Blog

Tendência de alimentos para 2023: Descubra o que estará em alta no food service
| Notícias

Tendência de alimentos para 2023: Descubra o que estará em alta no food service

Todo ano o mercado de alimentos lança suas apostas de tendências no setor de food service para o ano vindouro, tomando como base a mudança de hábitos e a alta procura do consumidor. O que esperar do setor para 2023? É isso que vamos te responder neste conteúdo!

A transformação nos hábitos de consumo dos brasileiros cresceu bastante nos últimos tempos. Inúmeros fatores fizeram com que o ser humano voltasse o olhar para as suas atitudes e buscasse um ponto de equilíbrio entre o necessário para o seu bem-estar e a preservação dos bens naturais através de um consumo mais consciente.  

Observando como essas transformações estão ditando os novos modos de vida e impactando diretamente no mercado de alimentos, a Skymsen reuniu sua equipe e fez um compilado de dicas de tudo o que será tendência de alimentos para 2023. Confira!

 

Alimentos com foco no bem-estar do consumidor

Nos últimos anos, acompanhamos grandes transformações nos hábitos alimentares dos brasileiros. A busca constante por uma vida mais saudável e plena fez com que as pessoas mudassem a sua relação com a comida, aderindo a novas dietas e a inserção de novos alimentos no cardápio.

Em resposta a essas mudanças, o mercado de alimentos se transformou para atender as necessidades dos consumidores ávidos por uma alimentação mais funcional. Prova disso é que nos últimos anos o setor de food service precisou se adequar aos novos estilos de vida saudáveis, passando a oferecer produtos para veganos, vegetarianos e fitness.

Para 2023, aguardamos a ascensão dos seguintes hábitos alimentares:

 

Dieta keto

 

Dieta keto - tendencia 2023

Criada nos anos 1920, a dieta keto é bastante conhecida no mundo das celebridades. Em suma, trata-se de uma dieta restritiva de carboidratos que faz com que o organismo utilize a gordura como principal fonte de energia para todo o corpo, inclusive, o cérebro. 

A dieta keto é indicada não só para quem deseja perder peso, mas também para quem busca reduzir os açúcar no sangue e outros inúmeros benefícios, como melhora no desempenho em atividades físicas.

Desse modo, com a queda do nível de carboidratos, o corpo passa a eliminar mais gordura. Com a popularização da dieta keto, o setor de fast food deverá investir mais em carnes e peixes, ovos, maioneses, saladas, gelatinas e chás.

 

Flexitarianismo

 

Flexitarianismo- tendencia de alimentos 2023

Seguindo o fluxo das dietas, ultimamente tem surgido um grupo de pessoas que estão repensando os seus hábitos alimentares, mas querem que isso seja feito de forma gradual. Estamos falando do flexitarianismo, um pensamento de consumo alimentar que busca o equilíbrio abrindo espaço para alimentos de origem vegetal e consumindo eventualmente carne.

O termo flexitarianismo, apesar de estar ganhando bastante força agora, surgiu nos anos 1990 pela médica americana especialista em alimentação Dawn Jackson Blatner. Sua ascensão se deve ao fato de deixar as pessoas livres para fazerem as próprias mudanças de acordo com a necessidade.

 

High Protein ou dieta hiperproteica

 

High Protein ou dieta hiperproteica- tendencia de alimentos 2023

 

Outro pensamento de consumo alimentar que vem com bastante força em 2023 é high protein, ou seja, a adição de carga extra de proteína sobre os alimentos que já são proteicos.  

Como a proteína participa diretamente da formação de músculos e ossos, a dieta hiperproteica contribui com o ganho de massa muscular e ajuda na redução da perda dela durante o envelhecimento, chamada de sarcopenia. Essa dieta também é indicada para assegurar a boa saúde dos ossos durante o envelhecimento.

A tendência de high protein é bastante promissora e promete alavancar as vendas dos mercados, padarias, cafés especializados e restaurantes visto que a procura por mais qualidade de vida e melhora na performance da prática de exercícios só tende a aumentar daqui para frente. A ideia é investir em sobremesas saudáveis, como waffles com calda de whey, alimentação diária que tenha o acréscimo de proteína animal e vegetal, biscoito, pão, smoothies e vitaminas.

