Blog

Vacinação e estímulo nos EUA melhoram perspectiva econômica global
| Notícias

Vacinação e estímulo nos EUA melhoram perspectiva econômica global

A pandemia afetou diversos setores da economia e desestabilizou inúmeros empresários ao redor do mundo. Todo esse cenário gerou apreensão e questionamentos a respeito de quando o cenário econômico global iria melhorar. Felizmente, nos primeiros meses desse ano, as notícias têm sido promissoras para a expectativa internacional. A seguir vamos apresentar algumas novidades que têm impactado positivamente a perspectiva econômica global. Confira.

Vacinas contra a covid sendo aprovadas

Ao contrário do que se imaginava, as vacinas contra covid-19 foram cientificamente aprovadas com uma velocidade jamais antes vista e a distribuição e imunização mundial já começou. Países como Estados Unidos, China e Índia têm acelerado cada vez mais a velocidade da aplicação da vacina

Economia americana apresenta melhora

vacinação contra a covid 19 nos eua melhora economia global

Como bem se sabe, o desempenho da economia americana impacta na perspectiva econômica global. Neste sentido, a expectativa tem melhorado desde dezembro, quando o Congresso dos Estados Unidos lançou um pacote de ajuda de aproximadamente 900 bilhões de dólares contra os efeitos da Covid-19 na economia do país. O auxílio funciona com pagamentos diretos à população vulnerável, além de ajudar também pequenos empresários. Outro pacote semelhante já havia sido lançado no começo da pandemia, em março de 2020, sendo 2,2 trilhões de dólares.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a vacina e o novo pacote de estímulo que o governo dos Estados Unidos lançou, as perspectivas de uma melhora na economia global aumentam consideravelmente.

Crescimento econômico mundial em 2021

Estudos apontam que o crescimento econômico mundial em 2021 deve chegar a 5,6%, recuperando-se das quedas sofridas ao decorrer de 2020. Em 2022, o cenário também é promissor, com uma expansão de 4,0%. Em dezembro do ano passado, a projeção não era tão forte. Já a OCDE analisa um aumento de apenas 4,2% neste ano e em no próximo, seria ainda menor com 3,7%.

A imunização é essencial para o crescimento econômico

imunização da população com covid-19 crescimento global

O relatório divulgado pela OCDE aponta que a prioridade neste momento é garantir que todos os recursos necessários sejam usados da melhor maneira, ou seja, para produzir e imunizar toda a população mundial o quanto antes, para que, dessa forma, o vírus possa enfim parar de circular. Uma das motivações para essa prioridade se deve ao surgimento de riscos que podem abalar a melhora na economia, como o aumento da circulação das novas variantes do vírus, que devem ser controladas o mais rápido possível pelas autoridades de cada país.

Produto Interno Bruto (PIB) em 2021

Se tudo ocorrer da melhor maneira possível, o Produto Interno Bruto (PIB) da grande maioria dos países deve aumentar até a metade do ano de 2021. As divergências devem variar de acordo com o desempenho dos países na vacinação e controle do coronavírus, para que assim, possam voltar ao desenvolvimento normal da economia. Neste sentido, o pacote de estímulo dos Estados Unidos deve repercutir fora do país também. A expectativa é que só este fator some um ponto percentual ao crescimento econômico global. Em relação à economia estadunidense, o país deverá ser um dos com a maior expansão, de 6,5% neste ano e 4,0% em 2022, também segundo o relatório da OCDE, que em dezembro apontava 3,2% para 2021 e 3,5% para o próximo ano.

Na perspectiva econômica global, os países que mais irão se beneficiar do estímulo americano serão aqueles com quem os Estados Unidos possuem negócios comerciais, os quais receberão um impulso que poderá aumentar o crescimento do PIB, tais como o Canadá e México, onde a soma deve chegar de 0,5 a 1 ponto percentual, como também na zona do euro e China, onde o crescimento previsto é de 0,25 a 0,5%. Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades, tanto do mercado nacional, como do cenário econômico global.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...