outro fator que contribui e muito para evitar o desperdício de alimentos é um bom controle de gestão de estoque. Ele desempenha um papel extremamente importante na prevenção e redução do desperdício de alimentos, visto que através dele é possível armazenar os alimentos adequadamente, tendo um plano de backup caso algo der errado para evitar que os alimentos estraguem.

Além disso, outro benefício do controle de estoque é a possibilidade de organizar os pedidos e a entrega dos ingredientes ao restaurante, apenas quando o estoque estiver quase acabando, evitando assim o excesso de mercadoria estocada.

 

3. Reaproveitamento de alimentos (upcycling)

Para ser um restaurante sustentável, os empresários precisam olhar além da comida servida. É preciso considerar a reutilização de qualquer produto que for passível de aproveitamento. Por exemplo, cascas e talos de legumes e verduras que podem ser facilmente adicionados em deliciosas sopas, além de poderem ser utilizados na finalização de pratos. 

Restaurante sustentável - upcycling

As cascas de frutas podem ser facilmente utilizadas como ingredientes para sucos, e a polpa pode ser reaproveitada em bolos e doces. Tudo pode ser reaproveitado, prova disso é a água do cozimento dos legumes, como beterraba, cenoura e batata, extremamente rica em vitaminas, que pode ser utilizada na preparação de purê e arroz.

 

Benefícios de reduzir o desperdício de alimentos em seu restaurante

Se você chegou até aqui, você já deve ter ideia do que é necessário fazer para reduzir o desperdício de alimentos e como colocá-las em prática o mais rápido possível. Quem não deseja diminuir ao máximo o desperdício de alimentos em seu restaurante e, assim, poder aumentar os seus resultados financeiros, com a diminuição dos custos operacionais, não é mesmo?

Apesar de ser algo que todos os empresários do setor food service almejam, essa busca não se trata apenas da redução dos custos operacionais, trata-se de fazer algo significativo para o meio ambiente diminuindo o desperdício de alimentos. Este é um forte ponto de venda para clientes com consciência ecológica.

Benefícios de reduzir o desperdício de alimentos em seu restaurante

E, por último, um dos maiores benefícios de reduzir a quantidade de desperdício de alimentos é que você pode ajudar as pessoas da sua comunidade que lutam contra a insegurança alimentar, através de doações de comidas.

E aí, gostou de saber mais sobre formas de evitar o desperdício de alimentos em restaurantes? Que tal utilizar todas essas nossas dicas e começar a transformar o seu restaurante em um local que pratica a sustentabilidade? 


 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...