Blog

Conheça os principais desafios dos açougues de mercado.
| Notícias

Conheça os principais desafios dos açougues de mercado.

Para que a carne chegue com toda qualidade ao consumidor, observando as normas de segurança e higiene, é fundamental cuidar para que cada detalhe do processo seja perfeito, da escolha dos fornecedores, passando pelo armazenamento, até chegar ao momento do corte. Com isso em mente, fica mais claro entender os diversos desafios que fazem parte do dia a dia de proprietários ou responsáveis pelo açougue, seja em mercados ou casas de carnes.

Para te ajudar a entender melhor sobre essa realidade, preparamos uma lista com alguns desses desafios, bem como dos erros mais comuns e soluções práticas para melhorar diversos aspectos em seu estabelecimento. Confira:

É importante seguir as normas vigentes da NR-12

A NR-12 é uma norma regulamentadora que garante a segurança dos trabalhadores que operam os equipamentos para açougue. O não cumprimento dessa regra pode trazer não apenas riscos à segurança dos colaboradores, como também penalidades ao estabelecimento através dos órgãos responsáveis. É possível evitar esses problemas indesejáveis tomando 3 medidas simples, porém eficazes:

  • Forneça e exija a utilização adequada dos EPIs pelos colaboradores;
  • Realize manutenções preventivas dos equipamentos;
  • Mantenha as instalações sempre limpas e em boas condições de uso;
  • Adquira equipamentos dentro das normas da NR12.

Equipes preparadas para o atendimento ao consumidor

Além de preparar e manejar de carnes, realizar cortes, operar equipamentos, entre outras atividades, parte fundamental da rotina de quem trabalha em mercado e açougue é o atendimento ao consumidor. Como sabemos, um mau atendimento pode ser uma das razões que fazem com que as pessoas deixem de frequentar um determinado estabelecimento. Sendo assim, invista na capacitação de seus colaboradores também para o atendimento ao público através de treinamentos para que sua equipe domine todos os detalhes dos produtos comercializados, bem como todos os aspectos dos equipamentos utilizados, aproveitando ao máximo todos os seus benefícios, estando assim, sempre apta a solucionar dúvidas e atender os clientes com toda prestatividade e eficácia.

Realize pesquisas de mercado ao escolher fornecedores

Como a carne é um alimento perecível, o cuidado deve ser redobrado para evitar contaminações ou que ela se estrague, colocando a saúde dos clientes em risco e, é claro, trazendo prejuízos ao seu estabelecimento. Nesse aspecto, ter fornecedores de confiança faz toda a diferença. Antes de escolher seus fornecedores, pesquise o histórico da empresa no mercado, descubra se ela atende as normas de segurança e verifique sempre as informações do produto (tipo de carne, procedência e validade).

Invista em equipamentos de qualidade e segurança

Os equipamentos estão entre os itens mais importantes de qualquer açougue. Dessa forma, sua qualidade é essencial não apenas para garantir o preparo adequado das carnes, mas também para assegurar a segurança dos operadores. Para um açougue diversificado e preparado para atender a diferentes demandas, alguns equipamentos não podem faltar, confira a lista abaixo:

A higiene é fundamental em mercados e açougues

A falta de higiene é algo desagradável em qualquer local, mas em estabelecimentos que trabalham com alimentos é horrendo, pois além de causar desconforto aos clientes, oferecem um grande risco à saúde. Sendo assim, tenha atenção redobrada à limpeza do local, utilizando os produtos corretos na quantidade certa para a higienização do ambiente (pisos e paredes), além dos equipamentos, mesas, refrigeradores, balanças, entre outros utensílios.

Garanta um mix de produtos adequado

Imagine chegar a um estabelecimento para fazer suas compras e não encontrar os produtos que necessita. Desapontador, não é mesmo? Para que isso não aconteça no seu açougue, é preciso tomar algumas medidas, confira:

  • Avalie quais produtos têm maior demanda;
  • Faça uma pesquisa com os consumidores para saber o que eles gostariam de encontrar;
  • Estabeleça parcerias com fornecedores que tenham variedade de produtos que atendam sua necessidade.

Conhecer os clientes faz a diferença

Em um mercado cada vez mais competitivo, os detalhes fazem toda a diferença. O mesmo vale para o dia a dia de mercados e açougues. Saber quais as necessidades e o potencial de compra do seu público é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes e aumentar suas vendas. Uma boa maneira de começar é ouvindo os colaboradores que interagem todos os dias com os clientes, além da realizar pesquisas para conhecer as expectativas dos clientes e a partir daí traçar estratégias para atendê-los cada vez melhor.

Acompanhe os processos operacionais do açougue

Por fim, mesmo tendo atenção a todos os detalhes que apontamos anteriormente, é possível que ainda apareça alguma falha ao longo do processo. Dessa forma, é essencial que proprietários ou responsáveis pelo açougue conheçam profundamente seus estabelecimentos, estejam cientes e acompanhem cada etapa do processo, identificado e solucionando com agilidade possíveis falhas ao longo do caminho.

Agora que você conhece alguns dos principais desafios do dia a dia de mercados e açougues, lembre-se que, no que diz respeito aos equipamentos, você sabe que pode contar e confiar na Skymsen. Todos os nossos equipamentos oferecem o máximo em eficiência com total segurança, seguindo à risca e cumprindo todas as normas da NR-12 e INMETRO. Acesse o site da Loja Skymsen e conheça nossas soluções!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Aplicativo de Delivery: guia completo para cadastrar sua empresa e aumentar a renda mensal!
| Notícias

Aplicativo de Delivery: guia completo para cadastrar sua empresa e aumentar a renda mensal!

Não há como não concordar com o fato de que, a internet e os aplicativos mudaram a forma como nos comunicamos, nos entretemos,...

Papo de cozinha: massa com camarão.
| Notícias

Papo de cozinha: massa com camarão.

Confira a receita a desenvolvida especialmente para nosso lojista Amarildo, da revenda SC Equipamentos, de brusque SC....