Blog

Speakeasies: conheça como funcionam os bares secretos
| Notícias

Speakeasies: conheça como funcionam os bares secretos

Famosos nos Estados Unidos, os speakeasies ou bares secretos estão cada vez mais populares aqui no Brasil.

Como assim? Bar secreto? Pois é, os speakeasies surgiram nos anos 1920 durante a vigência da Lei Seca nos Estados Unidos. Esses estabelecimentos vendiam bebidas alcoólicas livremente. Você deve estar curioso sobre o nome, não é mesmo? O termo speakeasies surgiu como uma exigência aos frequentadores do local para falarem baixo e discretamente, evitando assim chamar a atenção das autoridades.

Curioso para saber mais sobre os famosos bares secretos? Continue a leitura deste conteúdo e conheça mais sobre os speakeasies.

 

Tudo sobre os speakeasies ou bares secretos

A história dos bares clandestinos começa por volta dos anos 1920 quando os Estados Unidos impunha uma dura repressão à fabricação, ao comércio, ao transporte e à venda de bebidas alcoólicas. 

Nessa mesma época surgiu o lendário Al Capone que montou o seu império de contrabando de bebidas em Chicago. E, para driblar a fiscalização e apreensão dos produtos, surgem os speakeasies, bares secretos onde os frequentadores poderiam consumir bebidas alcoólicas à vontade.

É por isso que quando se fala em speakeasy, muitas pessoas associam a palavra às imagens de mafiosos e suas garotas bebendo bebidas contrabandeadas em uma local fechado com pouca iluminação e uma banda de jazz tocando.  

barman em um speakeasies ou bares secretos

Como dito anteriormente, esses bares secretos foram criados para fugir da repressão imposta pelo governo dos Estados Unidos e, por isso, a entrada nesses estabelecimentos não era tão fácil. As pessoas precisavam sussurrar uma senha secreta para que as portas do bar fossem abertas. 

Mesmo com o fim da Lei Seca, os speakeasies continuaram funcionando normalmente (agora legalmente) e, hoje, eles são bastantes populares em todo o mundo. Aqui no Brasil, principalmente em São Paulo, há vários desses bares secretos espalhados pela grande metrópole. Contudo, para frequentar o estabelecimento, é necessário entrar numa espécie de lista de espera ou ser convidado.

Hoje em dia os  bares secretos se tornaram lugares exclusivos, com acessos escondidos, fornecendo uma experiência totalmente nova aos clientes. 

 

Por que apostar em um bar secreto?

interior de um  bar secreto

Em uma única palavra: EXCLUSIVIDADE. Por terem esse ar misterioso, os bares secretos despertam o desejo de participar de algo fora do comum e, principalmente, para poucos. Esse gatilho de ser um bar extremamente exclusivo para apenas X pessoas (a depender da lotação do estabelecimento), com produtos de primeira linha, faz com que os consumidores desejem e sintam a necessidade de fazer parte.

Os speakeasies proporcionam uma experiência única, exclusiva e marcante, por meio de um atendimento personalizado, cardápio único, decoração temática, entre outras coisas. 

Outra dica legal para você que está cogitando investir em um bar secreto é combiná-lo com um restaurante, mas cuidado para não perder a essência do lugar. Aproveite para oferecer um cardápio sempre diferenciado e exclusivo e drinks bem variados. 

Não se esqueça da música, marca registrada dos speakeasies. Você pode adicionar dias de música ao vivo e, nos outros dias, som ambiente de qualidade. Dê atenção à iluminação e a toda a ambientação, esses pontos são fundamentais para gerar o clima perfeito.. Aposte em equipamentos de qualidade para que os seus clientes saiam satisfeitos e completamente felizes. 

Um ponto fundamental é o local escolhido para a implementação do Speakeasies. Quanto mais escondido e disfarçado, melhor a experiência do cliente. Seja numa rua pouco conhecida, um local subterrâneo ou até com uma entrada por dentro de uma loja aleatória.

interior de um  bar secreto no subsolo

E aí, gostou de conhecer a história dos famosos bares clandestinos ou speakeasies? Bem, esses bares vêm se tornando tendência aqui no Brasil. Várias cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Balneário Camboriú, já têm bares secretos, onde os frequentadores precisam de um convite para entrar. Uma nova aposta para você investir.

 

Conte sempre com a Skymsen!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...