Blog

Dark Kitchen: A era das Cozinhas Fantasmas e Compartilhadas chegou ao Food Service!
| Notícias

Dark Kitchen: A era das Cozinhas Fantasmas e Compartilhadas chegou ao Food Service!

Quem acompanha as novidades, tendências e tecnologias do segmento de Food Service já sabe há algum tempo que a opção de compra por delivery é uma tendência que já vinha crescendo a largos passos, mesmo antes da pandemia que, por sua vez, impôs restrições nas operações baseadas no atendimento pessoal, o que de certa forma acelerou ainda mais este crescimento. Uma novidade, porém, é que a popularização e o surgimento de novos serviços e aplicativos de delivery tornou possível o fortalecimento de outro modelo de negócio, que também já virou tendência: as Dark Kitchens em inglês, podendo ser traduzido como cozinhas fantasmas. A seguir, entenda melhor sobre o que se trata esta tendência, como funciona, suas principais vantagens e desafios:

 

O que é uma Dark Kitchen?

Preparando alimento numa frigideira em uma dark kitchen - cozinha compartilhada

Conhecidos como Dark Kitchens, as cozinhas fantasmas são estabelecimentos do food service focados no serviço de entregas. Dessa forma, estes restaurantes existem apenas no mundo digital, sem contar com salão de jantar ou qualquer outro ambiente para receber os clientes. A interação acontece toda online, alinhado com os principais aplicativos e serviços para entregas de alimentos. No Brasil este tipo de serviço já era comum em pizzarias focadas no delivery, porém nos últimos anos tem ganhado cada vez mais adeptos de outros segmentos gastronômicos, desde os lanches, até pratos mais elaborados.

 

Principais vantagens da cozinha fantasma

A principal diferença de uma cozinha fantasma para um restaurante convencional é também a fonte de sua principal vantagem: o baixo custo de operação. Sem o salão de jantar para receber os clientes, este tipo de negócio acaba economizando em utensílios e equipe para atendimento ao consumidor. Além disso, por ser focado no delivery e no atendimento online, acaba economizando também no aluguel do ponto comercial, sem precisar contar com fachadas e podendo se instalar em regiões onde o aluguel sai mais barato, além da possibilidade ser uma cozinha compatilhada, baixando ainda mais os custos.

 

Diversos tipos de restaurantes em um só lugar

Preparando marmitas para delivery em uma dark kitchen

Por ser um negócio voltado para o atendimento online, outra vantagem oferecida por esta tendência é a possibilidade de contar com mais de uma operação em uma mesma cozinha, ou seja, como se houvesse vários restaurantes, de diferentes tipos de culinárias, cozinhas compartilhadas com equipamentos mais eficientes e que ocupam menos espaços, dessa forma, dividir o mesmo espaço entre os restaurantes se torna prático. Isso torna-se vantajoso tanto para o aumento da fatia de mercado atendendo outros segmentos, como também para a diminuição dos gastos, ao optar por dividir os custos de aluguel e operação da cozinha com outros estabelecimentos, além de contar com equipamentos mais eficientes que ocupam menos espaço, como o forno de lastro para pizza, abridora de massa e o forno turbo elétrico maxiconv.

 

Possibilidade de expansão

Preparando pizza para delivery em uma dark kitchen

A tendência das dark Kitchens não se limita apenas a novos negócios ou pequenas operações, grandes marcas também têm optado por este modelo de negócio para expandir suas operações ou abrir novas regiões de atendimento, sem a necessidade de montar uma estrutura completa. Nestes casos, os restaurantes já estabelecidos emprestam sua confiança em suas operações online, enquanto outros estabelecimentos precisam investir um pouco mais para conquistar sua credibilidade, divulgando seu serviço na apresentação e na interação com os clientes em redes sociais.

 

A embalagem na era das cozinhas fantasmas

A apresentação de um prato é parte essencial da experiência e da percepção que o cliente terá sobre um determinado estabelecimento. Assim, na tendência das dark kitchens, as embalagens ganham ainda mais importância por serem justamente o principal ponto de contato entre restaurante e consumidor. Dessa forma, é necessário investir em embalagens que sejam tanto atrativas, quanto seguras, contando com lacres, selos ou outros dispositivos de segurança que ajudem a conquistar a confiança dos clientes.

Seguindo estas dicas, temos certeza de que você terá tudo o que precisa para ter sucesso na hora de montar ou expandir o seu negócio para a era das cozinhas fantasmas, ou popularmente conhecida como dark kitchens.

Na hora de montar a sua cozinha comercial, conte com a Loja Skymsen para ter os melhores equipamentos do mercado e contar com soluções para todos os tipos de culinárias.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...