Blog

O que é contaminação Cruzada por Glúten?
| Notícias

O que é contaminação Cruzada por Glúten?

As refeições junto com amigos e familiares é algo bastante comum em diversas culturas e gerações, as refeições representam a reunião das pessoas, seja para celebrar algo ou fortalecer os laços, uma tradição que perdura até os dias atuais.

No entanto, o que seria um momento de descontração e lazer pode se tornar um problema para os celíacos. Por isso é importante ficar atento ao consumo da proteína e, principalmente, a contaminação cruzada por glúten, que pode trazer sérias consequências.

contaminação-cruzada--gluten

 

O que é a contaminação cruzada por glúten?

A contaminação cruzada por glúten é quando as partículas da proteína vão para outros alimentos, superfícies ou objetos. Ou seja, a presença do glúten é encontrada em locais livres dele, afetando as pessoas que possuem restrição alimentar e precisam evitar a proteína.

Há diversos alimentos que são naturalmente livres de glúten, porém a forma ou local que são manipulados ou produzidos, porém se alguma fonte de glúten acabar entrando em contato com com esse alimento diretamente ou indiretamente, podem passar a conter traços de glúten, a isso damos o nome de contaminação cruzada por glúten.

Em resumo: contaminação cruzada por glúten é quando há transferência de partículas ou traços de glúten, direta ou indiretamente, para outro alimento.

Como ocorre a contaminação cruzada por glúten?

É importante ressaltar que a contaminação cruzada por glúten nem sempre ocorre de maneira intencional, na maioria dos casos ela pode acontecer de maneira imperceptível, ou seja, sem que se tenha consciência da sua ocorrência.

É possível que a contaminação cruzada por glúten aconteça desde o momento do plantio, passando pela colheita e chegando até na preparação das refeições. Por essa razão a atenção em todo o processo relacionado a alimentação é fundamental para evitar problemas aos celíacos.

 

Como evitar a contaminação cruzada por glúten?

o que é contaminação cruzada por glúten

 

Veja algumas dicas para evitar a contaminação cruzada por glúten:

 

  • Uso do óleo de cozinha — em ambientes domésticos não é recomendado o reaproveitamento do óleo usado na fritura de alimentos empanados, por exemplo. E, em bares e lanchonetes evite o consumo de alimentos fritos e procure se informar sobre o preparo das refeições;
  • Uso de temperos e utensílios — Utilizar os mesmos talheres e temperos para preparar os dois tipos de alimentos representa um risco e pode gerar a contaminação cruzada por glúten. O mesmo vale para fornos e eletrodomésticos, caso seja necessário usar um único objeto, atente-se a higienização correta antes de preparar a refeição. Formas, tapetes de silicone também merecem atenção, o recomendado é ter separados os que serão usados para alimentação sem glúten.
  •  Preparo de alimentos — caso seja preciso preparar alimentos com e sem glúten em um mesmo local, prepare-os de maneira separada, priorizando a refeição do celíaco e posteriormente, fazendo o restante dos alimentos. Lembre-se de tampar a comida já pronta para evitar uma contaminação posterior.
  • Higienização — lave bem os utensílios, bancadas e recipientes, evitando uma possível contaminação cruzada por glúten, utilize de álcool após lavar, para eliminar qualquer resquício. Fique atento também a esponja, use uma separada apenas para essa função.

Leia também:

O que é a alimentação inclusiva?

Como reaproveitar o óleo usado?

- Tendencia de alimentos 2022

 

Essas são algumas dicas para evitar que alimentos com glúten contaminem a refeição dos celíacos na preparação caseira. Para aqueles que têm o costume de comer em bares e restaurantes, a dica principal é perguntar no estabelecimento se existe a manipulação desses alimentos no mesmo local, buscando por comércios que façam a preparação de refeições livres de glúten.

 

Tirando dúvidas sobre a contaminação cruzada por glúten

Entenda o que é contaminação Cruzada por Glúten

  • Ao comprar alimentos industrializados, o que deve ser observado?

Para evitar uma possível contaminação cruzada por glúten na compra de alimentos industrializados é preciso se atentar a embalagem, que deve explicitar que o produto é livre de glúten, além de observar a lista de ingredientes que fazem parte daquele alimento, assim como higienizar a embalagem antes de abri-la.

  • Posso usar os mesmos utensílios domésticos na preparação de alimentos com e sem glúten?

Para evitar uma possível contaminação cruzada por glúten o ideal é ter eletrodomésticos diferentes, seja liquidificador, batedeiras e até mesmo talheres e pratos.

  • Padarias, restaurantes e bares, como confiar?

A melhor maneira de evitar uma contaminação cruzada por glúten ao consumir produtos de outros lugares, ou seja, que não são feitos em casa, é procurar estabelecimentos que trabalham com refeições livres de glúten, evitando possíveis problemas. Trata-se de uma doença que pode desencadear muito quadros graves, por isso, só informe ao seu cliente que seus produtos são livres de glúten se realmente você tomou todas as medidas preventivas.

São diversos cuidados, porém simples, de se tomar e garantir que seu estabelecimento possa receber os mais diversos tipos de clientes, sem restrições, deixando as pessoas seguras para realizarem suas refeições junto com amigos e familiares.

Na Loja Skymsen você encontra todos os tipos de equipamentos para cozinhas comerciais, evite a contaminação cruzada por glúten com equipamentos de alta qualidade. Se é Skymsen, pode confiar! 

Você sabe o que é contaminação Cruzada por Glúten?

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...