Blog

Suco de Laranja: Covid-19 faz Brasil elevar o número de exportação e consumo da fruta.
| Notícias

Suco de Laranja: Covid-19 faz Brasil elevar o número de exportação e consumo da fruta.

A Pandemia provocada pelo novo Coronavírus neste ano de 2020 provocou mudanças em diversos aspectos da nossa sociedade, tanto em relação às empresas, quanto em relação ao dia a dia das pessoas. As medidas de isolamento social para conter a infecção de Covid-19 alteraram os hábitos de consumo, acarretando no aumento na demanda por suco de laranja, tanto no mercado internacional, quanto nacional. Conheça a seguir as razões por trás deste aumento na demanda e como se preparar para aproveitar melhor essa mudança de hábito de consumo no dia a dia dos consumidores.

Os benefícios para a saúde

O suco de laranja, como bem se sabe, é rico em vitamina C, sendo bastante associado ao aumento da resistência em casos de gripe comum, o que justifica em parte o aumento na demanda pela fruta. Além disso, as medidas de isolamento social fizeram com que as pessoas estivessem mais em casa, proporcionando mais tempo para certos hábitos, como tomar café da manhã, um momento do dia onde o consumo de suco de laranja é bem comum. Outro fator pode ser apontado pelo crescimento da preferência pela fruta natural ao longo dos últimos anos, em relação às opções de sucos artificiais.

Exportações de suco de laranja do Brasil avançam

Pesquisas de mercado apontam que as exportações brasileiras de suco de laranja subiram 18% no acumulado de dez meses da safra 2019/20, em relação ao igual período da temporada anterior, com um grande avanço na demanda vinda da União Europeia, o principal comprador, cujo os embarques de suco alcançaram 635.602 toneladas, 25% a mais do que a quantidade registrada no mesmo período da safra passada. Já para os Estados Unidos, houve um recuo nas exportações durante este período, porém, um forte aumento de consumo da fruta no varejo, com as pessoas comprando grandes quantidades nos supermercados, consumindo as reservas locais do produto, o que é considerado positivo para o mercado brasileiro.

A demanda do suco de laranja brasileiro no mercado asiático

Além do forte desempenho das exportações para os países pertencentes à União Europeia e do aumento do consumo no varejo no mercado americano, o que é considerado positivo, é preciso destacar ainda o desempenho do suco de laranja no mercado asiático. As exportações para o Japão já atingiram 49.831 toneladas, 38% a mais que nos dez meses da safra 2018/19, enquanto para a China houve alta de 36%, para 37.132 toneladas.

Aumento da demanda também no mercado interno

Apesar do volume de suco de laranja consumido no Brasil ser baixo em comparação a outros países, o aumento na demanda interna tem aumentado expressivamente nos últimos anos, um consumo que foi potencializada pela pandemia, tendo registrado um aumento de cerca de 30% a mais do que no mesmo período do ano passado. Estima-se que o consumo de suco de laranja no Brasil triplicará em cinco anos, uma vez que a indústria desse setor vem se desenvolvendo de forma cada vez mais sofisticada, tanto em sabor, quanto em tecnologias de embalagens e cadeia logística, levando ao consumidor um volume cada vez maior do produto a preços competitivos.

Veja também:

Hábito de consumo no Brasil

Uma das grandes diferenças entre o mercado internacional e o mercado brasileiro é a forma de consumo do suco de laranja. Enquanto lá fora a demanda maior é pelo suco concentrado já embalado, no mercado brasileiro o suco de laranja a partir da fruta (in natura) ainda é muito grande, por isso a maioria dos estabelecimentos oferece sempre ao cliente o suco extraído na hora.

Como aproveitar o aumento do consumo de suco de laranja no Brasil?

O aumento na procura pelo suco de laranja e a preferência do mercado nacional pela fruta in natura fará com que as soluções para a produção de sucos naturais ganhem ainda maior importância para o consumidor. A mudança dos hábitos e a maior atenção com a saúde promovidas pela pandemia, também contribuem para o sucesso de vendas deste produto, como indicam as pesquisas. O público consumidor reconhece o valor da laranja e suas vitaminas para a saúde, principalmente para o sistema imunológico, por isso, ao que tudo indica, a tendência é que a procura por esse produto continue subindo, principalmente pelo suco fresco, preparado na hora. Para suprir essa demanda do mercado, a Skymsen conta com uma linha completa de extratores de suco de laranja e outros sucos cítricos, destacando-se pela agilidade e praticidade no processo, seja para o uso comercial ou para até para o uso doméstico.

Acesse a Loja Skymsen para adquirir seu extrator de sucos e confira nossa grande variedade de equipamentos à sua disposição.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Delivery:  5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito
| Notícias

Delivery: 5 dicas de como deixar seu cliente satisfeito

O delivery de comidas sempre foi um segmento crescente no mercado gastronômico, tendo se fortalecido imensamente nos últimos anos com o...

Afinal, por que  atualizar o cardápio?
| Notícias

Afinal, por que atualizar o cardápio?

Afinal, por que atualizar o cardápio? O cardápio é como uma primeira impressão, que pode convencer ou frustrar o consumidor. Se...