Blog

5 dicas para um açougue de sucesso!
| Curiosidades

5 dicas para um açougue de sucesso!

Uma boa parte da população deseja montar o seu próprio negócio. Contudo, é muito importante que se tenha um bom planejamento do que é essencial para se estruturar o empreendimento como uma boa dependência física, bons equipamentos, profissionais qualificados, insumos de qualidade, etc. 

Muitas dúvidas pairam em nossa cabeça relacionadas a como alcançar sucesso no nosso empreendimento. As dicas de hoje vão para quem deseja obter sucesso no açougue. Confira!]

 

1 - Higienização

   Convenhamos que para ter um açougue de sucesso a parte higiênica é obrigatória. É um estabelecimento de manipulação de alimentos, portanto, é obrigação daqueles que trabalham com açougue, higienizar os equipamentos, utensílios e as dependências físicas. Já falamos sobre  boas práticas para manipulação e conservação de alimentos aqui, confira!

 

  • Equipamentos e utensílios

Todos que trabalham com açougue utilizam uniformes brancos e aventais de plástico. É de extrema importância que esses uniformes estejam impecavelmente limpos.

É fundamental que se higienize diariamente todos os utensílios, equipamentos, mesas e bancadas do açougue. Devem ser lavados e desinfetados com o auxílio de água quente ou com soluções desinfetantes que sejam aprovadas e registradas nos órgãos competentes.

 

  • Dependências físicas

A vigilância sanitária determina que as janelas devem receber telas milimetradas, à prova de moscas, e o açougue precisa ser dedetizado a cada três meses. 

Em relação ao piso, este deve possuir nivelamento adequado com caimento no sentido dos ralos do tipo sifonados com tampa rotativa no interior. A limpeza do açougue deve ser frequente principalmente nos horários de maior movimento e em dias chuvosos quando há maior incidência de sujeiras.

dicas para açougue de sucesso

 

2 - Produtos

Os produtos, que serão vendidos no seu açougue, têm um peso importante na qualidade do seu estabelecimento, porque um açougue de sucesso só trabalha com produtos de qualidade.

 

  • Temperatura e prazo de validade

O recebimento e a conferência dos pedidos devem ser feitos com extrema atenção, observando atentamente os prazos de validade e a temperatura de transporte especificados na embalagem. 

A temperatura é um ponto chave para a higiene de um açougue de sucesso. A temperatura nas salas de desossa e embalagem, no estoque e no balcão de exposição ao cliente têm que ser rigorosamente controlados e respeitados. Os produtos que são resfriados precisam ser mantidos a uma temperatura entre 2ºC e 5ºC, e para os produtos com especificações de congelamento, estes devem assim permanecer.

 

  • Diversificação dos produtos

O conhecimento sobre quais produtos podem e devem ser oferecidos dentro de um açougue é determinante para o sucesso do estabelecimento. O produto é a alma do negócio. 

É típico de açougue trabalhar com carnes de boi, frango e carne de porco. Mas considerar seguir um caminho diferente dos demais, é super importante para conquistar a clientela da região onde o seu açougue está localizado. A cultura local determina quais tipos de carnes podem ser consumidas pela população local, por exemplo, carne de carneiro, cabrito, vitela, coelho, rã, aves raras, carnes de animais silvestres e outras. 

Diversificar é outra solução para se obter sucesso com açougue. Tenha sempre disponível os cortes preparados, como carnes temperadas, salgadas, curadas, maturadas, marinadas ou recheadas, além dos tradicionais defumados e embutidos. 

 

3 - Treinamento e capacitação dos funcionários

Os funcionários do açougue devem possuir conhecimento sobre todos os tipos de cortes de carne, além de terem instrução sobre o desenvolvimento de fungos e bactérias. Devem receber treinamento sobre higiene pessoal, das mãos e dos equipamentos. 

A higiene pessoal também é um quesito a ser observado, pois é fundamental que estejam sempre com a barba feita, cabelos protegidos e unhas aparadas e sem ferimentos nas mãos.


açougue de sucesso

4 - Excelência no atendimento ao cliente

Disponibilize cursos de qualidade no atendimento para os seus funcionários. Um cliente satisfeito com o atendimento é um influenciador positivo de outras pessoas. Um funcionário bem informado e atencioso, capaz de esclarecer as dúvidas sobre os produtos oferecidos, como modo e o tempo de preparo, temperos e recheios utilizados, é decisivo no sucesso para o seu açougue. Isso transparece credibilidade e confiança para o cliente, colaborando positivamente para o sucesso do empreendimento.

 

5 - Maquinário e acessórios para açougue

 

A última dica refere-se aos equipamentos que são necessários para o funcionamento do seu açougue. 

Saber quais são os melhores tipos de estoque capazes de suprir todas as demandas da clientela é um fator determinante na hora da escolha dos equipamentos para o seu açougue. Um açougue de qualidade deve ter os melhores maquinários. Vamos a eles:

 

  1. Refrigeração

  • Câmaras frias;

  • Geladeiras industriais;

  • Vitrines frigoríficos.

  1. Balcões 

  • Balcões de atendimento;

  • Balcão de exposição refrigerada.

  1. Equipamentos

  1. Outros acessórios

  • balanças 

  • ensacadeiras

  • assadeiras de carne 

 

Então, curtiu as nossas dicas? Seguindo tudo isso, seu açougue será um sucesso. Confira a nossa Linha Açougue e se surpreenda com a qualidade dos produtos Skymsen. Para posts sobre assuntos relacionados a negócios e muito mais, não deixe de conferir o blog da Skymsen. Até mais! 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo
| Curiosidades

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo

O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais...

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...