Blog

Forno elétrico para pizzaria vale a pena?
| Curiosidades

Forno elétrico para pizzaria vale a pena?

Você é dono de uma pizzaria ou está pensando em abrir uma? Saiba que a escolha do forno para pizzaria é uma das decisões mais importantes para o sucesso do seu negócio.

Afinal de contas, o forno é o equipamento que vai garantir a qualidade, a rapidez e a eficiência na produção das pizzas, além de influenciar nos custos e na sustentabilidade da sua operação. 

Mas qual é o melhor forno para pizza? 

Existem diversas opções no mercado, como o forno a lenha, o forno a gás e o forno elétrico. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende de vários fatores, como o espaço disponível, o orçamento, o estilo da pizza, o volume de produção, etc. 

Neste artigo, vamos focar no forno elétrico para pizzaria, que é um dos modelos mais modernos e práticos, e responder se ele vale a pena ou não. Confira!

O que é um forno de pizza elétrico?

Um forno elétrico é aquele que utiliza a energia elétrica como fonte de calor para assar as pizzas. Ele é composto por uma câmara de cozimento, que pode ter uma ou mais esteiras, onde as pizzas são colocadas, e por resistências elétricas, que geram o calor necessário para o cozimento. 

Ele pode ter diferentes tamanhos, formatos, potências e recursos, de acordo com a necessidade e a preferência de cada pizzaiolo, e pode ser encontrado em lojas especializadas em equipamentos para gastronomia, como a Skymsen.

Quais são as vantagens e desvantagens?

forno elétrico para pizza

Um forno elétrico para pizzaria tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas antes de optar por esse modelo. Veja abaixo alguns dos principais pontos positivos e negativos desse tipo de forno:

Vantagens

- Praticidade: é fácil de usar, de regular e de limpar. Não precisa de pré-aquecimento, nem de abastecimento de lenha ou gás. Também tem um controle preciso de temperatura, que pode ser ajustado de acordo com o tipo de pizza. Além disso, possui um sistema de segurança que evita o superaquecimento e o risco de incêndio.

- Rapidez: é rápido no cozimento das pizzas, podendo assar uma pizza em cerca de 5 minutos, dependendo da potência e do tamanho do forno. Também tem uma capacidade de produção elevada, podendo assar várias pizzas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade.

- Qualidade: garante uma qualidade superior das pizzas, pois assa as pizzas de forma uniforme, deixando a massa crocante e o recheio derretido. Além disso, preserva o sabor e o aroma dos ingredientes, sem interferir no resultado final da pizza.

- Sustentabilidade: é mais sustentável do que um forno a lenha ou a gás, pois ele não emite poluentes, como fumaça, fuligem e CO2, que prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas. Também consome menos energia do que um forno a gás, pois ele tem um melhor aproveitamento do calor gerado.

Conteúdo relacionado: Forno a lenha: pizzarias vêm substituindo a lenha por fornos mais sustentáveis

Desvantagens

- Custo: um forno de pizza elétrico tem um custo mais alto do que um forno a lenha ou a gás, tanto na compra quanto na manutenção. Pode também aumentar a conta de luz, dependendo do uso e da tarifa de energia elétrica.

- Espaço: ocupa mais espaço do que um forno a lenha ou a gás, pois ele tem um tamanho maior e precisa de uma instalação elétrica adequada. 

- Tradição: Pode não se adequar ao estilo de algumas pizzas, como as napolitanas, que exigem um forno a lenha para serem autênticas.

Conteúdo relacionado: Qual o melhor queijo para pizza?

Forno elétrico Skymsen

forno elétrico skymsen

Se você está convencido de que um forno elétrico é o melhor forno para pizza, você precisa conhecer os fornos da Skymsen. Somos uma empresa que oferece soluções integradas para o mercado de restaurantes e lanchonetes, como linhas de aço, cortadores de frios, bar e restaurante, sorveteria, padaria e lavadora.

Os fornos elétricos para pizzaria da Skymsen são ideais para quem busca qualidade, eficiência e economia na hora de assar as pizzas. 

Clique aqui e confira!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo
| Curiosidades

Conheça o atum bluefin: o peixe mais caro do mundo

O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais...

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes
| Curiosidades

Alimentos Fermentados: uma opção saudável para seus clientes

Os alimentos fermentados têm sido um pilar da alimentação humana por milênios, oferecendo não apenas uma maneira de conservar os...