Blog

Nutrição Holística - Conheça essa tendência de alimentação!
| Curiosidades

Nutrição Holística - Conheça essa tendência de alimentação!

A tendência de alimentos nos últimos anos não mudou somente o modo de comprar ou vivenciar experiências alimentares, mas mudou principalmente pelo surgimento da  preocupação com o que será consumido. Essa mudança surgiu como uma resposta ao período em que a alimentação saudável foi deixada de lado e refeições rápidas e ultraprocessadas ganharam destaque por conta da rotina agitada da maioria das pessoas.

Hoje, quem percebeu o impacto da alimentação na saúde física e mental decidiu abandonar esses hábitos nada saudáveis na hora de se alimentar. A nutrição holística é uma das principais apostas do consumidor que quer uma alimentação saudável e um estilo de vida equilibrado e está trazendo grandes mudanças no mercado de alimentos.

O que é a nutrição holística?

O que é a nutrição holística

O nome dessa tendência já nos diz um pouco sobre a sua proposta. Holístico é uma palavra que vem do grego ‘holos’, que significa todo ou inteiro. Ou seja, a nutrição holística propõe que a alimentação deve nutrir não apenas fisicamente, mas mentalmente e até espiritualmente.

O objetivo principal da nutrição holística é melhorar a qualidade de vida, cuidando com o que é ingerido no dia a dia. Assim, o cardápio irá variar de pessoa para pessoa, levando em consideração principalmente quais problemas físicos ou mentais podem ser melhorados a partir da alimentação.

Essa abordagem surgiu nos países orientais, onde muitos dos povos acreditam que corpo, mente e espírito estão interligados. Além disso, também há a conexão dos seres humanos com o meio ambiente.

Como funciona uma nutrição holística?

A nutrição holística preza principalmente pelos alimentos naturais e minimamente processados. Assim, um cardápio que segue essa tendência de alimentos é recheado de vegetais, legumes e frutas produzidos de forma orgânica; carnes, ovos e leites e derivados provenientes de criação livre e sem adição de hormônios, além de temperos naturais, grãos e cereais.

Assim, diferente de dietas restritivas, a nutrição holística não impõe regras a serem seguidas. É apenas uma abordagem que valoriza uma alimentação mais natural e que incentiva as pessoas a evitarem alimentos ultraprocessados, refinados ou os de cultivo com agrotóxicos.

Além de ser uma abordagem que estimula pessoas e estabelecimentos a serem mais conscientes, visto que incentiva a busca por produtos que, além de nutritivos, tenham menos impactos negativos na saúde e no meio ambiente, a nutrição holística também incentiva um cardápio mais inclusivo com pessoas que possuem restrições alimentares, como intolerância à lactose, intolerância ao glúten e para veganos e vegetarianos.

Só essas informações já demonstram que os benefícios da nutrição holística são vários. Segundo uma pesquisa realizada pela Innova Marketing Design, cerca de 40% dos brasileiros buscam alimentos e bebidas que trazem benefícios para a saúde física e mental e pretendem continuar buscando nos próximos anos.

Sem dúvidas, a nutrição holística é uma tendência de alimentos que veio para ficar.

Como adotar essa tendência de alimentos?

nutrição holística - tendencia de alimentoção

Apesar de parecer uma dieta desafiadora para os dias de hoje, a nutrição holística nada mais é do que voltar às raízes da alimentação. Assim como a tendência confort food, a nutrição holística valoriza a comida caseira, ou como muitos dizem, a comida “de verdade”.

A diferença entre as duas é que a abordagem holística está ligada a um conceito de qualidade de vida mais consciente com questões de autocuidado e preservação ao meio ambiente.

Para agradar esse novo público consumidor, não é necessário uma mudança radical de cardápio. Uma prática simples de adotar é, por exemplo, dar preferência aos vegetais, legumes e frutas orgânicas, alimentos frescos, temperos naturais, comidas cozidas ou assadas, cereais integrais e evitar uso de ingredientes ultraprocessados.

Além disso, se for possível, também é interessante evitar alimentos com altas cargas de agrotóxicos e carnes, leites e ovos de animais criados em confinamento.

Na Skymsen prezamos por quem opta pela adesão da nutrição holística, por isso, desenvolvemos produtos que facilitem a produção e preparo desses alimentos em estabelecimentos comerciais, como descascadores, liquidificadores, processadores, cutters, entre outros.

Agora que você conhece mais sobre a tendência da nutrição holística, por que não colocar em prática em seu estabelecimento, oferecendo também essa opção para seus clientes?

Compartilhe

Artigos Relacionados

Batedeira Planetária: Conheça as vantagens de contar com uma em sua confeitaria.
| Curiosidades

Batedeira Planetária: Conheça as vantagens de contar com uma em sua confeitaria.

Se você tem uma confeitaria, precisa saber as vantagens de ter uma batedeira planetária em seu estabelecimento. Sucesso absoluto entre as...

5 dicas para um açougue de sucesso!
| Curiosidades

5 dicas para um açougue de sucesso!

Uma boa parte da população deseja montar o seu próprio negócio. Contudo, é muito importante que se tenha um bom planejamento do que é...