Blog

Fermento Natural x Biológico: Quais as diferenças e vantagens para sua padaria?
Utilizado para fermentar massas, o fermento tem a finalidade de deixá-las mais leves, volumosas e macias. Comumente usado na fabricação de pães e bolos, ele provoca um processo bioquímico e alcoólico enquanto a massa descansa, com a ausência de oxigênio.
Existem diferentes tipos de fermento, com características e usos específicos, nesse conteúdo iremos abordar sobre o fermento natural e o fermento biológico, como prepará-los e usá-los na fabricação de pães. Assim, não restará dúvidas na hora de preparar um delicioso pão para seus clientes.
O que é fermento natural?
O fermento natural ficou mais famoso nos últimos anos, e utiliza microorganismos presentes na farinha e no ar. Por ser um processo natural, ele pode levar horas ou dias para completar o processo de fermentação da massa. Esse longo processo garante alguns benefícios, como um menor índice glicêmico, o que garante mais tempo de saciedade, e a presença de lactobacilos, que auxiliam na digestão.
Como preparar fermento natural?
O fermento natural é fácil de fazer e necessita apenas de dois ingredientes: farinha e água. Com um processo longo, que leva cinco dias, é preciso juntar uma colher de sopa de farinha e duas de água filtrada, em um pote de vidro limpo e com tampa. Ao longo dos cinco dias o processo é repetido, juntando a mesma quantidade dos ingredientes.
Essa preparação dura por anos, desde que alimentada da maneira correta. Para tanto é preciso que, cerca de uma ou duas vezes na semana, seja retirada uma colher de sopa do fermento e acrescentada uma medida de farinha e uma de água.
Como fazer pão de fermentação natural?
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo;
- 300ml de água morna;
- 10g de sal;
- 150g de fermento natural de farinha branca.
Modo de fazer:
Misture a farinha de trigo e a água morna em um tigela e reserve por cerca de 20 minutos. Em seguida, acrescente o sal e o fermento natural e misture até formar uma massa uniforme. Sove a massa e cubra com um pano umedecido por cerca de 4 horas ou até dobrar de tamanho. Aperte para liberar o ar e modele em formato de bola.
Polvilhe farinha, cubra com um pano de prato, e deixe descansar por cerca de 2 horas. Em seguida leve para a geladeira por 6 a 12 horas. Coloque para assar por cerca de 30 a 40 minutos, a 210 C.
O que é fermento biológico?
Por sua vez, o fermento biológico é também composto por microorganismos e seu uso é instantâneo. Para ser ativado ele precisa estar em contato com água e farinha e fermenta a massa em apenas algumas horas fora do forno, além disso ele é muito utilizado para receitas com preparo mais rápido, como pães e roscas.
Como preparar fermento biológico?
O fermento biológico tem preparo industrial, sendo preciso apenas colocá-lo em contato com a receita para ativar sua fermentação. Pode ser encontrado seco ou fresco e possui a levedura responsável pelo crescimento das massas de forma concentrada, o que permite a rapidez no preparo das receitas.
Fermento natural X Fermento Biológico
Veja as principais diferenças entre os dois tipos de fermentos:
Fermento natural:
- Saccharomyces Cerevisiae;
- Longa fermentação;
- Casca grossa;
- Duração maior;
- Presença de lactobacilos;
- Textura mais crocante;
- Auxilia na digestão do glúten;
- Alvéolos maiores.
Fermento biológico:
- Saccharomyces Cerevisiae;
- Curta fermentação;
- Casca suave;
- Duração convencional;
- Textura mais suave;
- Alvéolos menores.
Bom, agora que você já sabe a diferença entre os fermentos, basta escolher o que mais se adequa a sua produção e a seus produtos e mãos à obra!
Artigos Relacionados

Restaurantes adotam às tendências de alimentação saudável
O consumo de alimentos benéficos à saúde deixou de ser uma escolha de nicho e se tornou um movimento consolidado. A demanda por um...

Ponto de fumaça: Qual a temperatura ideal do óleo para fritura
Em uma cozinha profissional, garantir a qualidade de cada prato começa pelo domínio de detalhes técnicos que, muitas vezes, acabam...