Blog

O que é PIX e quais as vantagens para Bares e Restaurantes?
| Notícias

O que é PIX e quais as vantagens para Bares e Restaurantes?

Definitivamente um dos assuntos que mais tem gerado expectativa e curiosidade nas últimas semanas, especialmente, entre todos que trabalham com o atendimento ao público, o PIX. Como toda novidade, o PIX ainda gera muitas dúvidas em relação ao seu funcionamento,  principais vantagens, e sobre as aplicações no dia a dia dos estabelecimentos.

Neste artigo, vamos esclarecer alguns pontos sobre este tema para responder aquela pergunta que não sai da cabeça: afinal, o que é o PIX e quais as vantagens que oferece para bares e restaurantes? Confira as respostas a seguir.

Entenda o que é o PIX

O Pix é o novo sistema de pagamento eletrônico instantâneo do Banco Central, que promete mudar não só a forma como as pessoas fazem pagamentos, mas também, a maneira como as empresas recebem e processam esses valores.

Um dos principais intuitos, além de facilitar e agilizar a transação de valores, é substituir as transações por TED/DOC, permitindo que o pagamento entre em conta instantaneamente ou no máximo, em alguns minutos, sem ter qualquer tipo de restrição de horário ou dia, inclusive feriados e fins de semana, o que é uma grande vantagem para estabelecimentos do food service.

o que é pix

Quando estará disponível para uso?

O Banco Central definiu o dia 16 de novembro deste ano como a data oficial de lançamento para o PIX. A partir desta data as empresas habilitadas, entre bancos, fintechs, serviços de pagamentos, cooperativas de crédito e afins, passarão a oferecer este tipo de transação, tornando o pagamento eletrônico ainda mais presente no cotidiano dos brasileiros.

Porque aderir ao PIX?

Além de toda a agilidade e praticidade proporcionadas por esse novo sistema de transação eletrônica, a previsão é que a sua utilização irá reduzir os custos de transações, podendo inclusive, ser utilizado para pagar fornecedores, salários de funcionários e até mesmo tributos federais.

O pagamento pelo PIX poderá ser realizado com apenas alguns toques no celular, substituindo cartões de crédito e débito, o que traz uma comodidade a mais para receber pagamentos, incluindo pagamentos a distância, o que é uma vantagem a mais para os restaurantes que trabalham com delivery.

Como funciona o PIX?

As transações serão feitas de forma simples, sendo necessárias apenas algumas informações do consumidor, como o celular, e-mail e CPF, ou então, pela leitura de QR Code. Para dar um exemplo, para que o cliente realize o pagamento pelo PIX em um restaurante, será necessário apenas pegar o celular em mãos e fazer a leitura do código QR Code, que direcionará para a conta do seu estabelecimento. Após essa leitura, é solicitada uma confirmação, assim o sistema valida a operação e efetua a transação no exato momento, tudo de forma rápida e segura.

pagamento instantâneo pix

O que é preciso fazer para contar com o PIX em seu estabelecimento?

O cadastro para pessoas jurídicas acontece da mesma maneira que o das pessoas físicas, bastando ter uma conta transacional - conta corrente, poupança ou de pagamento - em uma instituição financeira habilitada no sistema.  O registro poderá ser realizado nos próprios canais do seu banco ou instituição financeira, sem que haja qualquer restrição sobre o tamanho da empresa, todos vão poder utilizar, desde microempreendedores individuais (MEIs), até grandes corporações.

Quais as vantagens do PIX para bares e restaurantes?

O PIX irá trazer uma nova modalidade de transações financeiras, tanto para receber, quanto para realizar os pagamentos, facilitando a operação e reduzindo custos. Na prática, isso traz uma comodidade ainda maior para receber os pagamentos de seus clientes, que poderá ser realizado com apenas alguns cliques no celular, com toda a segurança e com o valor caindo instantaneamente em sua conta. Além disso, os pagamentos à distância ficarão mais práticos, o que favorece muito os bares e restaurantes que trabalham com delivery.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa nova modalidade de pagamentos que está prestes a revolucionar as transações financeiras em nosso país, é melhor começar a preparar o seu estabelecimento para essa nova realidade, aproveitando todas as vantagens que o PIX tem a oferecer ao seu estabelecimento. Caso tenha dúvidas ou quiser mais informações sobre como disponibilizar este sistema em sua empresa, procure seu banco ou instituição financeira responsável pela sua conta. Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...