 

Maior preocupação com a sustentabilidade

 

Upcycling- tendencia de alimentos 2023

 

As mudanças nos estilos de vida das pessoas trouxeram outra preocupação emergente e que suscita muitos debates: a questão da sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável surge como um divisor de águas que visa impulsionar a conscientização coletiva dos impactos de nossas escolhas no planeta e como isso influenciará no desenvolvimento das próximas gerações. 

Dessa forma, a sustentabilidade entra na pauta de tendências no setor de food service como uma proposta inovadora que visa propagar a preparação de alimentos de forma consciente e sem desperdícios.

Você deve estar se perguntando como ter uma cozinha de restaurante sem desperdícios, não é mesmo? Bem, essa nova visão prega a utilização de todo o ingrediente na preparação das refeições, isso porque o maior índice de desperdício está relacionado a isso. Ter uma cozinha sem desperdício é incentivar o uso total dos ingredientes (Upcycling).

 

5 alimentos que serão tendência em 2023

 

5 alimentos  tendência  em 2023

Até aqui, você já soube das trendings topics de dietas que estarão no topo de tendências para 2023 e vimos também sobre a questão da sustentabilidade na cozinha do seu restaurante. Tudo isso é importante para você entender como se dará a dinâmica de consumo alimentar no ano vindouro. 


Agora, iremos apresentar para você o top 5 de tendência de alimentos para 2023 para você utilizar nas receitas do seu restaurante, seja como prato de entrada, acompanhamento ou prato principal, esses ingredientes precisam estar presentes no seu cardápio para 2023. Confira!

 

Algas Marinhas

 

Algas Marinhas - sea weed- tendencia de alimentos 2023

Consideradas o pulmão do mundo, as algas marinhas figuram no primeiro lugar de tendências de alimentos para 2023. Elas já são conhecidas de quem trabalha com comida japonesa, pois são usadas no preparo de temakis e sushis. Elas são utilizadas, também, no preparo de receitas de sopas ou mesmo nos molhos e refogados de vegetais, aumentando assim o valor nutricional dos vegetais.

Além de muito saborosas, as algas marinhas proporcionam vários benefícios à saúde. Em geral, elas possuem baixa caloria e são ricas em fibras, minerais, sódio, cálcio, magnésio, potássio, iodo, ferro, zinco, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K. 

O sucesso crescente da popularidade das algas marinhas reflete a conscientização das pessoas que estão em busca de produtos que proporcionem mais benefícios para sua saúde. 

 

Yuzu

 

yozu - alimentos 2023

Originário da China, o yuzu é uma fruta cítrica comumente utilizada na culinária para o preparo de temperos, sucos, xaropes, entre outras receitas. A aparência desse fruto é semelhante à toranja, casca bastante aromática, e sabor ácido, intenso e que remete à tangerina. 

O ocidente só veio tomar conhecimento desse fruto por volta dos anos 2000, a partir da sua utilização em receitas nos Estados Unidos. O yuzu pode ser utilizado como tempero em carnes brancas, frutos do mar, molhos, entre outros pratos, assim como na composição de drinks e sobremesas.

E por falar em bebida, foi através da inserção da fruta na composição de cervejas, licores e refrigerantes na europa, que a popularidade do yuzu cresceu em todo o mundo. Além disso, o yuzu também é bastante conhecido em virtude do uso da sua casca como decoração e enfeite de receitas. 

 

Ube

 

ube- alimentos com ube - tendencia de 2023

O ube ou inhame roxo, como é mais conhecido, é um tubérculo comestível com valor nutricional e textura doce semelhante à da batata. Saboroso e repleto de muitas vitaminas, minerais e antioxidantes, o uber ajuda a regular o metabolismo, controlar o peso, aumentar os níveis de colesterol bom e oferecer vários benefícios curativos.

