Blog

Como reaproveitar o óleo usado?
| Curiosidades

Como reaproveitar o óleo usado?

Saiba como prolongar a vida útil do óleo de cozinha e quais os cuidados ao descartar.

 

Se tem uma coisa que você deve utilizar bastante na sua cozinha é o óleo. Ele faz parte do processo de preparação de muitos alimentos, principalmente os fritos, e pode ser reutilizado. Por isso, é preciso conhecer as maneiras corretas e sustentáveis de como reaproveitar óleo de fritura e fazer o uso consciente desse ingrediente que, se descartado da maneira errada, polui e prejudica muito o meio ambiente.

No conteúdo de hoje, vamos tirar suas dúvidas sobre esse assunto e mostrar não só como prolongar a vida útil e reduzir os custos, como também trazer dicas para reutilizar óleo de cozinha. Confira a seguir.

 

Aumente a vida útil do óleo

Existem diversas formas simples e saudáveis de fazer isso, a começar medindo a temperatura do óleo: quanto mais quente, menor a chance de você conseguir reutilizá-lo. Por isso, recomendamos o uso na temperatura média, que fica entre 160º - 180º.

Além de saturar e acelerar o processo de degradação, o óleo muito quente tem a possibilidade de acabar desmanchando alguns alimentos durante a fritura, deixando aqueles pedacinhos que acabam tornando mais difícil o processo de reutilização. Se eventualmente sobrar qualquer resíduo ou restos de alimentos soltos, remova-os se possível. 

 

Respeite o nível recomendado pela fritadeira

Os níveis mínimos e máximos dos aparelhos existem por algumas razões: a de preservar o produto, segurança do operador e o melhor desempenho do produto. Não é recomendado o uso com capacidade abaixo ou acima do nível, pois com a quantidade certa e temperatura ideal, o aproveitamento do óleo será melhor.

 

O que fazer com os congelados?

Ao despejar um alimento com excesso de gelo no óleo quente, você acaba liberando água demais no óleo. O resultado é muito respingo, óleo menos próprio para reutilização e alimentos levemente ácidos. Não deixe descongelar, mas evite o excesso de gelo e frite em porções menores.

 

Cuidados com os empanados

É muito mais fácil que um alimento empanado suje o óleo com pequenas partículas de farinha do que os alimentos sem essa camada. Essas casquinhas podem deixar o óleo mais denso, escuro e com uma vida útil menor. Tirar o excesso de farinha de rosca pode ajudar, optar por fritadeira com zona fria também auxiliará a evitar a queima desse resíduo, contribuindo com a duração do óleo.

 

Escolha da fritadeira

Opte por fritadeiras que possuam termostato, pois assim você consegue controlar adequadamente a temperatura do óleo evitando a queima.  Prefira também equipamentos que ajudem a aumentar a vida útil do óleo, como os com zona fria, que possuem uma área sem aquecimento, evitando assim a queima de resíduos e, com isso, a liberação de resíduos tóxicos que interferem diretamente na durabilidade do óleo. Fritadeiras com zona fria de água e óleo também são uma boa opção pra quem busca maior rendimento do óleo, já que todo o resíduo acaba decantando na água.

 

Como reutilizar o óleo pra fritura

Reutilizar óleo de fritura é possível tomando sempre certos cuidados. Muitos equipamentos já são feitos para facilitar esse processo.

A Fritadeiras Skymsen vêm de fábrica com termostatos que estão em contato direto com o óleo, oferecendo mais confiabilidade no medidor de temperatura, evitando assim que o óleo queime. É recomendado também, sempre que necessário, retirar parte do óleo utilizado para evitar transferência de sabores ou que aumente o nível de óleo devido aos resíduos. Com a torneira localizada na parte inferior da fritadeira é possível retirar, com facilidade, parte do óleo e seus resíduos, podendo completar com óleo novo até o nível indicado na fritadeira, reutilizando assim, parte do óleo.

O mesmo cuidado deve ser tomado com fritadeiras com sistema água e óleo, que já permitem maior aproveitamento do óleo por possuírem água e sal na parte inferior, porém, deve-se verificar a necessidade da troca e/ou retirada do excesso de água e resíduos que acumulam durante a fritura, evitando assim o excesso de água e, por consequência, sua fervura.

Clique no link para conhecer nossas dicas sobre como escolher fritadeira elétrica!

 

Descarte com consciência

Saber como reutilizar óleo de fritura não muda o fato de que você precisará descartá-lo em algum momento. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, portanto, é preciso fazer esse descarte da maneira correta.

Depois de usar o óleo de cozinha na fritura, passe a armazená-lo em garrafas PET até juntar algumas garrafas. Depois disso, busque por instituições ou empresas que prestam coleta seletiva para que esse material seja descartado corretamente e utilizado para produção de biodiesel, tintas a óleo e até sabão.

Viu só?! Agora que você já aprendeu como reutilizar óleo de fritura e qual a maneira correta de descartá-lo, coloque essas dicas em prática e faça a diferença no seu estabelecimento.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo
| Curiosidades

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo

O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais...

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...