Blog

Gestão de restaurantes: 5 dicas essenciais para colocar em prática
| Curiosidades

Gestão de restaurantes: 5 dicas essenciais para colocar em prática

Saber como gerenciar um restaurante de maneira certeira não é uma tarefa fácil. Além de oferecer um cardápio variado e saboroso, é preciso cuidar de diversos aspectos que envolvem o funcionamento do negócio, como o controle financeiro, o estoque, a equipe, o atendimento, a higiene, a divulgação, entre outros.

Por isso, é importante estar sempre atento às melhores práticas de gestão de restaurantes, que podem fazer a diferença no sucesso do seu empreendimento.

Neste artigo, nós aqui da Skymsen vamos apresentar 5 dicas essenciais para você colocar em prática nos próximos dias. Confira até o final!

 

1 - Treine e motive sua equipe

treinamento de equipe em restaurante

A equipe é um dos principais fatores que influenciam na qualidade do serviço e na satisfação dos clientes, e é por isso que investir em um bom treinamento e em uma constante motivação dos seus colaboradores é fundamental.

O treinamento deve abranger tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais, como o atendimento, a postura, a comunicação, a higiene, a segurança, entre outros.

A motivação, por sua vez, pode ser estimulada por meio de incentivos, reconhecimento, feedbacks, premiações ou benefícios.

Uma equipe bem treinada e motivada trabalha com mais eficiência, produtividade e comprometimento, gerando melhores resultados para o seu restaurante.

 

2 - Otimize seus processos

funcionários trabalhando para otimizar processos

Outra dica essencial para a gestão de restaurantes é otimizar os seus processos, ou seja, torná-los mais ágeis, eficazes e econômicos. Para isso, é preciso analisar cada etapa do fluxo de trabalho, desde a compra dos insumos até a entrega dos pratos, identificando assim possíveis gargalos, desperdícios e erros.

Em seguida, é preciso implementar melhorias que visem eliminar ou reduzir esses problemas, como a padronização, a automação, a simplificação, a integração, etc. Além disso, é importante contar com ferramentas e equipamentos adequados, que facilitem e agilizem as tarefas, como os produtos da Skymsen, que oferecem soluções integradas para o mercado de restaurantes e lanchonetes.

 

Conteúdo relacionado: Aprenda a elaborar um Procedimento Operacional Padrão para seu restaurante! 
 

3 - Cuide do seu atendimento

garçom realizando atendimento em restaurante

 

O atendimento é um dos principais diferenciais competitivos de um restaurante, já que ele tem uma grande importância para fidelizar os clientes e gerar uma boa reputação para o seu negócio.

Neste sentido, é essencial cuidar oferecer uma experiência positiva e memorável para os seus consumidores.

Conhecer o perfil e as preferências dos seus clientes, personalizar o serviço, ser cordial e educado, resolver as demandas e reclamações com rapidez e eficiência e solicitar feedbacks e sugestões são algumas das formas de melhorar o atendimento no seu restaurante.

 

4 - Mantenha a higiene e a segurança

mulher limpando restaurante

A higiene e a segurança são aspectos fundamentais para a gestão de restaurantes, pois estão diretamente relacionados à saúde e ao bem-estar dos seus clientes e colaboradores.

Um restaurante que não segue as normas e os padrões de higiene e segurança pode colocar em risco a qualidade dos seus produtos e serviços, além de sofrer sanções legais e perder credibilidade no mercado.

Por isso, é imprescindível manter a higiene e a segurança em todas as áreas do seu restaurante, como a cozinha, o salão, os banheiros e os depósitos.

Algumas medidas que devem ser adotadas são: 

 

- Limpar e desinfetar os ambientes, os utensílios e os equipamentos; 

- Armazenar e manipular os alimentos de forma adequada, 

- Utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); 

- Seguir as boas práticas de fabricação (BPFs), capacitar a equipe sobre as normas e os procedimentos de higiene e segurança.

 

5 - Divulgue o seu restaurante

mulher acessando as redes sociais pelo celular

Por fim, uma dica essencial para a gestão de restaurantes é divulgar o seu restaurante, ou seja, fazer com que ele seja conhecido e reconhecido pelo seu público-alvo.

A divulgação é uma forma de atrair e reter clientes, aumentar as vendas e fortalecer a imagem e a marca do seu negócio.

Para fazê-lo, você pode utilizar a internet a seu favor, como as redes sociais, site, WhatsApp e os aplicativos de delivery. O importante é definir o seu público, o seu objetivo, o seu orçamento e o seu cronograma, e mensurar os resultados das suas ações, pois tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado.

Conteúdo relacionado: Afinal, por que atualizar o cardápio?
 

Boas vendas!

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você melhorar a gestão do seu restaurante e alcançar o sucesso que você deseja.

Lembre-se que a Skymsen está sempre à sua disposição para oferecer as melhores soluções para o seu negócio. Clique aqui e confira as nossas soluções.

Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados

O que é Bao? O pão chinês que virou tendência no Brasil
| Curiosidades

O que é Bao? O pão chinês que virou tendência no Brasil

Você já ouviu falar do Bao? Esse é o nome em chinês de um pãozinho cozido no vapor, que pode ter diversos recheios e sabores. Ele...

Conheça os principais tipos de embalagens para alimentos
| Curiosidades

Conheça os principais tipos de embalagens para alimentos

Escolher a embalagem ideal para cada tipo de alimento não é uma tarefa simples, pois envolve diversos fatores, como o custo, o espaço, a...