Esse tubérculo possui alto teor de fibra, baixo índice glicêmico e baixo teor de açúcar. Ele oferece carboidratos complexos, vitaminas, minerais e proteínas. Também é conhecido por oferecer um bom equilíbrio de cálcio, ferro, cobre, manganês e fósforo.

De sabor quente e marcante, promete ser o ingrediente do ano e pode ser perfeitamente  empregado em sobremesas e entradas salgadas. Prova disso é a crescente popularidade desse tubérculo em padarias e lojas de sobremesas.

 

Cogumelo

 

Cogumelos - tendencia de alimentos 2023

Rico em fibras e proteínas, o cogumelo é um ingrediente que vem ganhando popularidade na gastronomia pelo seu sabor inconfundível, pela versatilidade, variedade e pelas propriedades nutricionais. Aliás, são alimentos que fornecem vitaminas do complexo B, fibras, antioxidantes e outros nutrientes que proporcionam diversos benefícios à saúde. 

As pessoas que seguem dietas sem carne ou para quem deseja reduzir seu consumo, os cogumelos são uma ótima opção para substituir a carne nas receitas. Isso porque os cogumelos casam com uma infinidade de preparos, de um snack ao prato principal. Ou seja, não faltam opções na hora de variar o cardápio. 

 

Yaupon

 

Yaupon - tendencia de alimentos 2023

Houve uma época em que o chá era a bebida mais consumida no planeta depois da água. Contudo, após um período de esquecimento, o chá volta agora mais potente e promete movimentar bilhões na indústria global.

Isso devido ao fato das pessoas estarem buscando novas alternativas para substituírem velhos hábitos. O ingrediente que figura no nosso top 5 é o yaupon, um arbusto de azevinho nativo do sudeste dos Estados Unidos, considerada a única planta cafeinada nativa conhecida da América do Norte.

As folhas do yaupon produzem um elixir amarelo a laranja escuro com um aroma frutado e terroso e um sabor suave com tons de malte. Os benefícios do consumo regular do chá de yaupon incluem efeitos sobre o câncer, a pressão arterial, a saúde bucal, as condições inflamatórias, o sistema imunológico, processos digestivos, entre outros.

 

Tendência de alimentos 2023

 

Diante de tudo o que foi exposto até aqui, podemos depreender que a organização do setor alimentício para 2023 estará pautado em três pilares que são o reflexo da relação do ser humano com o comer.

- O pilar do contexto que volta-se para o ato de preferir um alimento em detrimento de outro movido por sentimentos, anseios, ritmos e da tecnologia na influência do comer;

- O pilar da saúde e o benefício nutricional que atrai os consumidores que estão em busca de alimentos funcionais e que lhe proporcionem o sentimento de recompensa;

- O pilar da dieta planetária que envolve a consciência dos consumidores acerca de suas escolhas e como elas impactam no planeta e no futuro das próximas gerações.

Dentro desses pilares listamos ingredientes que fazem parte das tendências de alimentos para 2023 para que você possa utilizá-los em suas receitas ou investir na criação de um cardápio alternativo para o seu estabelecimento comercial.

E a gente chega ao fim de mais um conteúdo sobre as maiores tendências que bombarão no setor de food service em 2023. Ah, só não esquece que para preparos inteligentes e agradáveis aos paladares mais exigentes só utilizando os equipamentos da Skymsen que inova ano após ano para oferecer sempre o melhor para você e para os seus clientes.

Aproveita e dá uma conferida no nosso conteúdo sobre “Tendência de Alimentos 2022: O que estará em alta neste ano” e analisa o que irá mudar, o que continua e o que já deixou até de existir. 

 

Até a próxima!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Aprenda a elaborar um Procedimento Operacional Padrão para seu restaurante!
| Notícias

Aprenda a elaborar um Procedimento Operacional Padrão para seu restaurante!

Empreender no ramo de alimentação exige do empreendedor muita atenção às normas sanitárias vigentes. Aqui no Brasil, o órgão...

Qual o melhor queijo para pizza?
| Notícias

Qual o melhor queijo para pizza?

Paixão nacional, a pizza já ganhou o seu lugar no coração do brasileiro, tornando-se um dos alimentos mais consumidos pelos...